Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.5935/1414-8145.20160036
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Research

Good professors of nursing, medicine, and dentistry: Perception on the knowledge of learners

Buenos maestros de enfermería, medicina y odontología: Percepción acerca del conocimiento de los alumnos

Bons professores de enfermagem, medicina e odontologia: Percepção acerca do conhecimento sobre os alunos 

Jouhanna do Carmo Menegaz; Vânia Marli Schubert Backes

Downloads: 0
Views: 4

Abstract

Objective: To analyze the knowledge about students and the characteristics of good professors of nursing, medicine, and dentistry in a public university in the southern region of Brazil based on the perception of students.

Methods: A qualitative study with an exploratory descriptive approach. Data were collected from October 2011 to January 2012 through vignette-focused interviews conducted with 16 students. Thematic analysis of the content and the concept of knowledge about the students and their characteristics was used to process the data.

Results: It was observed that the knowledge about the students and their characteristics is manifested in the relationship during the learning process. This is perceived in the adoption of a flexible, welcoming attitude and willingness to observe and understand the specific demands of students, when working with them pedagogically.

Conclusion: According to the students, the professors have poor knowledge about the students and their characteristics, and this category of basic knowledge is relevant for the development of learning.

Keywords

Teaching; Professors; Nursing students; Medicine students; Dentistry students

Resumen

Objetivo: Evaluar el conocimiento de buenos profesores de Enfermería, Medicina y Odontología sobre los alumnos y sus características a partir de la percepción de los estudiantes de una universidad pública del sur de Brasil.

Métodos: Estudio cualitativo, exploratorio-descriptivo. Los datos fueron recogidos entre Octubre/2011 y Enero/2012, a través de entrevista con 16 estudiantes. El Análisis Temático de Contenido y el conocimiento sobre los alumnos y sus características fueron utilizados en el procesamiento de los datos.

Resultados: El conocimiento se manifiesta durante el proceso de aprendizaje. Se percibe a través de una postura más acogedora, flexible y por la voluntad de observar y comprender las demandas específicas de los estudiantes, actuando pedagógicamente en ellas.

Conclusión: Según los estudiantes, es reducido el conocimiento sobre los alumnos y sus características por parte de los maestros, y esta sería la categoría de conocimiento-base para desarrollar el aprendizaje.

Palabras clave

Enseñanza; Docentes; Estudiantes de Enfermería; Estudiantes de Medicina; Estudiantes de Odontología

Resumo

Objetivo: Analisar o conhecimento sobre os estudantes e suas características de bons professores de Enfermagem, Medicina e Odontologia de universidade pública do Sul do Brasil a partir da percepção dos estudantes.

Métodos: Estudo qualitativo com abordagem exploratório-descritiva. Dados coletados de outubro de 2011 a janeiro de 2012 através de entrevista focalizada por vinheta, realizada com 16 estudantes. A análise temática de conteúdo e o conceito de conhecimento sobre os alunos e suas características foram utilizados no tratamento dos dados.

Resultados: Observa-se que o conhecimento sobre os alunos e suas características se manifesta no relacionamento durante o processo de aprendizagem. Percebe-se na adoção de postura acolhedora, flexível e pela disposição de observar e compreender demandas específicas dos estudantes, atuando pedagogicamente sobre elas.

Conclusão: A percepção dos estudantes é que é baixo o conhecimento sobre os alunos e suas características que o coletivo de professores possui e que esta é categoria de conhecimento base relevante para que desenvolvam aprendizagem.

Palavras-chave

Ensino; Docentes; Estudantes de Enfermagem; Estudantes de Medicina; Estudantes de Odontologia

Referencias

1 Rios IC, Schraiber LB. A relação professor-aluno em medicina: um estudo sobre o encontro pedagógico. Rev. Bras. Educ. Med. 2012 jul; 36(3):308-16.

2 Lino MM, Backes VMS, Ferraz F, Reibinitz KS, Martini JG. Posturas pedagógicas adotadas no ensino de enfermagem e saúde na região Sul do Brasil. Rev. Bras. Enferm. 2011 jan; 64(1):152-59.

3 Pereira WR, Chaouchar SH. Identificação de novas práticas pedagógicas na percepção dos docentes de um curso de enfermagem. Cienc cuid saude. 2010 jan; 9(1): 99-106.

4 Menegaz JC, Backes VMS. Formação para o Sistema Único de Saúde: o que fazem bons professores na percepção dos estudantes. Inves. Educ. Enferm. 2015 set; 33(3):500-08.

5 Bagnato MHS. Recontextualização curricular no ensino de enfermagem. Currículo sem Fronteiras. 2012 jul; 12(3):173-89.

6 Souza NVDO, Penna LHG, Cunha LS, Baptista AAS, Mafra IF, Mariano DCA. Perfil socioeconômico e cultural do estudante ingressante no curso de graduação em enfermagem. Rev. Enferm. UERJ. 2013 mar/abr; 21(2):718-22.

7 Menegaz JC, Backes VMS, Cunha AP, Francisco BS. O bom professor na área da saúde: uma revisão integrativa. Rev enferm UFPE on line [Internet]. 2014 out [citado 2010 Jun 15]; 8(4):[aprox. 9 pp.]. Disponível em: http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/view/3958

8 Backes DS, Marinho M, Costenaro RS, Nunes S, Rupolo I. Repensando o ser enfermeiro docente na perspectiva do pensamento complexo. Rev. Bras. Enferm. 2010 jan/fev; 63(1):421-26.

9 Lima MM, Reibinitz KS, Prado ML, Kloh Daiana. Integralidade como princípio pedagógico na formação do enfermeiro. Texto Contexto Enferm. 2013 jan/mar; 22(1):106-13.

10 Shulman L. Conocimiento y Enseñanza: Fundamentos de la nueva reforma. Revista de currículum y formación del profesorado Profesorado. 2005 maio/ago; 9(2):1-30.

11 Domenéch-Betoret F, Gómez-Artiga A. The relationship among students and teachers thinking styles, psychological needs and motivation. Learning and Individual Differences, 2012 Jan; 29(1):89-97.

12 Beyer CJ, Davis EA. Learning to critique and adapt science curriculum materials: Examining the development of preservice elementary teachers pedagogical content knowledge. Science Education. 2012 Jan; 96(1):130-57.

13 Flick U. Introdução à Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: Costa EJ; 2009.

14 Minayo MCS. O desafio do Conhecimento. São Paulo: HUCITEC, 2010.

15 Ministério da Saúde (BR). Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 196/96 de 10 de outubro de 1996. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 1996.

16 Cavaca AG, Esposti CDD, Santos-Neto ET, Gomes MJ. A relação professor-aluno no ensino da Odontologia na Universidade Federal do Espírito Santo. Trab. educ. saúde. 2010 abr; 8(2):305-08.

17 Skogs J. Subject line preferences and other factors contributing to coherence and interaction in student discussion forums. Comput. Educ. 2013 Jan; 60(1):172-83.

18 Alves EATD, Cogo ALP. Percepção de estudantes de enfermagem sobre o processo de aprendizagem em ambiente hospitalar. Rev. Gaúcha Enferm. 2014 jan/mar; 35(1):102-09.

19 Moya JLM, Borrasca BJ. Análisis del conocimiento didáctico del contenido de tres profesores universitários. Rev. de Educación 360. 2013 Ene/Feb; 9:1-17.

20 Bicalho RNM, Oliveira MCSL. O processo dialógico de construção do conhecimento em fóruns de discussão. Interface: Comunic., Saúde e Educação. 2012 abr/jun; 16(41):469-83.

21 Teixeira GBT, Silva CA, Teixeira LB, Monteiro AI. Compreendendo o princípio da integralidade na visão de discentes da graduação em enfermagem. Esc. Anna Nery. 2013 out/dez; 17(4): 764-71.
 


Submitted date:
25/09/2015

Accepted date:
06/02/2016

682c8265a953950d933f7dec ean Articles

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections