Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.5935/1414-8145.20160034
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Pesquisa

Monitors' perception on education program for interprofessional healthcare work - PET-health

Percepción de los monitores sobre la influencia del programa de educación por el trabajo en la formación en salud

Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde

Ana Paula Gossmann Bortoletti; Erica Rosalba Mallmann Duarte; Alcindo Antonio Ferla; Gimerson Erick Ferreira; Míriam Thais Guterres Dias

Downloads: 0
Views: 1

Abstract

Objective: This study sought to ascertain the influence of the PET-management programme, as perceived by monitors, on healthcare training and on their personal, academic and professional development.

Methods: In this exploratory, qualitative, descriptive study, data was collected through open-ended or in-depth interviews of 14 monitors of the PET-management programme and analysed using content analysis.

Results: The data revealed that these monitors' situation in the field favours learning by problematising and can help produce critical, proactive, autonomous professionals with a more comprehensive view of the healthcare system.

Conclusion: Measures that strengthen interaction between academia and care settings and foster knowledge production where all the actors involved in health production meet should be continued.

This document has an erratum: 10.5935/1414-8145.20170026

Keywords

Health human resources; Health education; Health policy; Health services

Resumen

Objetivo: Conocer la influencia del PET - Gestión en la Percepción de Monitores con relación a la formación en salud y la influencia del programa en su desarrollo personal, académico y profesional.

Métodos: Investigación exploratoria y descriptiva, con enfoque cualitativo. Participaron 14 monitores del PET Gestión. Se utilizó la técnica de entrevista abierta o en profundidad para la recolección de los datos. El análisis se ha producido mediante el Análisis de Contenido.

Resultado: La inserción de estos monitores en los campos de actuación favorece el aprendizaje problematizado, pudiendo posibilitar la formación de profesionales críticos, proactivos, autónomos y con una visión más amplia sobre las redes de salud.

Conclusión: Se necesita la continuación de acciones que refuercen el encuentro de la academia con los escenarios de desarrollo del cuidado y la producción de conocimientos donde se encuentran todos los actores que hacen parte del proceso de producción de la salud.

Este documento tiene una errata: 10.5935/1414-8145.20170026

Palabras clave

Recursos humanos en salud; Educación en salud; Política de salud; Servicios de salud

Resumo

Objetivo: O estudo teve como objetivo conhecer a influência do PET - Gestão na percepção de monitores, em relação à formação em saúde e a influência do programa em seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional.

Métodos: Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 14 monitores do PET Gestão. Para coleta de dados, utilizou-se a técnica de entrevista aberta ou em profundidade. A análise de dados se deu mediante a análise de conteúdo.

Resultado: Os dados demonstraram que a inserção destes monitores nos campos de atuação favorece um aprendizado problematizado, podendo possibilitar a formação de profissionais críticos, proativos, autônomos e com olhar mais amplo sobre as redes de saúde.

Conclusão: Conclui-se a necessidade de dar continuidade de ações, que fortaleçam o encontro da academia com os cenários de desenvolvimento do cuidado e a produção de conhecimentos onde se encontram todos os atores envolvidos no processo de produção da saúde.

Este documento possui uma errata: 10.5935/1414-8145.20170026

Palavras-chave

Recursos humanos em saúde; Educação em saúde; Política de saúde; Serviços de saúde

Referências

1 Grabois V, Ferreira SCC. Gestão em saúde: perspectivas e desafios para a construção da integralidade. In: Costa SCC. Gestão em saúde: contribuições para a análise da integralidade. Rio de Janeiro: APSJV, 2009; 173p.

2 Ceccim RB. Onde se lê "Recursos humanos da saúde", leia-se "Coletivos organizados de produção a saúde": Desafios para a educação. In: Pinheiro R, Mattos RA, orgs. Construção social da demanda: Direito à saúde, trabalho em equipe, participação e espaços públicos. Rio de Janeiro: CEPESC/UERJ: ABRASCO; 2010, p.161-80.

3 Ferla AA, Ceccim RB. A formação em saúde coletiva e as diretrizes curriculares nacionais da área da saúde: reflexões e um começo de conversa. In: Ferla AA, Rocha CMF. orgs. Cadernos da saúde coletiva: inovações na formação de sanitaristas. Porto Alegre: UFRGS; 2013, p.11-34

4 Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 198/GM/MS, de 13 de fevereiro de 2004 (BR). Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências [portaria na internet]. Diário Oficial da União 14 Feb. 2004 [cited 15 Nov. 2014]. Available at: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2014/prt0278_27_02_2014.html.

5 Brasil. Secretaria de Gestão do Trabalho. Secretaria da Educação em Saúde [Internet]. Programa Nacional de Reorientação da formação Profissional em Saúde (PRÓ-Saúde). Brasília (DF), 2014. [cited 2014 Apr. 14] [approx. 1 screen]. Available at: http://www.prosaude.org.

6 Freitas PH, Colome JS, Carpes AD, Backes DS, Beck CLC. Repercussões do PET-saúde na formação de estudantes da área da saúde. Esc. Anna Nery. 2013 jul/set [cited 2014 Nov. 26]; 17(3): [approx. 10 screens]. Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414- 81452013000300496&lng=en.http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452013000300013.

7 Ferla AA, Dias MTG, Falk JW, Hoff M, Zorzi P, Salamon S et al. A coordenadoria da saúde da UFRGS. In: Ferla AA, Rocha CMF, Dias MTG, Santos LM. org. Integração ensino- serviço: Caminhos possíveis? Porto Alegre (RS): Rede UNIDA; 2013, p. 11-13.

8 Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenadoria de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Projetos PET - Saúde [Internet]. Porto Alegre. [cited 2014 May 10]. Available at: http://www.ufrgs.br/coorsaude/projetos/pet-saude> Accessed on 10 May 2014.

9 Duarte ÊRM, Reis RA, Benites DF, Stein DC, Calegari DP, Réus DR et al. Gestão das ações de integração ensino-serviço e educação permanente em saúde no distrito Glória/Cruzeiro/Cristal. In: Ferla AA, Rocha CMF, Dias MTG, Santos LM. orgs. Integração ensino-serviço: Caminhos possíveis?. Porto Alegre: Rede UNIDA; 2013, p.135-137.

10 Bardin L. Análise de Conteúdo. 70th ed. Lisbon: LDA; 2009. https://mc04.manuscriptcentral.com/ean-scielo.

11 Ferreira GE, Rozendo CA, Santos RM, Pinto EA, Costa ACS, Porto AR. Características empreendedoras do futuro enfermeiro. Cogitare enferm [Internet]. 2013 out/dez [cited 2014 Nov 15];18(4); [approx. 6 screens]. Available at: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/cogitare/article/view/34921/21675.

12 Stroschein K A, Zocche DAA. Educação permanente nos serviços de saúde: um estudo sobre as experiências realizadas no Brasil. Trab. educ. saúde [Internet]. 2011 nov; [cited 2014 Nov. 15]; 9(3): [approx. 19 screens] Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981- 77462011000300009&lng=en&nrm=iso.

13 Backes DS, Erdmann AL. Formação do enfermeiro pelo olhar do empreendedorismo social. Rev. Gaúch. Enferm. [Internet]. 2009 abr/jun [cited 2014 Nov. 16]; 30(2): [approx. 6 screens]. Available at: http://www.seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/7252.

14 Rodrigues MA, Baía MC. Mediação e acompanhamento na formação, educação e desenvolvimento profissional. Rev. Enf. Ref. [Internet]. 2012 jul. [cited 2014 Nov. 16]; ser III (7): [approx. 6 screens]. Available at: http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832012000200021&lng=pt.http://dx.doi.org/10.12707/RIII11064.

15 Moreira MA. Aprendizagem Significativa Crítica. Porto Alegre: published by the author; 2005. 47p.

16 Neves LME. "A política educacional brasileira na "sociedade do conhecimento". In: Matta GC, Lima JCF. orgs. Estado, sociedade e formação profissional em saúde: Contradições e desafios em 20 anos de SUS. Rio de Janeiro: EPSJV: Fiocruz; 2008, 355-392.

17 Henrique RLM. Interlocução entre ensino e serviço: possibilidades de ressignificação do trabalho em equipe na perspectiva da construção social demanda. In: Pinheiro R, Mattos RA orgs. Construção social da demanda: Direito à saúde, trabalho em equipe, participação e espaços públicos. Rio de Janeiro: CEPESC/UERJ: ABRASCO; 2010, p. 147-59.

18 Merhy EE. Engravidando palavras: o caso da integralidade. In: Pinheiro R, Mattos RA. orgs. Construção social da demanda: Direito à saúde, trabalho em equipe, participação e espaços públicos. Rio de Janeiro: CEPESC/UERJ: ABRASCO, 2010, p. 195-206.

19 Ceccim RB, Feuerwerker LCM. O Quadrilátero da Formação para a Área da Saúde: Ensino, Gestão, Atenção e Controle Social. Cad. Saúde Pública. 2004 set/out;14(1):41-65.
 


Submetido em:
09/02/2015

Aceito em:
09/03/2016

682c7fe4a953950d415d1f33 ean Articles

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections