Monitors' perception on education program for interprofessional healthcare work - PET-health
Percepción de los monitores sobre la influencia del programa de educación por el trabajo en la formación en salud
Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde
Ana Paula Gossmann Bortoletti; Erica Rosalba Mallmann Duarte; Alcindo Antonio Ferla; Gimerson Erick Ferreira; Míriam Thais Guterres Dias
Abstract
Objective: This study sought to ascertain the influence of the PET-management programme, as perceived by monitors, on healthcare training and on their personal, academic and professional development.
Methods: In this exploratory, qualitative, descriptive study, data was collected through open-ended or in-depth interviews of 14 monitors of the PET-management programme and analysed using content analysis.
Results: The data revealed that these monitors' situation in the field favours learning by problematising and can help produce critical, proactive, autonomous professionals with a more comprehensive view of the healthcare system.
Conclusion: Measures that strengthen interaction between academia and care settings and foster knowledge production where all the actors involved in health production meet should be continued.
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Keywords
Resumen
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Palabras clave
Resumo
Objetivo: O estudo teve como objetivo conhecer a influência do PET - Gestão na percepção de monitores, em relação à formação em saúde e a influência do programa em seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional.
Métodos: Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 14 monitores do PET Gestão. Para coleta de dados, utilizou-se a técnica de entrevista aberta ou em profundidade. A análise de dados se deu mediante a análise de conteúdo.
Resultado: Os dados demonstraram que a inserção destes monitores nos campos de atuação favorece um aprendizado problematizado, podendo possibilitar a formação de profissionais críticos, proativos, autônomos e com olhar mais amplo sobre as redes de saúde.
Conclusão: Conclui-se a necessidade de dar continuidade de ações, que fortaleçam o encontro da academia com os cenários de desenvolvimento do cuidado e a produção de conhecimentos onde se encontram todos os atores envolvidos no processo de produção da saúde.
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Palavras-chave
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Submitted date:
02/09/2015
Accepted date:
03/09/2016