Group teaching in nursing/teaching group nursing practices guided by the Pichon-Rivière theoretical framework
La enseñanza del grupo de práctica de enfermería por el referencial Pichon-Rivière
O ensino de práticas grupais em enfermagem norteado pelo referencial de Pichon-Rivière
Roselma Lucchese; Bruno de Souza Calixto; Ivânia Vera; Núbia Inocêncio de Paula; Camilla Lucchese Veronesi; Carla Natalina da Silva Fernandes
Abstract
To analyze a didactic and pedagogical proposal for undergraduate group learning in a descriptive, qualitative nursing study in which 54 students participated in 28 operative group sessions. Following a proposal for group learning involving interplay among roles (participant, coordinator and observer), data were collected during group meetings and analyzed for thematic content, following the Pichon-Rivière theoretical framework. From the meetings of the operative groups, three categories emerged: “learning group techniques from group work”, “the group in confrontation, reflection and conflict management”, and “recommendations and weak points”. Learning in groups outperformed the traditional model of teaching, and is an important tool in the management of care and nursing teams.
Keywords
Resumen
Palabras clave
Resumo
Analisar proposta didático-pedagógica de ensino de tecnologia de grupos para graduação em Enfermagem. Estudo descritivo, qualitativo, do qual participaram 54 estudantes de Enfermagem em 28 sessões de grupos operativos. Tomando a proposta de se aprender grupos fazendo grupos, no interjogo de papéis (participante, coordenador e observador), os dados foram coletados durante as reuniões dos grupos e passaram pela análise de conteúdo temática, seguindo o referencial de Pichon-Rivière. Das reuniões dos grupos operativos, surgiram três categorias "Aprendizagem da técnica de grupo a partir da realização do grupo", "O grupo no enfrentamento, reflexão e gerenciamento de conflitos", "Indicações e ponto fraco". Apreender grupos fazendo grupos superou o modelo tradicional de ensino, constituindo ferramenta importante na gestão de equipe e de cuidados.
Palavras-chave
Referencias
Dall’Agnol CM, Magalhães AMM, Mano GCM, Olschowsky A, Silva FP. A noção de tarefas nos grupos focais. Rev. gauch. enferm. [on line]. 2012 mar; [citado 2015 abr 14]; 33(1):[aprox.5 telas]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v33n1/a24v33n1.pdf
Lin ZC. Comparison of technology-based cooperative learning with technology-based individual learning in enhancing fundamental nursing proficiency. Nurse Education Today [on line]. 2013 mai;[citado 2015 abr 14];5(33):[aprox.6 telas]. Disponível em: http://www.nurseeducationtoday.com/article/S0260-6917(11)00340-6/fulltext
Cardoso ASF, Dall’Agnol CM. Processo grupal: reflexões de uma equipe de enfermagem. Rev. Esc. Enferm. USP [on line]. 2011 nov/fev;[citado 2015 abr 14];45(6):[aprox. 7 telas]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v45n6/v45n6a19.pdf
Grando MK, Dall’Agnol CM. Desafios do processo grupal em reuniões de equipe da Estratégia Saúde da Família. Esc Anna Nery [on line]. 2010 jul/set;[citado 2015 abr 14]; 14(3):[aprox.7 telas]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ean/v14n3/v14n3a11.pdf
Soares LC, Santana MG, Thofehrn MB, Dias DG. Educação em saúde na modalidade grupal: relato de experiência. Cienc. cuid. saude [on line]. 2009 jan/mar; [citado 2015 abr 14];8(1):[aprox.6 telas]. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/7786/4417
Bastos ABBI. A técnica de grupos- operativos à luz de Pichon-Rivière e Henri Wallon. Rev. Psicologia Ensino e Formação [periódico na internet]. 2011 jan/dez; [citado 2013 jun 12]; 14(14): [aprox.11 telas]. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1415-88092010000100010&script=sci_arttext
Grando MK, Ferreira SR, Dall’Agnol CM, Olschowsky A. El interjuego de papeles em el processo enseñanza - aprendizaje a partir de La técnica de grupo operativo. Rev. Panamericana de Enfermería. 2005 jul;3(2):146-52.
Carraro TE, Prado ML, Silva DGV, Radunz V, Kempfer SS, Sebold LF. Socialização como processo dinâmico de aprendizagem na enfermagem. Uma proposta na metodologia ativa. Rev. Invest. [periódico na internet]. 2011 abr/mai; [citado 2015 abr 14]; 29(2):[aprox.7 telas]. Disponível em: http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/iee/article/view/5073/9198
Bardin L. Análise de Conteúdo. 5ª ed. Lisboa: Edições 70; 2009.
Oliveira RAO, Ciampone MHT. Qualidade de vida de estudantes de enfermagem: a construção de um processo e intervenções. Rev. Esc. Enferm. USP [on line]. 2008 nov/fev; [citado 2015 abr 14];42(1):[aprox.9 telas]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v42n1/08.pdf
Pichon-Rivière E. O processo grupal. São Paulo: WMF Martins Fontes; 2009.
Franco EM, Volpe AJ. Sentidos para formação em grupo de reflexão. Rev. Psicologia: Ensino e Formação [on line]. 2011 dez/ago [citado 2015 abr 14];2(1):[aprox.10 telas]. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pef/v2n1/04.pdf
Silva EMD. A virtude do erro uma visão construtiva da avaliação. Rev. Estudos em Avaliação Educacional [periódico na internet]. 2008 jan/abr; [citado 2015 abr 14]; 39(19):[aprox.24 telas]. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1420/1420.pdf
Cavallari MLR, Mosqueta MS. Reflexões a respeito da identificação projetiva na grupo terapia psicanalítica. Rev. SPAGESP [on line]. 2007 jun;[citado 2015 abr 14];1(8):[aprox.8 telas]. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rspagesp/v8n1/v8n1a06.pdf
Silva NIA, Puente-Palacios K. Desenvolvimento e validação de escala de conflitos intragrupos - ECIG. Psico-USF [online]. 2010 mai/ago;[citado 2015 abr 14]; 5(2):[aprox.9 telas]. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712010000200008
Corrêia AK, Souza MCBM, Saeki T. Transição para o exercício profissional em enfermagem uma experiência de grupo operativo. Esc Anna Nery [on line]. 2005;[citado 2015 abr 14]; 9(3):[aprox.8 telas]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ean/v9n3/a10v9n3.pdf
Baggio MA, Monticelli M, Erdmann AL. Cuidando de si, do outro e “do nós” na perspectiva da complexidade. Rev. bras. enferm. [on line]. 2009 jul/ago;[citado 2015 abr 14];62(4):[aprox.5 telas]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v62n4/23.pdf
Barbato RG, Corrêa AK, Souza MCBM. Aprender em grupo: experiências de estudantes de enfermagem. Esc Anna Nery [on line]. 2010;[citado 2015 abr 14]; 14(1): [aprox.8 telas]. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ean/v14n1/v14n1a08.pdf
Submitted date:
12/08/2014
Accepted date:
16/04/2015