Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.5935/1414-8145.20150027
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Research

Group teaching in nursing/teaching group nursing practices guided by the Pichon-Rivière theoretical framework

La enseñanza del grupo de práctica de enfermería por el referencial Pichon-Rivière

O ensino de práticas grupais em enfermagem norteado pelo referencial de Pichon-Rivière 

Roselma Lucchese; Bruno de Souza Calixto; Ivânia Vera; Núbia Inocêncio de Paula; Camilla Lucchese Veronesi; Carla Natalina da Silva Fernandes

Downloads: 0
Views: 8

Abstract

To analyze a didactic and pedagogical proposal for undergraduate group learning in a descriptive, qualitative nursing study in which 54 students participated in 28 operative group sessions. Following a proposal for group learning involving interplay among roles (participant, coordinator and observer), data were collected during group meetings and analyzed for thematic content, following the Pichon-Rivière theoretical framework. From the meetings of the operative groups, three categories emerged: “learning group techniques from group work”, “the group in confrontation, reflection and conflict management”, and “recommendations and weak points”. Learning in groups outperformed the traditional model of teaching, and is an important tool in the management of care and nursing teams.

Keywords

Teaching; Learning; Education, Nursing; Group Processes; Health Education

Resumen

Objetivo: Analizar la propuesta didáctico-pedagógica de la educación tecnológica de grupos de graduación en Enfermería.

Métodos: Estudio descriptivo, cualitativo. Participaron 54 estudiantes de Enfermería en 28 sesiones de grupos operativos. Tomando la propuesta de aprender sobre grupo practicando, en el juego de papeles (participante, coordinador y observador), se recogieron datos durante las reuniones del grupo y abordaron estos datos a través del Análisis de Contenido Temático, siguiendo la referencia de Pichon-Rivière.

Resultados: De las reuniones de los grupos operativos, emergieron tres categorías: "Aprendizaje de la técnica de grupo a partir de la realización del grupo", "El grupo en el confronto, la reflexión y la gestión de conflictos", "Indicaciones y debilidades".

Conclusión: El aprendizaje de hacer grupos superó el modelo tradicional de enseñanza, constituyendo una herramienta importante en la gestión del equipo de dirección y cuidado.

Palabras clave

Enseñanza; Aprendizaje; Educación en Enfermería; Procesos de Grupo; Educación en Salud

Resumo

Analisar proposta didático-pedagógica de ensino de tecnologia de grupos para graduação em Enfermagem. Estudo descritivo, qualitativo, do qual participaram 54 estudantes de Enfermagem em 28 sessões de grupos operativos. Tomando a proposta de se aprender grupos fazendo grupos, no interjogo de papéis (participante, coordenador e observador), os dados foram coletados durante as reuniões dos grupos e passaram pela análise de conteúdo temática, seguindo o referencial de Pichon-Rivière. Das reuniões dos grupos operativos, surgiram três categorias "Aprendizagem da técnica de grupo a partir da realização do grupo", "O grupo no enfrentamento, reflexão e gerenciamento de conflitos", "Indicações e ponto fraco". Apreender grupos fazendo grupos superou o modelo tradicional de ensino, constituindo ferramenta importante na gestão de equipe e de cuidados.

Palavras-chave

Ensino; Aprendizagem; Educação em Enfermagem; Processos Grupais; Educação em Saúde

References

Dall’Agnol CM, Magalhães AMM, Mano GCM, Olschowsky A, Silva FP. A noção de tarefas nos grupos focais. Rev. gauch. enferm. [on line]. 2012 mar; [citado 2015 abr 14]; 33(1):[aprox.5 telas]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v33n1/a24v33n1.pdf

Lin ZC. Comparison of technology-based cooperative learning with technology-based individual learning in enhancing fundamental nursing proficiency. Nurse Education Today [on line]. 2013 mai;[citado 2015 abr 14];5(33):[aprox.6 telas]. Disponível em: http://www.nurseeducationtoday.com/article/S0260-6917(11)00340-6/fulltext

Cardoso ASF, Dall’Agnol CM. Processo grupal: reflexões de uma equipe de enfermagem. Rev. Esc. Enferm. USP [on line]. 2011 nov/fev;[citado 2015 abr 14];45(6):[aprox. 7 telas]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v45n6/v45n6a19.pdf

Grando MK, Dall’Agnol CM. Desafios do processo grupal em reuniões de equipe da Estratégia Saúde da Família. Esc Anna Nery [on line]. 2010 jul/set;[citado 2015 abr 14]; 14(3):[aprox.7 telas]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ean/v14n3/v14n3a11.pdf

Soares LC, Santana MG, Thofehrn MB, Dias DG. Educação em saúde na modalidade grupal: relato de experiência. Cienc. cuid. saude [on line]. 2009 jan/mar; [citado 2015 abr 14];8(1):[aprox.6 telas]. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/7786/4417

Bastos ABBI. A técnica de grupos- operativos à luz de Pichon-Rivière e Henri Wallon. Rev. Psicologia Ensino e Formação [periódico na internet]. 2011 jan/dez; [citado 2013 jun 12]; 14(14): [aprox.11 telas]. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1415-88092010000100010&script=sci_arttext

Grando MK, Ferreira SR, Dall’Agnol CM, Olschowsky A. El interjuego de papeles em el processo enseñanza - aprendizaje a partir de La técnica de grupo operativo. Rev. Panamericana de Enfermería. 2005 jul;3(2):146-52.

Carraro TE, Prado ML, Silva DGV, Radunz V, Kempfer SS, Sebold LF. Socialização como processo dinâmico de aprendizagem na enfermagem. Uma proposta na metodologia ativa. Rev. Invest. [periódico na internet]. 2011 abr/mai; [citado 2015 abr 14]; 29(2):[aprox.7 telas]. Disponível em: http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/iee/article/view/5073/9198

Bardin L. Análise de Conteúdo. 5ª ed. Lisboa: Edições 70; 2009.

Oliveira RAO, Ciampone MHT. Qualidade de vida de estudantes de enfermagem: a construção de um processo e intervenções. Rev. Esc. Enferm. USP [on line]. 2008 nov/fev; [citado 2015 abr 14];42(1):[aprox.9 telas]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v42n1/08.pdf

Pichon-Rivière E. O processo grupal. São Paulo: WMF Martins Fontes; 2009.

Franco EM, Volpe AJ. Sentidos para formação em grupo de reflexão. Rev. Psicologia: Ensino e Formação [on line]. 2011 dez/ago [citado 2015 abr 14];2(1):[aprox.10 telas]. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pef/v2n1/04.pdf

Silva EMD. A virtude do erro uma visão construtiva da avaliação. Rev. Estudos em Avaliação Educacional [periódico na internet]. 2008 jan/abr; [citado 2015 abr 14]; 39(19):[aprox.24 telas]. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1420/1420.pdf

Cavallari MLR, Mosqueta MS. Reflexões a respeito da identificação projetiva na grupo terapia psicanalítica. Rev. SPAGESP [on line]. 2007 jun;[citado 2015 abr 14];1(8):[aprox.8 telas]. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rspagesp/v8n1/v8n1a06.pdf

Silva NIA, Puente-Palacios K. Desenvolvimento e validação de escala de conflitos intragrupos - ECIG. Psico-USF [online]. 2010 mai/ago;[citado 2015 abr 14]; 5(2):[aprox.9 telas]. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712010000200008

Corrêia AK, Souza MCBM, Saeki T. Transição para o exercício profissional em enfermagem uma experiência de grupo operativo. Esc Anna Nery [on line]. 2005;[citado 2015 abr 14]; 9(3):[aprox.8 telas]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ean/v9n3/a10v9n3.pdf

Baggio MA, Monticelli M, Erdmann AL. Cuidando de si, do outro e “do nós” na perspectiva da complexidade. Rev. bras. enferm. [on line]. 2009 jul/ago;[citado 2015 abr 14];62(4):[aprox.5 telas]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v62n4/23.pdf

Barbato RG, Corrêa AK, Souza MCBM. Aprender em grupo: experiências de estudantes de enfermagem. Esc Anna Nery [on line]. 2010;[citado 2015 abr 14]; 14(1): [aprox.8 telas]. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ean/v14n1/v14n1a08.pdf
 


Submitted date:
08/12/2014

Accepted date:
04/16/2015

682f4b4da9539550430b1cb5 ean Articles

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections