Prevalence of educational practices about exclusive breastfeeding (EBF) in Cuiabá - MT
Prevalencia de prácticas educativas sobre amamantamiento materno exclusiva (AME) en Cuiabá - MT
Prevalência de práticas educativas acerca do aleitamento materno exclusivo (AME) em Cuiabá - MT
Luma Natalia Barbosa; Neuci Cunha dos Santos; Maria Auxiliadora Maciel de Moraes; Scheila Daiana Rizzardi; Eloah da Costa Corrêa
Abstract
Objective: To describe the prevalence of educational practices in health on exclusive breastfeeding (EBF) in the city of Cuiabá between July and December 2012.
Methods: This was a descriptive, cross-sectional study, carried out among hospitalized women. The sample consisted of 306 women in the immediate postpartum period. Data were collected through a semi-structured questionnaire.
Results: Eight years of schooling or more (OR = 1.77); income of up to two minimum wages (OR = 1.22); planned pregnancy (OR = 1.31); start of antenatal care in the first term (OR = 1.65) and primiparous (OR = 1.21) were features that appear associated with a greater chance of receiving breastfeeding training than other women.
Conclusion: It is necessary to rethink these practices, in order to carry out educational activities that aim for changes in the professional/user relationship, with a view to the welcoming of pregnant women.
Keywords
Resumen
Palabras clave
Resumo
Objetivo: Descrever a prevalência das práticas educativas em saúde sobre o aleitamento materno exclusivo (AME) no Município de Cuiabá - MT nos meses de julho a dezembro de 2012.
Métodos: Trata-se de um estudo descritivo transversal, realizado junto a mulheres internadas em um hospital. A amostra foi composta por 306 mulheres no período pós-parto imediato. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado.
Resultados: Ter oito anos ou mais de estudo (RP = 1,77); ter renda até dois salários mínimos (RP = 1,22); ter planejado a gravidez (RP = 1,31); ter iniciado o atendimento no serviço de pré-natal no primeiro trimestre (RP = 1,65) e serem primíparas (RP = 1,21) são características que aparecem associadas com uma maior chance de receber orientações sobre aleitamento materno do que as demais mulheres.
Conclusão: Faz-se necessário repensar mudanças dessas práticas, a fim de se realizar ações educativas que busquem efetivar transformações na relação profissional/usuário, visando o acolhimento das gestantes.
Palavras-chave
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Submetido em:
25/10/2013
Aceito em:
15/09/2014