Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.5935/1414-8145.20150020
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Research

Prevalence of educational practices about exclusive breastfeeding (EBF) in Cuiabá - MT

Prevalencia de prácticas educativas sobre amamantamiento materno exclusiva (AME) en Cuiabá - MT

Prevalência de práticas educativas acerca do aleitamento materno exclusivo (AME) em Cuiabá - MT 

Luma Natalia Barbosa; Neuci Cunha dos Santos; Maria Auxiliadora Maciel de Moraes; Scheila Daiana Rizzardi; Eloah da Costa Corrêa

Downloads: 0
Views: 4

Abstract

Objective: To describe the prevalence of educational practices in health on exclusive breastfeeding (EBF) in the city of Cuiabá between July and December 2012.

Methods: This was a descriptive, cross-sectional study, carried out among hospitalized women. The sample consisted of 306 women in the immediate postpartum period. Data were collected through a semi-structured questionnaire.

Results: Eight years of schooling or more (OR = 1.77); income of up to two minimum wages (OR = 1.22); planned pregnancy (OR = 1.31); start of antenatal care in the first term (OR = 1.65) and primiparous (OR = 1.21) were features that appear associated with a greater chance of receiving breastfeeding training than other women.

Conclusion: It is necessary to rethink these practices, in order to carry out educational activities that aim for changes in the professional/user relationship, with a view to the welcoming of pregnant women.

Keywords

Breastfeeding; Health Education; Prenatal Care

Resumen

Objetivo: Describir la prevalencia de prácticas educativas en salud sobre el Amamantamiento Materno Exclusivo (AME) en la ciudad de Cuiabá, entre julio y diciembre de 2012.

Métodos: Se realizó un estudio transversal entre mujeres internadas en un hospital. La muestra fue compuesta por 306 mujeres en el posparto inmediato. Los datos fueron recolectados a través de un cuestionario semiestructurado.

Resultados: Tener ocho o más años de escolaridad (RP = 1,77); renta de hasta dos salarios mínimos (PR = 1,22); haber planeado el embarazo (PR = 1,31); haber iniciado el atendimiento de atención prenatal en el primer trimestre (PR = 1,65); y ser primípara (PR = 1,21), son características que aparecen asociadas a una mayor probabilidad de recibir orientación sobre la lactancia que otras mujeres.

Conclusión: Es necesario repensar los cambios de estas prácticas con el fin de realizar acciones educativas que tratan de efectuar transformaciones en la relación profesional/usuario, objetivando la acogida de las embarazadas.

Palabras clave

Lactancia Materna; Educación en Salud; Atencion Prenatal

Resumo

Objetivo: Descrever a prevalência das práticas educativas em saúde sobre o aleitamento materno exclusivo (AME) no Município de Cuiabá - MT nos meses de julho a dezembro de 2012.

Métodos: Trata-se de um estudo descritivo transversal, realizado junto a mulheres internadas em um hospital. A amostra foi composta por 306 mulheres no período pós-parto imediato. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado.

Resultados: Ter oito anos ou mais de estudo (RP = 1,77); ter renda até dois salários mínimos (RP = 1,22); ter planejado a gravidez (RP = 1,31); ter iniciado o atendimento no serviço de pré-natal no primeiro trimestre (RP = 1,65) e serem primíparas (RP = 1,21) são características que aparecem associadas com uma maior chance de receber orientações sobre aleitamento materno do que as demais mulheres.

Conclusão: Faz-se necessário repensar mudanças dessas práticas, a fim de se realizar ações educativas que busquem efetivar transformações na relação profissional/usuário, visando o acolhimento das gestantes.

Palavras-chave

Aleitamento Materno; Educação em Saúde; Cuidado Pré-Natal

References

Brito RS, Oliveira EMF. Opinião do pai sobre o aleitamento materno. Rev Rene. 2006;7(1):9-16.

Levy L, Bertolo H. Manual de Aleitamento Materno. Comitê Português para a UNICEF/Comissão Nacional Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebes. Edição Revista de 2008. Disponível: http://www.unicef.pt/docs/manual_aleitamento.pdf

World Health Organization - WHO. Report of an expert consultation on the optimal duration of exclusive breastfeeding. Geneva (SUI): World Health Organization; 2001.

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Promovendo o Aleitamento Materno. 2ª ed. Brasília (DF): Editora do Ministério da Saúde; 2007.

Azeredo CM, Társis MM, Rosa TCA, Silva FF, Cecon PR, Cotta RM. Percepção de mães e profissionais de saúde sobre o aleitamento materno: encontros e desencontros. Rev. paul. pediatr. São Paulo, 2008 dez; 26(4):336-44.

Fujimori E, Minawaga AT, Laurenti D, Montero RMJM, Borges ALV et al. Duração do aleitamento materno em menores de dois anos de idade em Itupeva, São Paulo, Brasil: há diferenças entre os grupos sociais? Rev. bras. saude mater. infant. 2010; 10(1):39-49.

Venancio SI, Escuder MML, Saldiva SRDR, Giuglian ERJ. A prática do aleitamento materno nas capitais brasileiras e Distrito Federal: situação atual e avanços. J. Pediatr. 2010; 86(4):317-24.

Souza VB, Roecker S, Marcon SS. Ações educativas durante a assistência pré-natal: percepção de gestantes atendidas na rede básica de Maringá-PR. Revista Eletrônica de Enfermagem. 2011;13(2):199-210.

Feijão AR, Galvão MTG. Ações de Educação em Saúde na Atenção Primária: revelando métodos, técnicas e bases teóricas. Rev Rene. 2007;8(2):41-9.

Rios, CTF, Vieira NFC. Ações educativas no pré-natal: reflexão sobre a consulta de enfermagem como um espaço para educação em saúde. Cienc. saude colet. 2007; 12(2):477-86.

Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Atenção à Saúde. Pre-natal e puerpério: atenção qualificada e humanizada. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2005.

Araújo OD, Cunha AL, Lustosa LR, Nery IS, Mendonça RCM, Campelo SMA et al. Aleitamento materno: fatores que levam ao desmame precoce. Rev. bras. enferm. 2008 ago;61(4):488-92.

Batista KRA, Farias MCAD, Melo WSN. Influência da Assistência de Enfermagem na Prática da Amamentação no Puerpério Imediato. Saude em debate. 2013;37(96): 130-8.

Santos AL, Radovanovic CAT, Marcon SS. Assistência Pré-natal: satisfação e expectativas. Rev Rene. 2010; 11(número especial):61-71.

Matos DS, Rodrigues MS, Rodrigues TS. Atuação do enfermeiro na assistência ao pré-natal de baixo risco na estratégia saúde da família em um município de Minas Gerais. Enferm. rev. 2013;16(1):18-33.

Ceron MI, Barbieri A, Fonseca LM, Fedosse E. Assistência pré-natal na percepção de puérperas provenientes de diferentes serviços de saúde. Rev. CEFAC [online]. 2013 jun;15(3): 653-62.

Britto, FL. Orientação e incentivo ao aleitamento materno na assistência pré-natal e puerperal: uma revisão de literatura. Rev. Saúde Públ. Santa Cat. 2013 jan/mar;6(1):66-80.

Damião JJ. Influência da escolaridade e do trabalho maternos no aleitamento materno exclusivo. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2008 out;11(3):442-52.

Freire P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à práticas educativa. 43ª ed. São Paulo: Paz e Terra; 2011.
 


Submitted date:
10/25/2013

Accepted date:
09/15/2014

682f43bca953954d78428442 ean Articles

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections