Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.5935/1414-8145.20140069
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Research

Qualification of the nursing team by means of convergent-care research: contributions to the care of the hospitalized elderly person

Calificación del equipo de enfermería mediante investigación convergente asistencial: contribuciones al cuidado del anciano hospitalizado

Qualificação da equipe de enfermagem mediante pesquisa convergente assistencial: contribuições ao cuidado do idoso hospitalizado

Juliane Elis Both; Marines Tambara Leite; Leila Mariza Hildebrandt; Margrid Beuter; Luis Antonio Muller; Caroline de Leon Linck

Downloads: 0
Views: 49

Abstract

Objective: To analyze the contributions of the educational practice in the qualification of the nursing team in order to provide the care for hospitalized elderly people.

Methods: This is a descriptive and qualitative study that made use of the theoretical and methodological precepts of convergent-care research for producing and analyzing information. 20 nursing professionals who work in a unit of admission of Medical Clinic participated in the process.

Results: For most subjects, the elderly person requires differentiated care actions and the educational practice is a tool that might be used to contribute to the qualification of members of the nursing team. This enhancement improves nursing care to the hospitalized elderly person.

Conclusion: It is concluded that the educational practice is a qualification and updating tool for the members of the nursing team.

Keywords

Elderly Person; Hospitals; Health Education; Nursing Team

Resumen

Objetivo: Analizar las contribuciones de la práctica educativa en la calificación del equipo de enfermería para prestar cuidado a mayores hospitalizados.


Métodos: Estudio cualitativo, descriptivo, que utilizó los preceptos teórico-metodológicos de la investigación convergente asistencial para la producción y análisis de las informaciones. Participaron veinte profesionales de enfermería que trabajan en una unidad de internaciones de clínica médica.

Resultados: Para la mayoría de los sujetos, el anciano necesita cuidados diferenciados y la práctica educativa es una herramienta que puede ser utilizada para contribuir en la calificación de los integrantes del equipo de enfermería. Tal perfeccionamiento mejora la atención de la enfermería al mayor hospitalizado.

Conclusión: Se concluye que la práctica educativa consiste en instrumento de calificación y actualización para los integrantes del equipo de enfermería.

Palabras clave

Anciano; Hospitales; Educación en Salud; Grupo de Enfermería

Resumo

Objetivo: Analisar as contribuições da prática educativa na qualificação da equipe de enfermagem, para prestar o cuidado a idosos hospitalizados.

Método: Estudo qualitativo, descritivo que utilizou os preceitos teórico-metodológicos da pesquisa convergente assistencial, para produção e análise das informações. Participaram vinte profissionais de enfermagem, que trabalham em uma unidade de internação de clínica médica.

Resultados: Para a maioria dos sujeitos, o idoso requer cuidados diferenciados e a prática educativa é uma ferramenta que pode ser utilizada para contribuir na qualificação dos integrantes da equipe de enfermagem. Tal aprimoramento, melhora a atenção de enfermagem ao idoso hospitalizado.

Conclusão: Conclui-se que a prática educativa constitui-se em instrumento de qualificação e atualização para os integrantes da equipe de enfermagem.

Palavras-chave

Saúde

Referencias

1. Ministério da Saúde (Brasil). Atenção à saúde da pessoa idosa e envelhecimento. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas, Área Técnica Saúde do Idoso - Brasília (DF): MS; 2010.

2. Pupulim JSL, Sawada NO. Percepção de pacientes sobre a privacidade no hospital. Rev. bras. enferm. 2012; 65(4):621-9.

3. Almeida ABA, Aguiar MGG. A dimensão ética do cuidado de enfermagem ao idoso hospitalizado na perspectiva de enfermeiros. Revista Eletrônica de Enfermagem. 2011;13(1):42-9.

4. Silva BT, Santos SSC, Silva MRS, Sousa LD. Percepção das pessoas idosas sobre a institucionalização: reflexão acerca do cuidado de enfermagem. Rev Rene. 2009; 10(4):118-25.

5. Leite MT, Gonçalves LHT, Battisti IDE, Hildebrandt LM. Recursos humanos de enfermagem: formação e atualização na área do envelhecimento. Rev Rene. 2011; 12(1):24-32.

6. Ministério da Saúde (Brasil). Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília (DF): MS; 2009.64 p. - (Série B. Textos Básicos de Saúde) (Série Pactos pela Saúde 2006; 9)

7. Trentini M, Paim L. Pesquisa convergente assistencial: um desenho que une o fazer e o pensar na prática assistencial em saúde-enfermagem. 2ª Ed revisada e ampliada. Florianópolis (RS): Insular; 2004.

8. Medeiros FAL, Araújo DV, Barbosa LNS. Percepção de acadêmicos de enfermagem sobre o cuidar de idosos. Cogitare enferm. 2009, 14(1): 85-91.

9. Silva GM, Seiffert OMLB. Educação continuada em enfermagem: uma proposta metodológica. Rev. bras. enferm. 2009; 62(3):362-6.

10. Silva ACGM, Leite JF, Paganini MC. Cuidados de enfermagem e o envelhecimento: da prática à reflexão. Boletim de Enfermagem. 2007; 1(1): s.p.

11. Prochet TC, Silva MJP. Proxêmica: as situações reconhecidas pelo idoso hospitalizado que caracterizam sua invasão do espaço pessoal e territorial. Texto contexto Enferm. 2008; 17(2):321-6

12. Teixeira MLO, Ferreira MA. Uma tecnologia de processo aplicada ao acompanhante do idoso hospitalizado para sua inclusão participativa nos cuidados diários. Texto & contexto enferm. 2009; 18(3):409-17.

13. Crochet TC, Silva MJP, Ferreira DM, Evangelista VC. Afetividade no processo de cuidar do idoso na compreensão da enfermeira. Rev. Esc. Enferm. USP. 2012; 46(1):96-102.

14. Souza EA, Scochi MJ, Maraschin MS. Estudo da morbidade em uma população idosa. Esc Anna Nery. 2011 abr/jun; 15(2):380-8.

15. Gohn MG. Educação não-formal e cultura política. 3º ed. São Paulo (SP): Cortez; 2005.

16. Dalbosco, SNP. O idoso Hospitalizado: perspectivas do próprio sujeito a respeito de si mesmo, dos familiares e dos profissionais cuidadores [dissertação]. RS: Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2009.

17. Martins JJ, Schneider DG, Bunn KG, Goulart CA, Silva RM, Gama FO, et. al. A percepção da equipe de saúde e do idoso hospitalizado em relação ao cuidado humanizado. Arquivos Catarinenses de Medicina. 2008; 37(1):30-7.
 


Submitted date:
05/03/2013

Reviewed date:
22/11/2013

Accepted date:
22/02/2014

6835e0dfa953955b7a0b89bb ean Articles

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections