Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.5935/1414-8145.20130016
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Research

Comprehensiveness of the care for the neonate: the articulation of management, training and care

Atención integral al recién nacido: articulación entre gestión, capacitación y asistencia

A integralidade do cuidado ao recém-nascido: articulações da gestão, ensino e assistência

Elysângela Dittz Duarte; Roseni Rosângela de Sena; Erika da Silva Dittz; Tatiana Silva Tavares; Paloma Morais Silva; Cynthia Marcia Romano Faria Walty

Downloads: 0
Views: 37

Abstract

This study's objective was to understand the practices of comprehensiveness revealedin the ambits of the management, care and training, based on the care given to the new-born hospitalized in the Neonatal Intensive Care Unit.

METHODS: A qualitative study with a dialectical approach. The data was collected through participant observation and interviews with managers, lecturers and students, and was analyzed using Thematic Content Analysis.

RESULTS: Evidence was found of managers' and professionals' practices which contribute to the comprehensiveness of the care for the neonate, such as the de-centralization of management actions, joint decision-making with the health professionals, encouragement to work as a team, and the valuing of the family. The integration of the service's professionals into the teaching-learning process was indicated as a strategy for a training guided by comprehensiveness.

CONCLUSION: It is ascertained that articulation between management, care and training is necessary for the construction of care based on comprehensiveness.

Keywords

Neonatal Intensive Care Units; Infant Newborn; Comprehensive health care

Resumen

OBJETIVO: El estudio visa comprender las prácticas de integralidad reveladas en los ámbitos de gestión, asistencia y capacitación en una Unidad de Cuidados Intensivos Neonatales.


MÉTODOS: Estudio cualitativo con enfoque dialéctico. Los datos fueron recolectados por medio de observación participante y entrevista con gestores, docentes y discentes y se analizaron según la técnica de Análisis de Contenido Temático.

RESULTADOS: Se evidenciaron prácticas de gestores y profesionales que contribuyen para integrar la atención del recién nacido, tales como descentralización de acciones de gestión, tomada de decisión en conjunto con profesionales, incentivo al trabajo en equipo y valoración de la familia. Se realza la participación de los profesionales de salud en el proceso de enseñanza-aprendizaje como estrategia para la formación orientada por la atención integral.

CONCLUSIÓN: Se observa la necesidad de articulación entre gestión, asistencia y capacitación para construir un sistema de salud basado en la atención integral.

Palabras clave

Unidades de Terapia Intensiva Neonatal; Recién Nacido; Atención Integral de Salud

Resumo

O objetivo deste estudo foi apreender as práticas de integralidade reveladas nos âmbitos da gestão, da assistência e da formação a partir dos cuidados prestados ao recém-nascido internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

MÉTODOS: Estudo qualitativo com abordagem dialética. Os dados foram coletados por meio da observação participante e de entrevista com gestores, docentes e discentes, sendo analisados pela técnica de Análise de Conteúdo Temática.

RESULTADOS: Evidenciaram-se práticas de gestores e profissionais que contribuem para a integralidade do cuidado ao neonato, tais como a descentralização das ações de gestão, a tomada de decisão em conjunto com os profissionais, o incentivo ao trabalho em equipe e a valorização da família. Foi apontada a integração dos profissionais do serviço no processo de ensino-aprendizagem como estratégia para uma formação norteada pela integralidade.

CONCLUSÃO: Verifica-se a necessidade de articulação entre gestão, assistência e formação para a construção de um cuidado pautado na integralidade.

Palavras-chave

Unidades de Terapia Intensiva Neonatal; Recém-nascido; Assistência integral à saúde

Referencias

1. Mattos RA. A integralidade na prática (ou sobre a prática da integralidade). Cad. saúde pública. 2004 set-oct; 20(5):1411-6.

2. Albuquerque VS, Gomes AP, Rezende CHA, Sampaio MX, Dias OV, Lugarinho RM. A integração ensino-serviço no contexto dos processos de mudança na formação superior dos profissionais da saúde. Rev. bras. educ. méd. 2008 jul-set; 32(3):356-62.

3. Gonzalez AD, Almeida MJ. Integralidade da saúde: norteando mudanças na graduação dos novos profissionais. Ciênc saúde coletiva. 2010 maio; 15(3):757-62.

4. Bardin L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70; 2009.

5. Ministério da Saúde (Brasil). Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 196, de 10 de outubro de 1996. Diretrizes e normas regulamentadoras sobre pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília(DF): Ministério da Saúde; 1996.

6. Duarte ED, Sena RR, Xavier César Coelho. Work process in the neonatal intensive care unit: building a holistic-oriented care. Rev. Esc. Enferm. USP. 2009 sep.; 43(3):647-54.

7. Lamy ZC, Gomes R, Carvalho Manoel. A percepção de pais sobre a internação de seus filhos em unidade de terapia intensiva neonatal. J pediatr (Rio J.). 1997 set-out; 73(5):293-8.

8. Duarte ED, Sena RR, Tavares TS. Práticas cuidadoras que favorecem a integralidade do cuidado ao recém-nascido de alto risco: revisão sistemática. Rev eletrônica enferm. 2010;12(3):539-46.

9- Dittz ES, Sena RR, Mota JAC, Duarte ED. Cuidado materno ao recém-nascido na unidade de terapia intensiva neonatal: possibilidades e desafios. Cienc enferm. 2011;17(1):45-55.

10- Spir EG, Soares AVN, Wei CY, Aragaki IMM, K P. The companions' perception about the humanization of assistance at a neonatal unit. Rev. Esc. Enferm. USP. 2011 out; 45(5):1048-54.

11- Braga PP, Sena RR. Cuidado e Diálogo: as interações e a integralidade no cotidiano da assistência neonatal. Rev RENE. 2010;(11):142-49.

12- Duarte ED, Sena RR, Coelho XC. A vivência de pais e profissionais na unidade de terapia intensiva neonatal. Cienc enferm. 2011;17(2):77-86.

13- Duarte ED, Sena RR, Dittz ES, Tavares TS, Lopes AFC, Silva PM . A família no cuidado do recém-nascido hospitalizado: possibilidades e desafios para a construção da integralidade. Texto & contexto enferm. 2012 oct-dez; 21(4):870-8.

14- Duarte APP, Ellensohn L. A operacionalização do processo de enfermagem em Terapia Intensiva Neonatal. Rev enferm. UERJ. 2007 out-dez; 15(4):521-6.

15- Edwards N, Roelofs S. Participatory approaches in the codesign comprehensive referral system. Can nurse. 2005;101(8):20-4.

16- Nietsche EA et al. Educação em saúde: planejamento e execução da alta em uma Unidade de Terapia Intensiva neonatal. Esc Anna Nery. (Online). 2012 out/dez; 16(4): 809-816. Acesso em: 01 mar 2013, Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000400024&lng=pt&nrm=iso>.

17- Viera CS, Mello DF. O seguimento da saúde da criança pré-termo e de baixo peso egressa da terapia intensiva neonatal. Texto & contexto enferm. 2009 jan-mar; 18(1):74-82.

18- Peduzzi M. Equipe multiprofissional de saúde: conceito e tipologia. Rev. saúde pública. 2001 feb; 35(1):103-9.
 


Submitted date:
27/02/2013

Reviewed date:
12/07/2013

Accepted date:
22/07/2013

683a10dda9539516ec674573 ean Articles

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections