Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/S1414-81452012000300013
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Pesquisa

Tool for the performace of physical examination: contributing to nursing education

Instrumento para la realización de examen físico: contribuyendo para la enseñanza en enfermería

Instrumento para a realização de exame físico: contribuindo para o ensino em enfermagem

Viviane Sales Freire Silva; Dalmo Valério Machado de Lima; Patrícia dos Santos Claro Fuly

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Abstract

The objective was to develop a proposal for an instrument to carry out physical examination of adults and elderly by nursing students. The proposed instrument was derived from analysis obtained by collecting data on physical examination by means of literature review and cross-mapping with the International Classification for Nursing Practice (CIPE) for addition, subtraction or fit with pre-existing terminology. The comparison between the versions showed that from 296 as described in the literature, only 66 (22,1%) were provided in the CIPE. The final version of the proposed instrument consists of items: name, age, bed, number of records, medical diagnosis, date of examination, hospital sector, items: level of consciousness and dependency, general condition, head and neck, chest , genitals, limbs and invasive devices , including subtitles and a guiding legend k related to skin changes at the end of the instrument. It is concluded that the final version is ready to be tested along with academics.

Keywords

Physical Examination; Nursing Process; Teaching

Resumen

Se objetivó desarrollar una propuesta de instrumento para llevar a cabo el examen físico de adultos y ancianos por los estudiantes de enfermería. El instrumento propuesto se deriva del análisis obtenido por la recolección de datos sobre examen físico por medio de la revisión de la literatura y el mapeo cruzado con la Clasificación Internacional para la Práctica de Enfermería (CIPE®) para sumar, disminuir o encajar con la terminología pre-existente. La comparación entre las versiones mostró que de 296 termos descriptos en la literatura, sólo 66 (22,1%) se presentaron en la CIPE®. La versión final del instrumento propuesto se compone de los elementos: nombre, edad, cama, número de registros, diagnóstico médico, la fecha del examen, sector hospitalario, y los ítems: el nivel de conciencia y de dependencia, estado general, cabeza y cuello, el pecho, órganos genitales, extremidades y dispositivos invasivos, incluyendo subtítulos y una leyenda K relacionada a los cambios de piel al final del instrumento. Se concluye que la versión final está lista para ser probada junto a los académicos.

Palabras clave

Examen Físico; Procesos de Enfermería; Enseñanza

Resumo

Objetivou-se elaborar uma proposta de instrumento para a realização de exame físico de adultos e idosos por acadêmicos de enfermagem. O instrumento proposto derivou da análise obtida pela coleta de dados sobre exame físico por meio de revisão de literatura e de mapeamento cruzado com a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem CIPE® para a adição, subtração ou adequação com terminologia preexistente. O cotejamento entre as versões evidenciou que, de 296 termos descritos na literatura, apenas 66 (22,1%) eram previstos na CIPE®. A versão final do instrumento proposto consta dos itens: nome, idade, leito, número de prontuário, diagnóstico médico, data de realização do exame, setor de internação, e itens sobre: nível de consciência e dependência, estado geral, cabeça e pescoço, tórax, órgãos genitais, membros e dispositivos invasivos, incluindo legendas norteadoras e uma legenda k relacionada às alterações de pele no final do instrumento. Conclui-se que a versão final está pronta para ser testada com os acadêmicos.

 

Palavras-chave

Exame físico; Processos de enfermagem; Ensino

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Submetido em:
11/07/2011

Revisado em:
16/12/2011

Aceito em:
30/01/2012

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