The nurse in fundamental education: challenges in the prevention to alcohol consumption
El enfermero en la enseñanza general básica: desafíos en la prevención al consumo de alcohol
O enfermeiro no ensino fundamental: desafios na prevenção ao consumo de álcool
Gertrudes Teixeira Lopes; Margarida Maria Rocha Bernardes; Laura Vargas Acauan; Ingryd Cunha Ventura Felipe; Edna Gurgel Casanova; Bruna Kelly de Jesus Lemos
Abstract
This study comes from some questions made by drug researchers about insertion of the nurse as promotional health agent in the fundamental school. Objective: to reflect the acting of the nurse in the fundamental school as agent in the prevention to alcohol consumption. This work shows that the prevention, as a sum of actions that aim at preventing problems caused by improper use of the alcohol, is a field that enables the nurse to develop activities of prevention in different scopes, along with the students, their families and the teachers. The reflections in this text about the work of the nurse as agent educator in fundamental level schools aiming at to the prevention to the alcohol use do not make a vindication nor recriminates the consumption, but consider the school as a privileged territory for the incorporation of knowledge on health, replacing the repressor approach by the orientation one to the youth.
Keywords
Resumen
Este estudio es oriundo de algunas interrogaciones hechas por pesquisidores del área de drogas acerca de la inserción del enfermero como agente promotor de salud en la escuela de enseñanza general básica. Objetivo: reflejar la actuación del enfermero en la escuela de enseñanza general básica como agente educador en la prevención del consumo de alcohol. Muestra que la prevención del riesgo, como un conjunto de acciones que visan evitar problemas provocados por el uso indebido del alcohol, es un campo que posibilita al enfermero desenvolver actividades de prevención en distintos ámbitos en la escuela, junto a los alumnos, sus familias y profesores. Las reflexiones sobre el trabajo del enfermero como agente educador en las escuelas, no hace una apología, ni recrimina el consumo, pero considera la escuela como un territorio privilegiado para la incorporación de conocimientos sobre salud, substituyendo el enfoque represor por el de orientación a los jóvenes.
Palabras clave
Resumo
Este estudo é oriundo de algumas interrogações feitas por pesquisadores da área de drogas acerca da inserção do enfermeiro como agente promotor da saúde na escola fundamental. Objetivo: Refletir sobre a atuação do enfermeiro na escola de ensino fundamental como agente articulador das medidas de prevenção ao consumo de álcool. O trabalho mostra que a prevenção de risco, como um conjunto de ações que visam evitar problemas causados pelo uso indevido do álcool, é um campo que possibilita ao enfermeiro desenvolver atividades de prevenção em diferentes âmbitos na escola, junto aos alunos e suas famílias e aos professores. As reflexões neste texto sobre o trabalho do enfermeiro como agente educador em escolas de nível fundamental, visando à prevenção ao uso de álcool, não faz uma apologia e nem recrimina o consumo, mas considera a escola um território privilegiado para a incorporação de conhecimentos sobre saúde, substituindo o enfoque repressor pelo de orientação aos jovens.
Palavras-chave
References
1. Ministério da Educação (BR). Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais- PCN: 5ª a 8ª séries. Brasília (DF); 2004.
2. Stroili MHM. Escola: o aprendizado em questão. In: Adolescência prevenção de risco. São Paulo (SP): Atheneu; 2001.
3. Armelin MG. Prevenção às drogas na escola. O mundo da saúde 1999 jan/fev; 23 (1)
4. Paiva V, Pupol LR, Barboza R. O direito à prevenção e os desafios da redução da vulnerabilidade ao HIV/AIDS no Brasil. Rev Saude Publica: 2006; (40): 109-19.
5. Ministério da Saúde(BR). Censo Escolar 2005: levantamento das ações em DST/AIDS: saúde sexual e reprodutiva e drogas.[on line] [citado 2007]. Disponível em:
6. Scivoletto S, Ferreira RC. A prevenção ao uso indevido de drogas na escola. In: Formação de multiplicadores de informações preventivas sobre drogas. Brasília (DF): SENAD; 2002.
7. Ministério da Educação (BR). Programa Valorização da Vida. Proposta para uma política nacional de prevenção do consumo do álcool, tabaco e outras substâncias psicoativas. Brasília (DF); 1990.
8. Organización Mundial de la Salud-OMS. Departamento de Salud Mental y Abuso de Sustancias. Invertir en salud mental.[on line] [citado 2007]. [citado 2004]. Disponível em: <
9. Presidência da República (BR). Secretaria Nacional Antidrogas. O sistema nacional antidrogas e a redução da demanda.
10. Kosovsk E. Plantão médico: drogas, alcoolismo e tabagismo. Rio de Janeiro(RJ); 1998.
11. Moutinho ECVS. O enfermeiro na prevenção do uso/abuso de drogas: uma perspectiva para o Programa Saúde da Família. [dissertação de mestrado] Rio de janeiro (RJ): Faculdade de Enfermagem/UERJ; 2006.
12. Freitas CC. As drogas na adolescência, formação de multiplicadores de informações preventivas sobre drogas. Florianópolis (SC): UFSC/ SENAD; 2002.
13. Sloboda Z. Programa de prevenção ao uso de drogas em escolas dos EUA. In: Pinsky I., Bessa MA, organizadores Adolescência e drogas. São Paulo(SP): Contexto; 2004. p. 106-21.
14. Ministério da Educação (BR). Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001. Diretrizes curriculares nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem.Brasília (DF); 2001.
Submitted date:
09/10/2007
Reviewed date:
11/12/2007
Accepted date:
10/18/2007