Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/S1414-81452007000200021
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Reflection

Problematization methodology in nursing teaching: a reflection lived at the PROFAE / RS

Metodología de la problematización de la Enseñanza en Enfermería: una reflexión del vivido en el PROFAE / RS

Metodologia da problematização no ensino em Enfermagem: uma reflexão do vivido no PROFAE / RS

Diego Schaurich; Fernanda Beheregaray Cabral; Miriam de Abreu Almeida

Downloads: 0
Views: 15

Abstract

Este artículo configura una reflexión acerca de la experiencia de utilización de la Metodología de la Problematización en la enseñanza de nivel técnico en Enfermería. Tiene como objetivo reflejar acerca de algunas posibilidades y dificultades relacionadas a la utilización en la enseñanza de nivel técnico en Enfermería. Para tanto, inicialmente, se discurre acerca de las bases constitutivas de la Metodología de la Problematización, pasando al relato de experiencia, para después clasificar algunas facilidades y limitaciones percibidas cuando de su aplicación en el área de la salud y Enfermería.

Keywords

Nursing; Teaching; Education in Nursing; Nurse's Role

Resumen

Este artículo configura una reflexión acerca de la experiencia de utilización de la Metodología de la Problematización en la enseñanza de nivel técnico en Enfermería. Tiene como objetivo reflejar acerca de algunas posibilidades y dificultades relacionadas a la utilización en la enseñanza de nivel técnico en Enfermería. Para tanto, inicialmente, se discurre acerca de las bases constitutivas de la Metodología de la Problematización, pasando al relato de experiencia, para después clasificar algunas facilidades y limitaciones percibidas cuando de su aplicación en el área de la salud y Enfermería.

Palabras clave

Enfermería; Enseñanza; Educación en Enfermería; Rol de la Enfermera

Resumo

O artigo configura uma reflexão acerca da experiência de utilização da Metodologia da Problematização no ensino técnico em Enfermagem. Tem como objetivo refletir acerca de algumas possibilidades e dificuldades relacionadas à utilização no ensino técnico em Enfermagem. Para tanto, inicialmente, discorre-se acerca das bases constitutivas da Metodologia da Problematização, passando ao relato da experiência, para então, elencar algumas facilidades e limitações percebidas, quando de sua aplicação na área da saúde e Enfermagem.

Palavras-chave

Enfermagem; Ensino; Educação em Enfermagem; Papel do Técnico de Enfermagem

References

1. Bordenave JD, Pereira AM. Estratégias de ensino-aprendizagem. 24ª ed. Petrópolis (RJ): Vozes; 2002.

2. Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 23ª ed. São Paulo (SP): Paz e Terra; 1996.

3. Berbel NAN. Metodologia da problematização: experiências com questões de ensino superior. Londrina (PR): Ed. UEL; 1998 a.

4. Berbel NAN. Metodologia da problematização. Experiências com questões de ensino superior, ensino médio e clínica. Londrina (PR): Ed. UEL; 1998 b.

5. Berbel NAN. Metodologia da problematização: fundamentos e aplicações. Londrina (PR): Ed. UEL; 1999a.

6. Capra F. O ponto de mutação. São Paulo (SP): Cultrix; 1980.

7. Guimarães GL. O perfil do enfermeiro-educador para o ensino de graduação. Esc. Anna Nery Rev Enferm 2005; 9(2): 255-60.

8. Santos Filho SB. Métodos de ensino-aprendizagem na prática docente em enfermagem: abordagens problematizadoras em disciplinas de Saúde Coletiva. REME :Rev Min Enferm 2004; 8(3): 402-8.

9. Bordenave JD. Alguns fatores pedagógicos. Notas preliminares. In: Capacitação Pedagógica para Instrutor/Supervisor Área da Saúde. Texto traduzido e adaptado do artigo: la transferencia de tecnologia apropriada ao pequeno agricultor. Rev Interamericana Educação de Adultos 1983; 3(1-2): 19-26.

10. Berbel NAN. A metodologia da problematização e os ensinamentos de Paulo Freire: uma relação mais que perfeita. In: Berbel NAN. Metodologia da problematização: fundamentos e aplicações. Londrina (PR): Ed. UEL; 1999 b. p. 1-28.

11. Ministério da Educação e Cultura (BR). Referenciais curriculares nacionais da educação profissional de nível técnico. Brasília (DF): PROEP; 2000.

12. Padoin SMM, Bohrer INT, organizadoras. Enfermagem. Caderno didático 1: as diretrizes. Santa Maria (RS): Ed. UFSM; 2002.

13. Oliveira DL. A `nova' saúde pública e a promoção da saúde via educação: entre a tradição e a inovação. Rev Latino-am Enfermagem 2005; 13(3): 423-31.

14. Godoy CB. O curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina na construção de uma nova proposta pedagógica. Rev Latino-am Enferm 2002; 10(4): 596-03.

15. Schaurich D, Paula CC, Fontoura VAF, Padoin SMM. Discutindo AIDS na escola por meio da pedagogia da problematização. In: 1° Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação: poder, identidade e diferença. [CD ROM]. Canoas (RS): Ed. ULBRA; 2004. 13 p.
 


Submitted date:
08/01/2006

Reviewed date:
02/13/2007

Accepted date:
03/15/2007

68754f98a95395102818ebb6 ean Articles
Links & Downloads

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections