Nursing history: teaching, research and interdisciplinarity
La historia de la Enfermería: enseñanza, investigación e interdisciplinariedad
História da Enfermagem: ensino, pesquisa e interdisciplinaridade
Maria Itayra Coelho de Souza Padilha; Miriam Susskind Borenstein
Abstract
This text is a reflection upon the importance of nursing history in Nursing research and education. It discusses the objects of nursing history dealt with by nurses from Brazil and other countries, the majority of whose studies have focused on the post-Florence Nightingale period. It also presents the importance of historical studies, considering their relationship with other disciplines. It conclusion, it affirms that the problematization surrounding the future challenges and tendencies for teaching, learning, and researching within nursing history on all levels, offer a possibility for reducing the insufficiencies in this field of study, as well as for mobilizing faculty, students, and others who are interested in the importance of this topic.
Keywords
Resumen
En el presente texto se establece una reflexión sobre la importancia de la historia de la enfermería para la investigación y para la enseñanza de la Enfermería. En él se discute sobre los objetos de la historia de la enfermería tratados por enfermeras brasileñas y de otros países, cuyos estudios, en su gran mayoría, enfocan el período posterior a Florence Nightingale. En este estudio también se aborda la importancia de la interdisciplinariedad para la realización de los estudios históricos, considerándola en relación a las demás disciplinas. Se puede concluir afirmando que la problemática alrededor de los desafíos y tendencias futuras sobre el enseñar, aprender e investigar la historia de la Enfermería para todos los niveles, es una posibilidad de reducir las insuficiencias en este campo de estudio, movilizando a docentes, alumnos y otros interesados sobre la importancia de este tema.
Palabras clave
Resumo
Este texto é uma reflexão sobre a importância da História da Enfermagem para a pesquisa e para o ensino da Enfermagem. Discute sobre os objetos da História da Enfermagem tratados por enfermeiras brasileiras e de outros países, cujos estudos enfocam, na sua maioria, o período pós-Florence Nightingale. Apresenta também a importância da interdisciplinaridade para a realização dos estudos históricos, considerando a relação desta com as demais disciplinas. Conclui afirmando que a problematização em torno dos desafios e tendências futuras sobre o ensinar, aprender e pesquisar a História da Enfermagem para todos os níveis é uma possibilidade de reduzir as insuficiências neste campo de estudo e mobilizar tanto docentes quanto discentes e outros interessados para a importância deste tema.
Palavras-chave
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Submetido em:
01/06/2006
Revisado em:
10/11/2006
Aceito em:
06/12/2006