Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/S1414-81452006000300024
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Reflection

Nursing history: teaching, research and interdisciplinarity

La historia de la Enfermería: enseñanza, investigación e interdisciplinariedad

História da Enfermagem: ensino, pesquisa e interdisciplinaridade

Maria Itayra Coelho de Souza Padilha; Miriam Susskind Borenstein

Downloads: 0
Views: 3

Abstract

This text is a reflection upon the importance of nursing history in Nursing research and education. It discusses the objects of nursing history dealt with by nurses from Brazil and other countries, the majority of whose studies have focused on the post-Florence Nightingale period. It also presents the importance of historical studies, considering their relationship with other disciplines. It conclusion, it affirms that the problematization surrounding the future challenges and tendencies for teaching, learning, and researching within nursing history on all levels, offer a possibility for reducing the insufficiencies in this field of study, as well as for mobilizing faculty, students, and others who are interested in the importance of this topic.

Keywords

History; Nursing History; Nursing; Interdisciplinarity

Resumen

En el presente texto se establece una reflexión sobre la importancia de la historia de la enfermería para la investigación y para la enseñanza de la Enfermería. En él se discute sobre los objetos de la historia de la enfermería tratados por enfermeras brasileñas y de otros países, cuyos estudios, en su gran mayoría, enfocan el período posterior a Florence Nightingale. En este estudio también se aborda la importancia de la interdisciplinariedad para la realización de los estudios históricos, considerándola en relación a las demás disciplinas. Se puede concluir afirmando que la problemática alrededor de los desafíos y tendencias futuras sobre el enseñar, aprender e investigar la historia de la Enfermería para todos los niveles, es una posibilidad de reducir las insuficiencias en este campo de estudio, movilizando a docentes, alumnos y otros interesados sobre la importancia de este tema.

Palabras clave

Historia; Historia de la Enfermería; Enfermería; Interdisciplinariedad

Resumo

Este texto é uma reflexão sobre a importância da História da Enfermagem para a pesquisa e para o ensino da Enfermagem. Discute sobre os objetos da História da Enfermagem tratados por enfermeiras brasileiras e de outros países, cujos estudos enfocam, na sua maioria, o período pós-Florence Nightingale. Apresenta também a importância da interdisciplinaridade para a realização dos estudos históricos, considerando a relação desta com as demais disciplinas. Conclui afirmando que a problematização em torno dos desafios e tendências futuras sobre o ensinar, aprender e pesquisar a História da Enfermagem para todos os níveis é uma possibilidade de reduzir as insuficiências neste campo de estudo e mobilizar tanto docentes quanto discentes e outros interessados para a importância deste tema.

Palavras-chave

História; História da Enfermagem; Enfermagem; Interdisciplinaridade

Referencias

1. Febvre L. De 1892 a 1933: exame de consciência de uma história e de um historiador. In: Febvre L. Combate pela história. 2ª ed. Lisboa: Presença; [s.d.

2. Burke P. A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo(SP): UNESP; 1992.

3. Le Goff J. História e memória. 2ª ed. São Paulo: UNICAMP; 1992.

4. Cabibbo S. Questões do método: para uma história de várias cores. [citado 26 de agosto de 2004]. Disponível em: www.google.com.br

5. Dosse F. A história à prova do tempo. São Paulo(SP): Ed. Unesp; 2001.

6. Borenstein MS, Padilha MICS. Por que conhecer a história da enfermagem? In: Borenstein MS, organizadora. Fragmentos de memórias coletivas: a história da saúde nos Hospitais da Grande Florianópolis: 1940-1960. Florianópolis(SC): Ed. Assembléia Legislativa; 2004.

7. Padilha MICS. O resgate das raízes: a influência da formação familiar e social na escolha e exercício da enfermagem. [tese de livre docência]. Rio de Janeiro(RJ): Escola Alfredo Pinto/ UNIRIO; 1991.

8. Paixão W. História da enfermagem. 5ª ed. Rio de Janeiro(RJ): Júlio C. Reis Liv; 1979.

9. Carvalho AC. Associação Brasileira de Enfermagem: 1926-1976. Brasília (DF): ABEn; 1976.

10. Alcântara G. A enfermagem moderna como categoria profissional: obstáculos à sua expansão na sociedade brasileira. Ribeirão Preto (SP): Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/ USP; 1966.

11. Dock L, Stewart I. A short history of nursing: from the earliest times to the present day. 4ª ed. New York(USA): G.P. Putanm's Sons; 1938.

12. Sellew G, Ebel ES. A history of nursing. 3ªed. St Louis Missour(USA): C.V. Mosby Comp; 1955.

13. Jamieson E, Sewall SM. Historia de la enfermería. México: Ed Interamericana.; 1980.

14. Padilha MICS. A mística do silencio: a enfermagem na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro no século XIX. Pelotas(RS): UFPel; 1998.

15. Nelson S, Gordon S. The rhetoric of rupture: nursing as a practice with a history? Nursing Outlook. 2004 may; 52 (5): 255-61.

16. Padilha MICS. História da enfermagem brasileira: contribuições e perspectivas para o desenvolvimento da profissão. Rev Enferm Atual 2003 jul/ago; 3 (16): 6-13.

17. Gordon S, Nelson S. An end of angels. Am J Nurs 2005 May; 105 (5): 62-9.

18. Christy T. The methodology of historical research: a brief foundation. Nurs Research 1975 mar; 24 (3): 189-92.

19. Reverby S. Ordered to care: the dilemma of american nNursing 1850-1945. Cambridge(UK)): Cambridge University Press; 1987.

20. Nelson S. Say little, do much: nineteenth-century nursing and hospital foundation by religious women in the new world. Pennsylvania: University of Pennsylvania Press; 2001.

21. Padilha MICS. História da enfermagem: uma experiência criativa de ensinar. Esc Anna Nery Rev Enferm1998 abr; 2 (1): 135-43.

22. Church M. In search of nursing's history: a communications service to nursing school deans adminstratiors and faculty. [citado 21 abr 2005]. Disponível em http://aahn.org/position.html

23. Keeling A. AAHN Position paper on history in curriculum: preparing nurses for the 21 st Century. [citado 10 jul 2005]. Disponível em: http://aahn.org/position.html

24. Padilha MICS, Borenstein MS. O panorama da história da enfermagem na região sul do Brasil. Esc Anna Nery Rev Enferm 2000 dez; 4 (3): 369-75.

25. Japiassú H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro(RJ): Imago; 1976.

26. Alves R, Brasileiro MC, Brito S. Interdisciplinaridade: um conceito em construção. Episteme 2004 jul/dez; 19 (02): 139-48.

27. Demo P. Conhecimento moderno: sobre ética e intervenção do conhecimento. Petrópolis (RJ): Vozes; 1998.

28. Schwarcz L. Moritz JK. Entre amigas: relações de boa vizinhança. Rev USP 1994 set/out/nov; 23 (03): 68-75.

29. Padilha MICS. A instrumentalização de docentes para o ensino da História da Enfermagem nos cursos de graduação do Estado de Santa Catarina. [projeto em desenvolvimento aprovado pelo CNPq]. Florianópolis (SC); 2004. Mimeo.

30. Barreira I, Baptista S. O movimento de reconsideração do ensino e da pesquisa em história da enfermagem. Rev Bras. Enferm 2003 nov/dez; 56 (6): 702-06.
 


Submitted date:
01/06/2006

Reviewed date:
10/11/2006

Accepted date:
06/12/2006

6878ff4aa95395376e6746e4 ean Articles
Links & Downloads

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections