Ética na formação profissional: uma reflexão
Ética en la formación profesional: una reflexión
Ética na formação profissional: uma reflexão
Patrícia Neyva da Costa Pinheiro; Maria de Fátima Cardoso Marques; Maria Grasiela Teixeira Barroso
Abstract
Anxiety about ethical values, focusing the ethics and the human being impelled us to develop the present work, whose objective is to think about the ethical subjects of the current time and their implications in the professional formation. To base our reflections we looked for the literature pertinent on the subject and we detached our comments in two sub-themes: ethical implications in the social inequality and challenges for to rescue the ethics. We made salient the thought that the ethics in the current society it's disseminated and little solid before the corruption of values, therefore, it falls to the professional future to question and to revise their actions, constantly, with the intention of rescuing human values gone back to the respect and the solidarity. Before the exposed, we considered to be in the ethics the idea to guide the changes in our society, that it may serve as base to build a fairer society and deigns for all.
Keywords
Resumen
Inquietudes sobre los valores éticos, que enfocan la ética y el ser humano nos ha impulsionado a desarrollar el presente trabajo, cuyo objetivo es pensar las cuestiones éticas de la actualidad y sus implicaciones en la formación profesional. Para fundamentar nuestras reflexiones, buscamos la literatura pertinente sobre el asunto y destacamos nuestros comentários en dos subtemas: implicaciones éticas en la desigualdad social y desafíos para resgatar la ética. Destacamos el pensamiento de que la ética en la sociedad actual se encuentra diseminada y poco consistente delante de la distorsión de valores, por lo tanto, cabe al futuro profesional cuestionar y revisar sus acciones, constantemente, con el intento de rescatar valores humanos para el respeto y la solidaridad. Com base en lo expuesto, consideramos estar en la ética la luz para guiar cambios en nuestra sociedad, que podrán servir de base para construir una sociedad más justa y digna para todos.
Palabras clave
Resumo
Inquietações sobre os valores éticos, enfocando a ética e o ser humano nos impulsionou a desenvolver o presente trabalho, cujo objetivo é refletir sobre as questões éticas da atualidade e suas implicações na formação profissional. Para embasar nossas reflexões, buscamos a literatura pertinente sobre o assunto e destacamos nossos comentários em dois subtemas: implicações éticas na desigualdade social e desafios para resgatar a ética. Destacamos o pensamento de que a ética na sociedade atual encontra-se disseminada e pouco consistente diante da deturpação de valores, portanto, cabe ao futuro profissional questionar e revisar suas ações, constantemente, com o intuito de resgatar valores humanos voltados para o respeito e a solidariedade. Diante do exposto, consideramos estar na ética a luz para guiar as mudanças em nossa sociedade, que poderão servir de base para construir uma sociedade mais justa e digna para todos.
Palavras-chave
Referências
1 Almeida MC. Cumplicidade, complexidade, (com) paixão. In: Carvalho EA. Ética, solidariedade e complexidade. São Paulo (SP): Palas Athena; 1998.
2 Perrenoud P. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre (RS): Artes Médicas Sul; 2000.
3 D'Alva O, Souza F. Ética e sociedade. In: Curso de administração pública e gestão ética. Universidade Aberta do Nordeste. Fortaleza (CE): Fundação Demócrito Rocha; 2004.
4 Boff L. Ética da vida. Brasília (DF): Letraviva; 1999. 246p.
5 Garrafa V, Pessini L, organizadores. Bioética: poder e injustiça. Tradução de Adail Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo (SP): Ed. Loyola; 2003.
6 Zajdsznajder L. Ser ético no Brasil. Rio de Janeiro (RJ): Gryphus; 2001.
7 Oliveira MA de. Ética intencionalista - tecnológica em Vittorio Hösle. In: _______. Correntes fundamentais da ética contemporânea. 2ª ed. Petrópolis (RJ): Vozes; 2001. p. 235-255.
8 Boff L. Ética e moral: a busca dos fundamentos. Petrópolis (RJ): Vozes; 2003.
9 Boff L. Saber cuidar: ética do humanocompaixão pela Terra. 2ª ed. Petrópolis (RJ): Vozes; 1999.
10 Boff L. Ethos mundial
11 Kipper DJ, Marques CC, Feijó AM, organizadores. Ética em pesquisa: reflexões. Porto Alegre (RS): EDIPUCRS; 2003.
12 Oliveira MLC. Comitês de ética: pesquisa em seres humanos no Brasil. Rev Bras Enferm 1999 abr/jun; 52(2):189-94.
13 Anchez A. Ética. São Paulo (SP): Civilização Brasileira; 1997.
14 Bellato R, Gaiva MAM. A cidadania e a ética como eixos norteadores da formação do enfermeiro. Rev Bras Enferm 2003 jul/ago; 56(4): 429-432.
15 Dowbor L. Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação. Petrópolis (RJ): Vozes; 2001.
16 Russ J. Pensamento ético contemporâneo. São Paulo (SP): Paulus; 1999.
17 Melo MRAC. A comissão de ética de enfermagem na visão do enfermeiro. Esc Anna Nery Rev Enferm 2004 ago; 8(2): 224-233.
Submetido em:
11/04/2005
Revisado em:
31/10/2005
Aceito em:
11/11/2005