Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/2177-9465-EAN-2021-0487en
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Experience Report

Theater on the scene in the teaching-learning process to approach violence against women: experience report

Teatro enes cenaen el proceso de enseñanza-aprendizaje para abordar la violencia contra las mujeres: relato de experiencia

Teatro em cena no processo ensino-aprendizagem para abordagem da violência contra mulheres: relato de experiência

José Gerfeson Alves; Antonio Wellington Vieira Mendes; Karina Ellen Alves de Albuquerque; Andreza Vitor da Silva; Leonarda Marques Pereira; Lorena Pinheiro Braga; Maria Jeny de Sousa Oliveira; Emanuelly Vieira Pereira; Riani Joyce Neves Nobrega; Camila Almeida Neves de Oliveira

Downloads: 0
Views: 128

Abstract

Objective: Report the construction, organization and presentation of a play with an approach to violence against womens.

Method: This is an experience report about the use of theater in the teaching-learning process to approach violence against womens. The activity was developed from April to November 2019, being elaborated in three stages: (1) Construction of the script; (2) Essays and organization and (3) Presentation. Data were analyzed through thematic categorical analysis, presented in a descriptive way, emerging four thematic categories and six subcategories, discussing them according to the relevant literature.

Results: It highlights the importance of using this educational technology to favor the teaching-learning process, from the construction to the presentation of the play, enabling undergraduates encouragement to creativity, strengthening of social relations, criticality, respect and the capacity for agreement, by providing opportunities for the development of essential skills for professional practice, collective coexistence and transdisciplinary work.

Conclusionan and implications for practice: The experience was considered successful, as it constituted an educational strategy that enabled undergraduates to develop crucial skills for recognizing and assisting to women in situations of violence.

Keywords

Nursing; Medicine in the Arts; Violence Against Women; Teaching; Learning

Resumen

Objetivo: relatar la construcción, organización y presentación de una obra de teatro con abordaje de la violencia contra la mujer.

Método: se trata de un relato de experiencia sobre el uso del teatro en el proceso de enseñanza-aprendizaje para abordar la violencia contra la mujer. La actividad se desarrolló de abril a noviembre de 2019, siendo elaborada en tres etapas: (1) Construcción del guion; (2) Ensayos y organización y (3) Presentación. Los datos fueron analizados a través del análisis categórico temático y presentados de forma descriptiva, surgiendo cuatro categorías temáticas y seis subcategorías, discutiéndolas de acuerdo con la literatura relevante.

Resultados: se evidencia la importancia del uso de esta tecnología educativa para favorecer el proceso de enseñanza-aprendizaje, desde la construcción hasta la presentación de la obra, capacitando a los estudiantes para estimular la creatividad, fortaleciendo las relaciones sociales, la criticidad, el respeto y la capacidad de acuerdo al brindar oportunidades para el desarrollo de competencias esenciales para el ejercicio profesional, la convivencia colectiva y el trabajo transdisciplinario.

Conclusión e implicaciones para la práctica: la experiencia se consideró exitosa, ya que constituye una estrategia educativa que permitió, a los estudiantes de grado, desarrollar habilidades cruciales para reconocer y ayudar a las mujeres en situación de violencia.

Palabras clave

Enfermería; Medicina em las Artes; Violencia contra la Mujer; Enseñanza; Aprendizaje

Resumo

Objetivo: relatar a construção, organização e apresentação de peça teatral com abordagem acerca da violência contra mulheres.

Método: trata-se de relato de experiência acerca da utilização do teatro no processo ensino-aprendizagem para abordagem da violência contra mulheres. A atividade foi desenvolvida nos meses de abril a novembro de 2019, sendo elaborada em três etapas: (1) Construção do roteiro; (2) Ensaios e organização e (3) Apresentação. Os dados foram analisados mediante análise categorial temática e apresentados de forma descritiva, emergindo quatro categorias temáticas e seis subcategorias, discutindo-os conforme a literatura pertinente.

Resultados: evidencia-se a importância de utilização dessa tecnologia educativa para favorecer o processo ensino-aprendizagem, desde a construção até a apresentação da peça, possibilitando, aos graduandos, estímulo à criatividade, fortalecimento das relações sociais, criticidade, respeito e a capacidade de pactuação ao oportunizar o desenvolvimento de competências imprescindíveis para o exercício profissional, convivência coletiva e trabalho transdisciplinar.

Conclusão e implicações para a prática: a vivência foi considerada exitosa, pois constitui estratégia educativa que possibilitou, aos graduandos, desenvolvimento de aptidões cruciais para o reconhecimento e a assistência às mulheres em situação de violência.

Palavras-chave

Educação em Enfermagem; Medicina nas Artes; Violência contra a Mulher; Ensino; Aprendizagem

References

1 Krenkel S, Moré CLOO. Violência contra a mulher, casas-abrigo e redes sociais: revisão sistemática da literatura. Psicologia. 2017;37(3):770-83. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000192016.

2 Santos IB, Leite FMC, Amorim MHC, Maciel PMA, Gigante DP. Violência contra a mulher na vida: estudo entre usuárias da Atenção Primária. Cienc. Saúde Colet. 2020;25(5):1935-46. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232020255.19752018. PMid:32402032.

3 Silva LEL, Oliveira MLC. Características epidemiológicas da violência contra a mulher no Distrito Federal, 2009 a 2012. Epidemiol Serv Saude. 2016;25(2):331-42. http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742016000200012. PMid:27869951.

4 Costa So N, Kasmirsck C, Soares JSSF, Pinhero MS, Fioravanti Jr GA. Violência contra a mulher: a percepção dos graduandos de enfermagem. J Nutr Health [Internet]. 2019; [citado 2020 out 26];9(1):e199102. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/enfermagem/article/view/13222

5 Maciel M, Santos M, Cruz M, Lira M, Almeida J, Souza CAC et al. Violência doméstica (contra a mulher) no Brasil em tempos de pandemia (Covid-19). Rev Bras Anal Comport. 2019;15(2):140-6. http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v15i2.8767.

6 Silva MI, Pelazza BB, Souza JH. Educação e saúde: relato de experiências de ações educativas para saúde em comunidades socialmente vulneráveis. DiversaPrática [Internet]. 2016; [citado 2020 nov 10];3(1):17-40. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/diversapratica/article/view/49615

7 Castro Jr AR, Oliveira MA, Silva MRF. Promovendo Educação em Saúde com adolescentes: estratégia didática e experiência discente. Saúde Redes [Internet]. 2019; [citado 2020 nov 10];2(5):175-84. Disponível em: http://revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/rede-unida/article/view/2278

8 Santos A, Viana M, Chaves E, Bezerra A, Gonçalves-Júnior J, Tamboril A. Tecnologia educacional baseada em nola pender: promoção da saúde do adolescente. Rev. Enferm. UFPE Online. 2018;12(2):582. http://dx.doi.org/10.5205/1981-8963-v12i2a22609p582-588-2018.

9 Camargo RAA, Bueno SMV. O teatro na formação do enfermeiro. Rev Baiana Enferm [Internet]. 2012; [citado 2020 out 26];26(1):347-62. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/6251

10 Reisdorfer N, Araujo G, Nardino L, Stoffel D, Begnini D. Teatro em sala de espera: estratégia de educação em saúde para falar sobre o HIV. Rev. Contexto Saude. 2017;17(33):1. http://dx.doi.org/10.21527/2176-7114.2017.33.186-192.

11 Siqueira CB, Bussinguer ECA. As ondas do feminismo e seu impacto no mercado de trabalho da mulher. Thesis Juris. 2020;9(1):145-66. http://dx.doi.org/10.5585/rtj.v9i1.14977.

12 Couto MCA, Saiane CCS. Dimensões do empoderamento feminino no Brasil: índices e caracterização por atributos locacionais e individuais e participação no Programa Bolsa Família. Rev Bras Estud Popul. 2021;38:1-22. http://dx.doi.org/10.20947/S0102-3098a0147.

13 Marconi AM, Lakatos EM. Fundamentos de metodologia científica. 7ª ed. São Paulo: Atlas; 2010.

14 Dixe MACR, Catarino HCBP, Custódio SMR, Tomás CC. Violence in intimate relationships in adolescents: effectiveness of an intervention by peers through forum theater. Rev Esc Enferm USP. 2020;54:e03539. http://dx.doi.org/10.1590/s1980-220x2018033103539. PMid:32187308.

15 Lei nº 11.108, de 7 de abril de 2005 (BR). Altera a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para garantir às parturientes o direito à presença de acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS. Diário Oficial da União [periódico na internet], Brasília (DF), 8 abr 2005 [citado 7 jul 2021]. Disponível em: http://www3.dataprev.gov.br/sislex/paginas/42/2005/11108.htm

16 Alves GS, Valle AS, Cavaca SD, Pelisson YP. Visualidades no espaço urbano: arte e enfrentamento à violência contra a mulher. Anagrama. 2018;12(1):1. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2018.145685.

17 Martins FL, Silva BO, Carvalho FLO, Costa DM, Paris LRP et al. Violência obstétrica: uma expressão nova para um problema histórico. Saúde Foco. 2019;(11):413-23.

18 Castro BMC, Monteiro IOP. A dramatização no contexto da história da enfermagem: um relato de experiência. REAS. 2019;11(2):1. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e256.2019.

19 Sousa EKS, Morais EJS, Amorim FCM, Oliveira ADS, Sousa KHJF, Almeida CAPL. Elaboração e validação de uma tecnologia educacional acerca da violência contra a mulher. Esc. Anna Nery Rev. Enferm. 2020;24(4):1. http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2019-0314.

20 Tobase L. A dramatização como estratégia facilitadora no processo ensino aprendizagem dos estudantes de enfermagem. Rev Paul Enferm [Internet]. 2018; [citado 2020 out 15];29(1-3):77-99. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-970766
 


Submitted date:
02/17/2022

Accepted date:
08/01/2022

67d498a5a953950f8b0c2453 ean Articles

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections