Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/2177-9465-EAN-2021-0089
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Research

Competences in health promotion: conformations and resources mobilized in the multiprofissional residency

Competencias en promoción de la salud: conformaciones y recursos movilizados en la residencia multiprofesional

Competências em promoção da saúde: conformações e recursos mobilizados na residência multiprofissional

Lucas Dias Soares Machado; Samyra Paula Lustoza Xavier; Paloma Loiola Leite; Maria Rosilene Cândido Moreira; Maria Rocineide Ferreira Silva; Maria de Fátima Antero Sousa Machado

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Abstract

Objective: to recognize the conformation of competences in health promotion in the multidisciplinary health residency.

Method: a qualitative study, carried out with multiprofessional residency programs in the state of Ceará and guided by the Competences in Health Promotion Project (CompHP) framework. Thirteen professionals from the faculty of five residency programs with priority performance in primary care took part. The data were collected through semi-structured interviews and interpreted using a dendrogram organized in ALCESTE.

Results: two classes were originated relating the conceptions of the residency faculty collegiate about competences, competence in health promotion and its development from the training process of the multidisciplinary residency. The development of skills in health promotion in the multiprofessional residency involves the articulation of psychomotor, cognitive and affective attributes. Therefore, collective and multidisciplinary practices are valued, using communication strategies, popular education and identification of partnerships, among others.

Final considerations and implications for the practice: fostering the development of skills in health promotion contributes to overcoming traditional teaching models and health practices; however, political, institutional and social aspects highlight the need for caution in the development of studies based on training of multidisciplinary teams, representing study limitations.

Keywords

Health Human Resource Training; Professional Competence; Competency-Based Education; Internship, nonmedical; Health Promotion

Resumen

Objetivo: reconocer la conformación de competencias en promoción de la salud en la residencia multidisciplinar de salud.

Método: estudio cualitativo, realizado con programas de residencia multiprofesional en el estado de Ceará y guiado por el marco del Proyecto de Competencias en Promoción de la Salud (CompHP). Participaron trece profesionales de la facultad de cinco programas de residencia con actuación prioritaria en atención primaria. Los datos fueron recolectados a través de entrevistas semiestructuradas e interpretados mediante un dendrograma organizado en ALCESTE.

Resultados: se originaron dos clases relacionando las concepciones del colegiado de la facultad de residencia sobre competencias, competencia en promoción de la salud y su desarrollo a partir del proceso formativo de la residencia multidisciplinar. El desarrollo de habilidades en promoción de la salud en la residencia multiprofesional implica la articulación de atributos psicomotores, cognitivos y afectivos. Por ello, se valoran las prácticas colectivas y multidisciplinares, utilizando estrategias de comunicación, educación popular e identificación de alianzas, entre otras.

Consideraciones finales e implicaciones para la práctica: fomentar el desarrollo de habilidades en promoción de la salud contribuye a superar los modelos tradicionales de enseñanza y las prácticas de salud, sin embargo aspectos políticos, institucionales y sociales resaltan la necesidad de cautela en el desarrollo de estudios basados ​​en la formación de equipos multidisciplinarios, representando limitaciones del estudio.

Palabras clave

Capacitación de Recursos Humanos en Salud; Competencia Profesional; Educación Basada en Competencias; Internado no Médico; Promoción de la Salud

Resumo

Objetivo: reconhecer a conformação de competências em promoção da saúde na residência multiprofissional em saúde.

Método: estudo qualitativo, realizado junto aos programas de residência multiprofissional do estado do Ceará e orientado pelo referencial do Competences in Health Promotion Project (CompHP). Participaram 13 profissionais do colegiado docente de cinco programas de residência com atuação prioritária na atenção básica. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e interpretados por meio de dendrograma organizado no ALCESTE.

Resultados: duas classes foram originadas relacionando as concepções do colegiado docente da residência sobre competências, competência em promoção da saúde e seu desenvolvimento a partir do processo formativo da residência multiprofissional. O desenvolvimento de competências em promoção da saúde na residência multiprofissional envolve a articulação de atributos psicomotores, cognitivos e afetivos. Para tanto, valorizam-se as práticas coletivas e multiprofissionais, utilizando estratégias de comunicação, educação popular e identificação de parcerias, entre outros.

Considerações finais e implicações para a prática: fomentar o desenvolvimento de competências em promoção da saúde contribui com a superação de modelos tradicionais de ensino e práticas de saúde, entretanto, aspectos políticos, institucionais e sociais destacam a necessidade de cautela no desenvolvimento de estudos pautados na formação de equipes multiprofissionais, representando limitações do estudo.

Palavras-chave

Capacitação de Recursos Humanos em Saúde; Competência Profissional; Educação Baseada em Competências; Internato não Médico; Promoção da Saúde

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Submitted date:
04/05/2021

Accepted date:
09/03/2021

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Esc. Anna Nery

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