Continuing education: speeches by professionals of one Basic Health Unit
Educación permanente: discursos de profesionales de una unidad básica de salud
Educação permanente: discursos dos profissionais de uma unidade básica de saúde
Kátia Ferreira Costa Campos; Rita de Cássia Marques; Kênia Lara Silva
Abstract
Keywords
Resumen
Resumen:
Palabras clave
Resumo
Objetivo: Analisar os discursos dos profissionais de saúde acerca da Educação Permanente no cotidiano de uma unidade básica de saúde.
Método: Qualitativo. Cenário: uma unidade básica de Belo Horizonte. Referencial: cotidiano de Agnes Heller com análise crítica de discurso. Entrevistas em profundidade com 25 profissionais.
Resultados: Reciclagem, atualização, responsabilidade institucional, aprendizado contínuo, desacomodação e transformação, reveladas pelo vocabulário, interdiscurso, temporalidade, modalidade, avaliação e prática social institucional. Responsabilizam a instituição, mas valorizam a educação permanente para a transformação nos processos de trabalho e atenção aos usuários.
Considerações finais e Implicações para a prática: A desacomodação proporciona ação-reflexão e mudanças na atenção aos usuários. Reciclar e atualizar relaciona readequação do profissional à atualização tecnológica, sem necessariamente provocar mudanças. Ampliar discussão com os profissionais sobre potência do cotidiano, para reconhecimento e valorização da educação permanente no cotidiano, como instrumento de mudança nas práticas sociais.
Palavras-chave
References
1 Figueiredo EBL, Silva APA, Abrahão AL, Cordeiro BC, Fonseca IA, Gouvêa MV. Efeito pororoca na educação permanente em saúde: sobre a interação pesquisa-trabalho. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018; [cited 2018 Aug 23]; 71(Suppl. 4):1768-73. Available from:
2 Bomfim ES, Oliveira BG, Rosa RS, Almeida MVG, Silva SS, Araujo IB. Educação permanente no cotidiano das equipes de saúde da família: utopia, intenção ou realidade? Rev Pesq Cuid Online [Internet]. 2017 Apr/Jun; [cited 2018 Aug 23]; 9(2):526-35. Available from:
3 Moraes KG, Dytz JLG. Política de educação permanente em saúde: análise de sua implementação. ABCS Health Sci [Internet]. 2015; [cited 2018 Jun 1] 40(3):263-9. Available from:
4 Campos KFC, Sena RR, Silva KL. Permanent professional education in healthcare services. Esc Anna Nery [Internet]. 2017; [cited 2018 May 1]; 4(21):e20160317. Available from:
5 Garzon AMM, Silva KL, Marques RC. La pedagogía crítica liberadora de Paulo Freire en la producción científica de la enfermería 1990-2017. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018; [cited 2018 Aug 20]; 71(Suppl. 4):1751-8. Available from:
6 Mafra JF. O cotidiano e as necessidades da vida individual: uma aproximação da antropologia de Agnes Heller. Educ Ling [Internet]. 2010 Jan/Jun; [cited 2018 Aug 20]; 13(21):226-44. Available from:
7 Resende VM, Ramalho VCVS. Análise de discurso crítica, do modelo tridimensional à articulação entre práticas: implicações teórico-metodológicas. Ling (Dis)curso-LemD, Tubarão [Internet]. 2004 Jul/Dec; [cited 2018 Aug 20]; 5(1):185-207. Available from:
8 Medeiros Z. Genres, multimodality, and literacies. Rev Bras Linguist Apl [Internet]. 2014 Jul/Sep; [cited 2018 Aug 6]; 14(3):581-612. Available from:
9 Araujo GM, Reisdorfer N, Silva LAA, Soder RM, Santos AM. Segurança do usuário: cuidados com o processamento de artigos críticos na atenção básica. Rev Enferm UFPE On Line [Internet]. 2017 Oct; [cited 2018 Aug 6]; 11(Supl. 10):4096-102. Available from:
10 Mendonça AWPC, Xavier LN, Breglia VLA, Chaves MW, Oliveira MTC, Lima CM, et al. Pragmatismo e desenvolvimentismo no pensamento educacional brasileiro dos anos de 1950/1960. Rev Bras Educ [Internet]. 2006 Jan/Abr; [cited 2018 Aug 6]; 11(31):96-199. Available from:
11 Marques CMS, Egry EY. The competencies of health professionals and the ministerial policies. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2011; [cited 2018 Aug 20]; 45(1):187-93. Available from:
12 Villa EA, Aranha AVS, Silva LLT, Flôr CR. Power relations in the work of Family Health Strategy. Saúde Debate [Internet]. 2015 Oct/Dec; [cited 2018 May 1]; 39(107):1044-52. Available from:
13 Veroneze RT. Agnes Heller: daily life and individuality - an experience in the classroom. Textos Contextos (Porto Alegre) [Internet]. 2012 Jan/Jun; [cited 2018 Aug 22]; 12(1):162-72. Available from:
14 Costa MAR, Souza VS, Teston EF, Spigolon DN, Matsuda LM. Educação permanente em saúde: a concepção freireana como subsídio à gestão do cuidado. Rev Fund Care Online [Internet] 2018 Apr/Jun; [cited 2018 Aug 20]; 10(2):558-64. Available from:
15 Silva KL, Matos JAV, França BD. The construction of continuing education in the process of health work in the state of Minas Gerais, Brazil. Esc Anna Nery [Internet]. 2017; [cited 2018 Aug 6]; 21(4):e20170060. Available from:
Submitted date:
06/07/2018
Accepted date:
08/25/2018