Nursing education: a conceptual analysis of the evolutionary method of Rodgersa
Enseñanza de enfermería: un análisis del concepto según el método evolucionario de Rodgers
Ensino de enfermagem: uma análise do conceito segundo o método evolucionário de Rodgers
Manacés dos Santos Bezerril; Flávia Barreto Tavares Chiavone; Jéssica Valeska Herculano de Lima; Allyne Fortes Vitor; Marcos Antônio Ferreira Júnior; Viviane Euzébia Pereira Santos
Abstract
Keywords
Resumen
Palabras clave
Resumo
Objetivo: Analisar o conceito "ensino de enfermagem" na perspectiva evolucionária de Rodgers.
Método: Análise de conceito baseada no modelo evolucionário de Rodgers. A coleta de dados foi realizada em junho de 2017 nas seguintes bases de dados: Lilacs, SciELO, Scopus, Cinahl, Web of Science, PubMed e Cochrane, mediante o uso dos descritores "ensino" e "enfermagem". Para análise dos estudos, avaliou-se o ano de publicação, país de origem, conceito, atributos, antecedentes, consequentes, termos substitutos e conceitos relacionados.
Resultados: Os antecedentes e consequentes foram pontuados em aspectos determinantes para construção do conceito de ensino de enfermagem e características inerentes ao processo de formação; os termos substitutos abordam fatores do segmento educacional; os atributos do conceito podem ser relacionados à fundamentos do processo de ensino-aprendizagem e recursos referentes às estratégias de ensino.
Conclusão: Denota-se que o conceito de ensino de enfermagem é dinâmico e busca formar profissionais capazes de oferecer uma assistência adequada ao paciente, conforme as transformações e necessidades das múltiplas populações.
Palavras-chave
Referencias
1 Noro LRA, Farias-Santos BCS, Sette-de-Souza PH, Pinheiro IAG, Borges REA, Nunes LMF, et al. O professor (ainda) no centro do processo ensino-aprendizagem em Odontologia. Rev ABENO [Internet]. 2015 Jun; [cited 2017 May 17]; 15(1):2-11. Available from:
2 Li YW. Transforming conventional teaching classroom to learner-centred teaching classroom using multimedia-mediated learning module. Int J Inform Educ Technol [Internet]. 2016 Feb; [cited 2017 May 17]; 6(2):105-12. Available from:
3 Rodrigues CCFM, Carvalho DPSRP, Salvador PTCO, Medeiros SM, Menezes RMP, Ferreira Júnior MA, et al. Ensino inovador de enfermagem a partir da perspectiva das epistemologias do Sul. Esc Anna Nery [Internet]. 2016 Apr/Jun; [cited 2017 May 17]; 20(2):384-9. Available from:
4 Wang VCX, Torrisi-Steele G. Online teaching, change, and critical theory. New Horiz Adult Educ Hum Resour Dev [Internet]. 2015 Apr; [cited 2017 May 17]; 27(3):18-26. Available from:
5 Marran AL, Lima PG, Bagnato MHS. As políticas educacionais e o estágio curricular supervisionado no curso de graduação em enfermagem. Trab Educ Saúde [Internet]. 2015 Jan/Apr; [cited 2017 May 17]; 13(1):89-108. Available from:
6 Fertonani HP, Pires DEP, Biff D, Scherer MDA. Modelo assistencial em saúde: conceitos e desafios para a atenção básica brasileira. Ciênc Saúde Coletiva. [Internet]. 2015 Oct; [cited 2017 May 17]; 20(6):1869-78. Available from:
7 Ferrel B, Malloy P, Mazanec P, Virani R. Cares: AACN's New competencies and recommendations for educating undergraduate nursing students to improve palliative care. J Prof Nurs [Internet]. 2016 Sep/Oct; [cited 2017 May 17]; 32(5):327-33. Available from:
8 Baldwin A, Bentley K, Langtree T, Mills J. Achieving graduate outcomes in undergraduate nursing education: following the Yellow Brick Road. Nurse Educ Pract [Internet]. 2014 Jun; [cited 2017 May 17]; 14(1):9-11. Available from:
9 Rodgers BL. Concept Analysis: An Evolutionary View. In: Rodgers BL, Knafl KA, eds. Concept Development in Nursing - Foundations, Techniques, and Applications. 2nd ed. Philadelphia: Saunders; 2000.
10 Carbogim FC, Friedrich DBC, Puschel VAA, Oliveira LB, Nascimento HR. Paradigma da integralidade no currículo e nas estratégias de ensino em Enfermagem: um enfoque histórico-cultural. Rev Enferm Cent O Min [Internet]. 2014 Jan/Apr; [cited 2017 May 23]; 4(1):961-70. Available from:
11 Oliveira SN, Prado ML, Kempfer SS. Utilização da simulação no ensino da enfermagem: revisão integrativa. Rev Min Enferm [Internet]. 2014 Apr/Jun; [cited 2017 May 23]18(2):487-95. Available from:
12 Vieira SL, Silva GTR, Fernandes JD, Silva ACAB, Santana MS, Santos TBS. De-sinteresse no ensino profissionalizante na produção do Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem. Rev Bras Enferm [Internet]. 2014 Jan/Feb; [cited 2017 May 23]; 67(1):141-8. Available from:
13 Brehmer LCF, Ramos FRS. Experiências de integração ensino-serviço no processo de formação profissional em saúde: revisão integrativa. Rev Eletr Enferm [Internet]. 2014 Jan/Mar; [cited 2017 May 23]; 16(1):228-37. Available from:
14 Guskuma EM, Dullius AAS, Godinho MLSC, Costa MST, Terra FS. Mobilidade acadêmica internacional na formação em enfermagem: relato de experiência. Rev Bras Enferm [Internet]. 2016 Sep/Oct; [cited 2017 May 23]; 69(5):929-33. Available from:
15 Freitas JS, Silva AEBC, Minamisava R, Bezerra ALQ, Sousa MRG. Qualidade dos cuidados de enfermagem e satisfação do paciente atendido em um hospital de ensino. Rev Latino Am Enferm [Internet]. 2014 May/Jun; [cited 2017 May 23]; 22(3):454-60. Available from:
16 Njie-Carr VPS, Ludeman EMSL, Lee MC, Dordunoo D, Trocky NM, Jenkins LS. An Integrative Review of Flipped Classroom Teaching Models in Nursing Education. J Prof Nurs [Internet]. 2014 Mar; [cited 2017 May 23]; 33(2):133-44. Available from:
Submitted date:
09/03/2018
Accepted date:
12/06/2018