Construction and validation of a virtual learning object for the teaching of peripheral venous vascular semiology
Construcción y validación de un objeto virtual de aprendizaje para la enseñanza de la semiología vascular venosa periférica
Construção e validação de um objeto virtual de aprendizagem para o ensino da semiologia vascular venosa periférica
Bárbara Gadioli; Francine Lima Fulquini; Luciana Kusumota; Fernanda Raphael Escobar Gimenes; Emília Campos de Carvalho
Abstract
Keywords
Resumen
Palabras clave
Resumo
Objetivo: Construir e avaliar quanto a critérios ergonômicos, pedagógicos e de usabilidade um Objeto Virtual de Aprendizagem para o ensino da semiologia vascular venosa periférica, o SEMIOVAPE.
Método: Estudo metodológico, cujos participantes foram peritos da enfermagem, da informática e graduandos de enfermagem. Para construção e validação do Objeto foram seguidas seis etapas: design educacional, modelagem computacional, implementação do ambiente, avaliação ergonômica, avaliação pedagógica e avaliação da usabilidade.
Resultados: O Objeto foi construído tendo a característica de valorização da autonomia do aluno e abordou conteúdos de anatomia e fisiologia, raciocínio clínico e exame clínico. Quanto às avaliações ergonômica e pedagógica, o Objeto obteve elevados índices de aceitação (66,70% e 70,12%, respectivamente), quanto à usabilidade, todos os participantes consideraram-no muito útil e ficaram certamente satisfeitos (95%).
Conclusões e implicações: O Objeto é adequado para ser utilizado como método alternativo do ensino da semiologia venosa periférica.
Palavras-chave
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Submetido em:
04/03/2018
Aceito em:
25/06/2018