Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/2177-9465-EAN-2017-0371
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Pesquisa

Translation and cultural adaptation of data collection instruments on gender construction in childhood

Traducción y adaptación cultural de instrumentos de recolección de datos sobre la construcción de género en la infancia

Tradução e adaptação cultural de instrumentos de coleta de dados sobre construção de gênero na infância

Julia Maricela Torres Esperón; Ivone Evangelista Cabral; Roberto José Leal; Elisa da Conceição Rodrigues; Marialda Moreira Christoffel; Juliana Rezende Montenegro Medeiros de Moraes

Downloads: 0
Views: 4

Abstract

Gender studies on childhood imply the use of tools that, if elaborated in another country, they need to be translated and culturally adapted to Brazilian Portuguese.

Objectives: To translate and adapt Cuban Spanish versions of the Encuesta de constatación y reflexión del sexismo en el ámbito escolar, and the Cuestionário auto-administrado de constatación y reflexión del sexismo en el ámbito escolar.

Method: A qualitative and methodological study was developed with 37 experts (15 teachers of elementary school and 22 healthcare professionals on child health) from the Brazilian cities (Rio de Janeiro, Macaé, Itajaí, Porto Alegre) and Cuban (Habana).

Results:: Nine original questions of original tools were modified and adapted to the language, culture and elementary Brazilian education system. It was necessary to split the first tool into two separate parts (classroom and break) for facilitating its application by observers.

Conclusion: Changes improved the deepness, consistency of observations among observers and introduced more specificity to final versions of tools for further applications on nursing and education studies.

Keywords

Method; Gender Identity; Child Health; Health Promotion

Resumen

Los estudios sobre el género en la infancia implican el uso de instrumentos que, si se producen en otro país, deben ser traducidos y culturalmente adaptados para el portugués brasileño.

Objetivo: Traducir y adaptar las versiones cubanas de la Encuesta de constatación y reflexión del sexismo en el ámbito escolar y del Cuestionario auto-administrado de constatación y reflexión del sexismo en el ámbito escolar.

Método: Estudio metodológico cualitativo desarrollado con 37 expertos (15 profesoras de enseñanza fundamental y 22 profesionales de salud del niño) de Brasil (Rio de Janeiro, Macaé, Itajaí, Porto Alegre) y Cuba (Habana).

Resultados: Se modificaron nueve cuestiones originales de esos instrumentos, adaptándolas a la lengua, cultura y enseñanza brasileña. Los instrumentos se separaron en do partes (aula y recreo) para facilitar la aplicación.

Conclusión: Los cambios mejoraron la profundidad y consistencia de las observaciones por diferentes observadores e introdujeron más especificidades a las versiones para aplicaciones en futuras investigaciones de enfermería y educación.

Palabras clave

Métodos; Identidad de Género; Salud del Niño; Promoción de la Salud

Resumo

Estudos sobre gênero na infância implicam no uso de instrumentos que, se elaborados em outro país, precisam ser traduzidos e culturalmente adaptados para o português brasileiro.

Objetivo: Traduzir e adaptar as versões cubanas da Encuesta de constatación y reflexión del sexismo en el ámbito escolar e do Cuestionário auto-administrado de constatación y reflexión del sexismo en el ámbito escolar.

Método: Estudo metodológico qualitativo, desenvolvido com 37 experts (15 professoras de ensino fundamental e 22 de saúde da criança) do Brasil (Rio de Janeiro, Macaé, Itajaí, Porto Alegre) e Cuba (Havana).

Resultados: Modificou-se nove questões originais desses instrumentos, adaptando-as à língua, cultura e ensino brasileiro. Foi preciso separar os instrumentos em duas partes (sala de aula e recreio) para facilitar sua aplicação.

Conclusão: As mudanças melhoraram a profundidade, consistência das observações por diferentes observadores e introduziram mais especificidades às versões para aplicação futura em pesquisas de enfermagem e educação.

Palavras-chave

Métodos; Identidade de Gênero; Saúde da Criança; Promoção da Saúde

Referências

1 Mead M. Sexo e temperamento. Série Debates Antropologia. 4ª ed. São Paulo: Perspectiva; 2000. 131 p.

2 Whitaker DCA. Menino - Menina: sexo ou gênero? In: Aerbino RV, Grande MA, org. A escola e seus alunos: o problema da diversidade cultural. 1ª ed. São Paulo: Unesp; 1995. p.31-52.

3 Mimbrero Mallado C. Un modelo de análisis de la cultura de género en las organizaciones. Int J Develop Educ Psychol [Internet]. 2014; [cited 2017 Nov 27]; 6(1):167-74 Available from: http://www.infad.eu/RevistaINFAD/OJS/index.php/IJODAEP/article/view/730

4 Silva ER. Avaliação no ensino superior: a influência do sexo na avaliação na formação inicial de professores. Rev Int Form Professores (RIFP) [Internet]. 2017; [cited 2017 Nov 22]; 2(2):14-33. Available from: http://itp.ifsp.edu.br/ojs/index.php/RIFP/article/view/662/676

5 Morin-Messabel C, Ferrière S, Lainé A, Mieyaa Y, Rouyer V. Representações das categorias de sexo em crianças no contexto escolar. Cad Pesqui [Internet]. 2016 Apr/Jun; [cited 2017 Nov 21]; 46(160):526-46. Available from: https://dx.doi.org/10.1590/198053143624

6 Menezes ABC, Brito RCS. Diferenças de gênero na preferência de pares e brincadeiras de crianças. Psicol Reflex Crít [Internet]. 2013; [cited 2017 Nov 21]; 26(1):193-201. Available from: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722013000100021

7 Cruz TM. Gênero e culturas infantis: os clubinhos da escola e as trocinhas do Bom Retiro. Educ Pesqui [Internet]. 2012 Jan/Mar; [cited 2017 May 3]; 38(1):63-78. Available from: https://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022012005000004

8 Senkevics AS, Carvalho MP. O que você quer ser quando crescer? Escolarização e gênero entre crianças de camadas populares urbanas. Rev Bras Estud Pedagog [Internet]. 2016; [cited 2017 Nov 21]; 97(245):179-94. Available from: https://dx.doi.org/10.1590/S2176-6681/380613879

9 Rebollo Catalán MÁ, García Pérez R, Piedra J, Vega L. Diagnóstico de la cultura de género en educación: actitudes del profesorado hacia la igualdad. Rev Educ [Internet]. 2011 May/Aug; [cited 2017 Feb 21]; 355:521-46. Available from: http://www.revistaeducacion.educacion.es/re355/re355_22.pdf

10 Torres Esperón JM, Lozano Lefrán A, Rodríguez Washington N. Formación de promotores por la equidad de género desde la infancia. Rev Cubana Salud Pública [Internet]. 2013; [cited 2017 Jan 21]; 39(Suppl 1):893-902. Available from: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-34662013000500008&lng=es

11 Guillemin F, Bombarbier C, Beaton D. Cross-cultural adaptation of healthy-related quality of life measures: literature review and proposed guidelines. J Clin Epidemiol [Internet]. 1993 Dec; [cited 2017 Jan 21]; 46(12):1417-32. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8263569

12 Arrue AM, Neves ET, Magnag TSBS, Cabral IE, Gama SGN, Hökerberg YHM. Tradução e adaptação do Children with Special Health Care Needs Screener para português do Brasil. Cad Saúde Pública [Internet]. 2016 Jun; [cited 2017 Jan 21]; 32(6):e00130215. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2016000604002&lng=en&nrm=iso

13 Rodrigo J, Cruz DALM, Tesoro MG, Lopes MHBM. Traducción y adaptación cultural para Brasil del modelo Developing Nurses' Thinking. Rev Latino Am Enferm [Internet]. 2014 Mar/Apr; [cited 2017 May 17]; 22(2):197-203. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0104-1169.3232.2402

14 Andrade RC, Leite ACAB, Alvarenga WA, Martimiano RR, Santos CB, Nascimento LC. Translation and cultural adaptation of the Needs of Parents Questionnaire (NPQ) to be used in Brazil. Esc Anna Nery [Internet]. 2018 Nov; [cited 2017 Nov 25]; 22(1):e20170104. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0104

15 Projeto de Lei 7672. Educação sem uso de castigos corporais. Altera a Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. [Internet], Brasília (DF); 2010 [cited 4 May 2017]. Available from: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=483933

16 Ribeiro JM. O uso do castigo físico em crianças e adolescentes como prática educativa: algumas perspectivas da Sociologia, Filosofia e Psicologia. Pesqui Prát Psicossociais [Internet]. 2014 Dec; [cited 2017 May 17]; 9(2):213-21. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-89082014000200007&lng=pt&nrm=iso

17 Anzorena O. El arte de comunicarnos: Conceptos y técnicas para una comunicación interpersonal efectiva. 1ª ed. Buenos Aires: Ediciones Lea; 2016. p. 15.
 


Submetido em:
30/11/2017

Aceito em:
15/02/2018

6823a51da953952fc7538392 ean Articles

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections