Playing to continue being a child and freeing itself from the confinement of the hospitalization under precaution
Jugando para continuar siendo niño y libertarse del confinamiento de la hospitalización bajo precaución
Brincando para continuar a ser criança e libertar-se do confinamento da hospitalização em precaução
Jéssica Renata Bastos Depianti; Luciana de Lione Melo; Circéa Amália Ribeiro
Abstract
Keywords
Resumen
Palabras clave
Resumo
Objetivo: Compreender o significado do brincar para a criança hospitalizada em precaução.
Método: Pesquisa qualitativa, sendo o Interacionismo Simbólico o referencial teórico e a Análise Qualitativa de Conteúdo, o metodológico. Participaram oito crianças, com idade entre 5 e 10 anos. Os dados foram coletados por observação participante de atividades lúdicas desenvolvidas com a criança por uma enfermeira pesquisadora e entrevista semiestruturada mediada pelo desenho-estória com tema.
Resultados: Os dados revelaram a evolução das interações entre brinquedo, pesquisadora e criança; sua pronta aceitação para envolver-se na brincadeira; a maneira como ela explora os brinquedos; o desejo de libertar-se do confinamento, o alívio do estresse, o domínio da situação e o protagonismo propiciados pelo brincar; a maneira como ela significa o hospital e a importância dela ter alguém para brincar.
Considerações finais: É preciso que o enfermeiro use sua criatividade, buscando estratégias que permitam à criança brincar nesse ambiente repleto de restrições.
Palavras-chave
Referências
1 Siegel J, Iida H, Rachlin K, Yount G. Expressive Arts Therapy with Hospitalized Children: A Pilot Study of Co-Creating Healing Sock Creatures. J Pediatr Nurs [Internet]. 2016 Jan/Feb; [cited 2017 Oct 4]; 31(1):92-8. Available from:
2 Siegel JD, Rhinehart E, Jackson M, Chiarello L; the Healthcare Infection Control Practices Advisory Committee. Guideline for Isolation Precautions: Preventing Transmission of Infectious Agents in Healthcare Settings. [Internet]. 2007; [cited 2017 Oct 4]. Available from:
3 Marques FRB, Schwartz E, Marcon SS. Experiência de mães em ter um filho diagnosticado e hospitalizado pelo vírus Influenza A (H1N1). Rev Bras Enferm [Internet]. 2014; [cited 2017 Oct 4]; 67(2):220-6. Available from:
4 Lamber V, Coad J, Hicks P, Glacken M. Young children´s perpectives of ideal physical design features for hospital-built environments. J Child Health Care [Internet]. 2014 Mar; [cited 2018 May 7]. 18(1):57-71. Available from:
5 American Academy of Pediatrics. Child life Servicers. Committee on Hospital Care and Child Life Council. Pediatrics [Internet]. 2014; [cited 2017 Oct 6]; 133(5):1471-78. Available from:
6 Depianti JRB, Silva LF, Carvalho AS, Monteiro ACMM. Nursing perceptions of the benefits of ludicity on care practices for children with cancer: a descriptive study. Online Braz J Nurs [Internet]. 2014; [cited 2017 Oct 6]; 13(2):158-65. Available from:
7 Chen HJ, Hsu YC, Hu YF, Chung YY. Therapeutic play Promoting Children Health Management Preschool Children Aerosol Therapy Completion Rates. Int J Res Manag Bus Stud [Internet]. 2014 Mar; [cited 2017 Oct 7]; 1(1):88-92. Available from:
8 Manav G, Ocackci AF. Play model for "evaluation of self-concept of children with cancer". Iran J Nurs Midwifery Res [Internet]. 2016 Mar/Apr; [cited 2018 May 7]; 21(2):124-30. Available from:
9 Koukourikos K, Tzeha L, Pantelidou P, Tsaloglidou A. The importance of play during hospitalization of children. Mater Socimed [Internet]. 2015 Dec; [cited 2018 May 7]; 27(6):438-41. Available from:
10 Charon JM. Symbolic interacionism: an introduction, an interpretation, an integration. 10ª ed. Englewood Cliffs: Prentice Hall; 2010.
11 Hsieh HF, Shannon SE. Three approaches to qualitative content analysis. Qual Health Res [Internet]. 2005 Nov; [cited 2018 May 7]; 15(9):1277-88. Available from:
12 Fontanella BJB, Ricas J, Turato ER. Amostragem por saturação em pesquisas qualitativas em saúde: contribuições teóricas. Cad Saúde Pública [Internet]. 2008 Jan; [cited 2018 May 7]; 24(1):17-27. Available from:
13 Trinca W. Procedimento de Desenhos-Estórias: Formas derivadas, desenvolvimentos e expansões. São Paulo: Vetor; 2013.
14 Nicolino TNA, Barbieri MC, Tacla MTGM, Ferrari RAP. Contação de história na unidade pediátrica: percepção de acompanhantes de crianças hospitalizadas. Rev Enferm UFSM [Internet]. 2015 Jan/Mar; [cited 2017 Oct 06]; 5(1):32-9. Available from:
15 Piaget J. A Formação do Símbolo na Criança: Imitação, Jogo e Sonho, Imagem e Representação. Rio de Janeiro: Zahar Editores; 1978.
16 Vygotsky LS. A formação social da mente. 7ª ed. São Paulo: Martins Fontes; 2007.
17 Santos VLA. A sessão de Brinquedo Terapêutico: contribuições para sua compreensão e utilização pelo enfermeiro [tese]. São Paulo (SP): Universidade Federal de São Paulo; 2012.
18 Morais MLS, Otta E. Entre a serra e o mar. In: Carvalho AMA, Magalhães CMC, Pontes ARP, Bichara ID, eds. Brincadeira e cultura: viajando pelo Brasil que brinca. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2003. p.127-56.
19 Gomes ST. Criança-contexto: caracterização das atividades lúdicas em uma casa de apoio [dissertação]. Salvador (BA): Universidade Federal da Bahia; 2009.
20 Santos PM, Silva LF, Depianti JRB, Cursino EG, Ribeiro CA. Nursing care through the perception of hospitalized children. Rev Bras Enferm [Internet]. 2016 Jul/Aug; [cited 2017 Oct 6]; 69(4):603-9. Available from:
21 Ribeiro CA, Borba RIH, Maia EBS. O preparo da criança e da família para procedimentos terapêuticos. In: Gaiva MAM, Ribeiro CA, Rodrigues EC, orgs. PROENF: Programa de Atualização em Enfermagem: Saúde da Criança e do Adolescente: Ciclo 8. Porto Alegre: Artmed/Panamericana; 2013. p. 9-49.
22 Moreira MCN, Gomes R, Sá MRC. Doenças crônicas em crianças e adolescentes: uma revisão bibliográfica. Ciênc Saúde Coletiva [Internet]. 2014; [cited 2017 Oct 7]; 19(7):2083-94. Available from:
23 Luz JH, Martini JG. Compreendendo o significado de estar hospitalizado no cotidiano de crianças e adolescentes com doenças crônicas. Rev Bras Enferm [Internet]. 2012; [cited 2017 Oct 7]; 65(6):916-21. Available from:
24 Baldan JM, Santos CP, Matos APK, Wernet M. Adoption of play/toys in the assistance practice to hospitalized children: nurses' trajectory. Ciênc Cuid Saúde [Internet]. 2014 Apr/Jun; [cited 2017 Oct 7]; 13(2):228-35. Available from:
25 Dalley JS, McMurtry CM. Teddy and I Get a Check-Up: A Pilot Educational Intervention Teaching Children Coping Strategies for Managing Procedure-Related Pain and Fear. Pain Res Manag [Internet]. 2016; [cited 2017 Oct 7]; 2016:4383967. Available from:
26 Anes L, Obis M. Hospital clowning as play stimulus in healthcare. Children [Internet]. 2014; [cited 2017 Oct 7]; 1(3):374-89. Available from:
27 Cunha GL, Silva LF. Lúdico como recurso para o cuidado de enfermagem pediátrica na punção venosa. Rev Rene [Internet]. 2012; [cited 2017 Oct 7]; 13(5):1056-65. Available from:
28 Hostert PCCP, Enumo SRF, Loss ABM. Brincar e problemas de comportamento de crianças com câncer de classes hospitalares. Psicol Teor Prat [Internet]. 2014 Jan/Apr; [cited 2017 Oct 7]; 16(1):127-40. Available from:
29 Lopes BA, Oliveira Junior CR, Oliveira VB. O brincar como instrumento de resgate do cotidiano da criança hospitalizada. Bol Acad Paul Psicol [Internet]. 2015; [cited 2017 Oct 8]; 35(88):93-108. Available from:
30 Silva LF, Cabral IE. Rescuing the pleasure of playing of child with cancer in a hospital setting. Rev Bras Enferm [Internet]. 2015; [cited 2017 Oct 8]; 68(3):337-42. Available from:
31 Moreira PL, Dupas G. Significado de saúde e de doença na percepção da criança. Rev LatinoAm Enferm [Internet]. 2003 Nov/Dec; [cited 2017 Apr 4]; 11(6):757-62. Available from:
32 Lei n. 8.069 de 13 de julho de 1990 (BR). Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília (DF): Diário Oficial da República Federativa do Brasil; 1990.
Submetido em:
15/10/2017
Aceito em:
14/03/2018