Reflective practice and vocational training: theoretical approaches in the field of Health and Nursing
Práctica reflexiva y formación profesional: aproximaciones teóricas en el campo de la Salud y de la Enfermería
Prática reflexiva e formação profissional: aproximações teóricas no campo da Saúde e da Enfermagem
Luciana Netto; Kênia Lara Silva; Marília dos Santos Rua
Abstract
Keywords
Resumen
Palabras clave
Resumo
Objetivo: Reflexão teórica que utiliza a Reflexividade como referencial teórico e teve por objetivo aproximar o pensamento reflexivo de Donald Schön, interrelacionando-o com o currículo inovador.
Método: Foram utilizados escritos de Schön e de outros autores que abordaram os temas em suas obras.
Resultados: O currículo inovador como expressão da insatisfação ao paradigma da fragmentação pode favorecer a prática reflexiva, visto que, no campo da promoção da saúde, é necessário mobilizar a reflexividade para ações e contextos imprevisíveis.
Conclusões: O currículo inovador favorece e é favorecido por uma prática reflexiva e o desenvolvimento de competências para a promoção da saúde.
Implicações para a prática: Os achados se aplicam à prática do enfermeiro para lidar com os condicionantes e determinantes do processo saúde-doença.
Palavras-chave
Referências
1 Morin E. A cabeça bem feita: repensar a reforma: reformar o pensamento. 21a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; 2014. 128 p.
2 Velloso MP, Guimarães MBL, Cruz CRR, Neves TCC. Interdisciplinarity and training in the collective health area. Trab Educ Saúde [Internet]. 2016 Jan/Mar; [cited 2018 Jan 16]; 14(1):257-71. Available from:
3 Keller-Franco E, Kuntze TD, Costa LSD. Curricular innovation in health professsionals formation. Rev e-Curriculum (São Paulo) [Internet]. 2012 Aug; [cited 2018 Jan 16]; 8(2):1-14. Available from:
4 Santos SSC, Hammerschmidt KSA. Complexity and the reconnection of interdisciplinary knowledge: contribution of Edgar Morin's thoughts. Rev Bras Enferm [Internet]. 2012 July/Aug; [cited 2018 Jan 16]; 65(4):561-5. Available from:
5 Alarcão I. Reflexão crítica sobre o pensamento de D. Schön e os programas de formação de professores. Rev Fac Educ [Internet]. 1996 Jul/Dec; [cited 2018 Jan 16]; 22(2):11-42. Available from:
6 Dalla Lana L, Arend Birner J. Um relato de caso sobre a construção e elaboração do portfólio como metodologia avaliativa de aprendizagem. Cienc Enferm [Internet]. 2015; [cited 2018 Jan 16]; 21(3):101-12. Available from:
7 Schön DA. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed; 2000.
8 Dillenburg JD, Caetano MR. Pedagogical supervision promoting reflexive practice as an instrument to train teaches in early childhood education. Rev Acadêmica Licencia&acturas [Internet]. 2016; [cited 2018 Jan 17]; 4(1):98-107. Available from:
9 Morin E. Introdução ao pensamento complexo. 3a ed. Porto Alegre: Sulina; 2007.
10 Schön DA. Educating the reflective practioner. San Francisco: Jossey-Bass; 1987.
11 Kinsella EA. Professional knowledge and the epistemology of reflective practice. Nurs Philos [Internet]. 2010 Jan; [cited 2018 Jan 16]; 11(1):3-14. Available from:
12 Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Revisão da Portaria MS/GM Nº 687, de 30 de março de 2006. Brasília DF: Ministério da Saúde; 2014.
13 Pereira L, Lopes M, Lugarinho R. Diretrizes curriculares nacionais e níveis de atenção à saúde: como compatibilizar? VII Congresso Nacional da Rede Unida; 2006 Jul 15-18; Curitiba, PR, Brazil [Internet]. [cited 2018 Jan 16]. Available from:
14 Chiesa AM, Nascimento DDG, Braccialli LAD, Oliveira MAC, Ciampone MHT. Health professionals' education: a significant learning guides by health promotion. Cogitare Enferm [Internet]. 2007 Apr/Jun; [cited 2018 Jan 16]; 12(2):236-40. Available from:
15 Heidmann ITSB, Almeida MCP, Boehs AE, Wosny AM, Monticelli M. Promoção à saúde: trajetória histórica de suas concepções. Texto Context Enferm [Internet]. 2006 Apr/Jun; [cited 2018 Jan 16]; 15(2):352-8. Available from:
16 Braid LMC, Machado MFAS, Aranha AC. State of the art of curriculum research relating to healthcare professional training courses: a survey on articles published between 2005 and 2011. Interface (Botucatu) [Internet]. 2012 Jul/Sep; [cited 2018 Jan 16]; 16(42):679-92. Available from:
17 Alves MNT, Marx M, Bezerra MMM, Landim JMM. Pedagogical Methodologies Active in Health Education. Id Line Multidiscip Psychol J Artig [Internet]. 2017 Jan; [cited 2018 Jan 16]; 33(Supl. 2):339-46. Available from:
18 Anjos DRL, Aguilar-da-Silva RH. Academic Experiences Questionnaire (QVA-R): medical students evaluation in an innovative resume course. Avaliação (Campinas) [Internet]. 2017 Jan/Apr; [cited 2018 Jan 16]; 22(1):105-23. Available from:
19 Lima VV. Constructivist spiral: an active learning methodology. Interface (Botucatu) [Internet]. 2017 Apr/Jun; [cited 2018 Jan 16]; 21(61):421-34. Available from:
20 Fertonani HP, Pires DEP, Biff D, Scherer MDA. The health care model: concepts and challenges for primary health care in Brazil. Ciênc Saúde Coletiva [Internet]. 2015 Jun; [cited 2015 Sep 15]; 20(6):1869-78. Available from:
21 Simon E, Jezine E, Vasconcelos EM, Ribeiro KSQS. Active teaching-learning methodologies and popular education: agreements and disagreements in the context of health professionals' education. Interface (Botucatu) [Internet]. 2014; [cited 2018 Jan 16]; 18(Suppl. 2):1355-64. Available from:
22 Costa JRB, Romano VF, Costa RR, Gomes AP, Siqueira-Batista R. Active teaching-learning methodologies: medical students' views of problem-based learning. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2011 Jan/Mar; [cited 2018 Jan 16]; 35(1):13-9. Available from:
23 Lima VV. Competência: distintas abordagens e implicações na formação de profissionais de saúde. Interface (Botucatu) [Internet]. 2005; [cited 2018 Jan 16]; 9(17):369-79. Available from:
24 Carvalho AT, Almeida ER, Jaime PC. Health conditionalities in the Bolsa Família program - Brazil: an analysis through health professionals. Saúde Soc [Internet]. 2014 Oct/Dec; [cited 2018 Jan 16]; 23(4):1370-82. Available from:
25 Silva MJ, Sousa EM, Freitas CL. Nursing education: interface between the curriculum guidelines and content of primary health attention. Rev Bras Enferm [Internet]. 2011 Mar/Apr; [cited 2018 Jan 16]; 64(2):315-21. Available from:
Submetido em:
12/10/2017
Aceito em:
14/12/2017