Health education to prevent chronic diabetes mellitus complications in primary carea
Educación en salud para la prevención de las complicaciones crónicas de diabetes mellitus en la atención primaria
Educação em saúde para prevenção das complicações crônicas do diabetes mellitus na atenção primária
Maria Aparecida Salci; Betina Hörner Schlindwein Meirelles; Denise Maria Guerreiro Vieira da Silva
Abstract
Keywords
Resumen
Palabras clave
Resumo
Objetivo: Compreender como os integrantes da Estratégia Saúde da Família se auto-organizam para a educação em saúde, no manejo e prevenção das complicações crônicas do diabetes mellitus na Atenção Primária à Saúde.
Método: Estudo qualitativo, que utilizou o Pensamento Complexo como referencial teórico e a pesquisa avaliativa como referencial metodológico. Participaram da pesquisa 38 profissionais de saúde. Para a coleta de dados utilizou-se: entrevista, observação e análise de prontuários. A triangulação subsidiou a análise dos dados e empregou-se o software ATLAS.ti.
Resultados: Foram identificadas fragilidades na realização da educação em saúde referentes à estrutura física, nos relacionamentos interpessoais entre os profissionais e ausência de planejamento para implementação dessa atividade. Entretanto, apontaram espaços considerados potenciais para a melhoria dessa realidade.
Conclusão: Considera-se que a prática da educação em saúde para as pessoas com diabetes mellitus na Atenção Primária à Saúde compõe um contexto multifacetado, com múltiplas barreiras para sua execução.
Palavras-chave
References
1 American Diabetes Association. 14. Diabetes Advocacy. Diabetes Care [Internet]. 2016 Jan; [cited 2017 Dec 14]; 39 Suppl 1:S105-6. Available from:
2 Ministério da Saúde (BR). Cadernos de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2013.
3 Barquera S, Campos-Nonato I, Aguilar-Salinas C, Lopez-Ridaura R, Arredondo A, Rivera-Dommarco J. Diabetes in Mexico: cost and management of diabetes and its complications and challenges for health policy. Global Health [Internet]. 2013 Feb; [cited 2014 May 15]; 9:3. Available from:
4 Carolan M, Holman J, Ferrari M. Experiences of diabetes self-management: a focus group study among Australians with type 2 diabetes. J Clin Nurs [Internet]. 2015 Apr; [cited 2017 Dec 14]; 24(7-8):1011-23. Available from:
5 American Diabetes Association. (1) Strategies for improving care. Diabetes Care [Internet]. 2015 Jan; [cited 2017 Dec 14]; 38 Suppl 1:S5-7. Available from:
6 Freire P. Pedagogia do oprimido. 50ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2011.
7 Morin E. Introdução ao pensamento complexo. 4ª ed. Porto Alegre: Sulinas; 2011.
8 Minayo MCS, Assis SG, Souza ER. Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2005.
9 Hsieh HF, Shannon SE. Three approaches to qualitative content analysis. Qual Health Res [Internet]. 2005 Nov; [cited 2017 Dec 14]; 15(9):1277-88. Available from:
10 Ministério da Saúde (BR). Cadernos de Atenção Básica. Diabetes Mellitus. Brasília (DF): Ministério da Saúde ; 2006.
11 Higginbottom G, Lauridsen EI. The roots and development of constructivist grounded theory. Nurse Res [Internet]. 2014 May; [cited 2017 Dec 14]; 21(5):8-13. Available from:
12 Magnago C, Pierantoni CR. Dificuldades e estratégias de enfrentamento referentes à gestão do trabalho na Estratégia Saúde da Família, na perspectiva dos gestores locais: a experiência dos municípios do Rio de Janeiro (RJ) e Duque de Caxias (RJ). Saúde Debate [Internet]. 2015 Jan/Mar; [cited 2017 Dec 14]; 39(104):9-17. Available from:
13 LaManna JB, Bushy A, Norris AE, Chase SK. Early and Intermediate Hospital-to-Home Transition Outcomes of Older Adults Diagnosed With Diabetes. Diabetes Educ [Internet]. 2016 Feb; [cited 2017 Dec 14]; 42(1):72-86. Available from:
14 Salci MA, Maceno P, Rozza SG, Silva DMGV, Boehs AE, Heidemann ITSB. Educação em saúde e suas perspectivas teóricas: algumas reflexões. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2013 Jan/Mar; [cited 2017 Dec 14]; 22(1):224-30. Available from:
15 Nugent LE, Carson M, Zammitt NN, Smith GD, Wallston KA. Health value & perceived control over health: behavioural constructs to support Type 2 diabetes self-management in clinical practice. J Clin Nurs [Internet]. 2015 Aug; [cited 2017 Dec 14]; 24(15-16):2201-10. Available from:
16 Huang MC, Hung CH, Stocker J, Lin LC. Outcomes for type 2 diabetes mellitus patients with diverse regimens. J Clin Nurs [Internet]. 2013 Jul; [cited 2017 Dec 14]; 22(13-14):1899-906. Available from:
17 Martin AL, Lipman RD. The future of diabetes education: expanded opportunities and roles for diabetes educators. Diabetes Educ [Internet]. 2013 Jul/Aug; [cited 2017 Dec 14]; 39(4):436-46. Available from:
18 Wolff K, Chambers L, Bumol S, White RO, Gregory BP, Davis D, et al. The PRIDE (Partnership to Improve Diabetes Education) Toolkit: Development and Evaluation of Novel Literacy and Culturally Sensitive Diabetes Education Materials. Diabetes Educ [Internet]. 2016 Feb; [cited 2017 Dec 14]; 42(1):23-33. Available from:
19 Rodrigues D, Santos VE. A educação em saúde na Estratégia Saúde da Família: uma revisão bibliográfica das publicações cientificas no Brasil. J Health Sci Inst [Internet]. 2010; [cited 2017 Dec 14]; 28(4):321-4. Available from:
20 Gómez-Palencia IP, Castillo-Ávila IY, Alvis-Estrada LR. Uncertainty in Adults with Type 2 Diabetes According to Merle Mishel's Theory. Aquichan [Internet]. 2015; [cited 2017 Dec 14]; 15(2):210-8. Available from:
21 Berry DC, Williams W, Hall EG, Heroux R, Bennett-Lewis T. Imbedding Interdisciplinary Diabetes Group Visits Into a Community-Based Medical Setting. Diabetes Educ [Internet]. 2016 Feb; [cited 2017 Dec 14]; 42(1):96-107. Available from:
22 Gazzinelli MF, Souza V, Fonseca RMGS, Fernandes MM, Carneiro ACLL, Godinho LK. Educational group practices in primary care: interaction between professionals, users and knowledge. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2015 Mar/Apr; [cited 2017 Dec 14]; 49(2):284-91. Available from:
23 Vieira GLC, Cecílio SG, Torres HC. A percepção dos usuários com diabetes sobre a estratégia de educação em grupos na promoção do autocuidado. Esc Anna Nery [Internet]. 2017; [cited 2017 Jun 30]; 21(1):e20170017. Available from:
24 Krebs JD, Parry-Strong A, Gamble E, McBain L, Bingham LJ, Dutton ES, et al. A structured, group-based diabetes self-management education (DSME) programme for people, families and whanau with type 2 diabetes (T2DM) in New Zealand: an observational study. Prim Care Diabetes [Internet]. 2013 Jul; [cited 2017 Dec 14]; 7(2):151-8. Available from:
25 Klein HA, Jackson SM, Street K, Whitacre JC, Klein G. Diabetes self-management education: miles to go. Nurs Res Pract [Internet]. 2013; [cited 2015 May 15]; 2013:15. Available from:
26 Lanzoni GMM, Meirelles BHS. A rede de relações e interações da equipe de saúde na atenção básica e implicações para a enfermagem. Acta Paul Enferm [Internet]. 2012; [cited 2017 Dec 14]; 25(3):464-70. Available from:
Submitted date:
08/22/2017
Accepted date:
10/16/2017