Instruções e Políticas
CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS OU RELATOS DE EXPERIÊNCIA:
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade do documento em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
01 - O artigo deve estar em consonância com as finalidades da Revista (Teor Educacional);
02 – Deve ser escrito em português;
03 - Para a formatação do texto, deve-se seguir as normas em vigência da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como fonte Arial ou Times New Roman (tamanho 12), página tamanho A4, margens superior e esquerda em 3 cm, inferior e direita em 2 cm, com espaçamento entre as linhas de 1,5, com mínimo de 8 páginas para artigs e 6 páfinas para Relatos de Experiência;
04 - O texto deve conter: Título; Resumo em português (fonte tamanho 12) com no máximo 200 palavras, Palavras-chave (de 3 a 5 palavras); Introdução; Desenvolvimento; Conclusão/Considerações Finais e Referências;
05 - Exceto o título, todos os tópicos devem ser alinhados à esquerda;
06 - O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) ser alinhado(s) à margem direita e as informações do(s) mesmo(s), como vínculo institucional e formação acadêmica, inseridas em nota(s) de rodapé;
07 - As seções e subseções devem ser numeradas de forma sequencial;
08 - A revisão gramatical do texto é de inteira responsabilidade do autor;
09 – Referências Bibliográficas - Devem estar de acordo com as normas da ABNT em vigência;
10 - Trabalhos que não estejam em conformidade com as normas da Revista não serão aceitos para publicação e devolvidos aos autores;
11 - Casos omissos serão avaliados e decididos pela Comissão Editorial.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Os artigos submetidos serão avaliados por um Conselho editorial composto por especialistas na área de Educação, levando em consideração os seguintes critérios: Relevância do tema para a temática proposta, originalidade e contribuição para o avanço do conhecimento na área.
ENVIO: Os artigos devem ser submetidos para o endereço eletrônico: cme.semed@portovelho.ro.gov.br em formato Microsoft Word (.doc ou .docx) e como assunto do e-mail: “submissão de artigo para revista CME EM PAUTA”.
TEMÁTICA DA SEGUNDA EDIÇÃO
“Desafios E Perspectivas Da Educação Na Amazônia: Formação, Diversidades E Saberes”.
1. Práticas pedagógicas inclusivas: Experiências e estratégias utilizadas por escolas e professores para promover a inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e outras necessidades educacionais especiais.
2. Acesso e infraestrutura: Análise da infraestrutura e acessibilidade nas unidades educacionais de Porto Velho.
3. Formação de professores: Reflexões sobre a formação docente.
4. Políticas públicas inclusivas: Análise das políticas e legislações relacionadas à inclusão educacional em Porto Velho/Rondônia.
5. Participação da comunidade escolar: Experiências de participação ativa de pais, alunos, gestores escolares na construção de um ambiente inclusivo.
6. Desafios enfrentados: Relatos de experiências, pesquisas e análises que identificam os principais desafios enfrentados no processo de inclusão educacional em Porto Velho/Rondônia.
7. Boas práticas e projetos inspiradores: Apresentação de projetos, ações e iniciativas bem-sucedidas que contribuíram para a promoção educacional em Porto Velho/Rondônia. 8. Tecnologia na educação: O papel das tecnologias da informação e comunicação (TICs) na sala de aula, como a integração de dispositivos digitais, plataformas de aprendizagem e recursos online podem aprimorar o processo de ensino e aprendizagem.
9. Educação a distância e híbrida: Experiências e desafios no ensino remoto, modalidades híbridas e a utilização de ferramentas digitais para promover a inclusão e a qualidade do ensino em Porto Velho/Rondônia.
10. Inovação curricular: Discussão sobre propostas curriculares inovadoras que estimulam o pensamento crítico, a criatividade e a resolução de problemas, preparando os estudantes para um mundo em constante transformação.
11. Sustentabilidade na educação: Como abordar temas como meio ambiente, cidadania, ética e responsabilidade social no contexto educacional, promovendo uma consciência ambiental.
12. Estratégias e práticas educacionais que respeitam as diferenças individuais dos estudantes, permitindo uma aprendizagem mais personalizada e significativa.
13. Educação e mercado de trabalho: A relação entre a formação educacional e as demandas do mercado de trabalho, destacando as habilidades e competências necessárias para a empregabilidade e o empreendedorismo dos jovens em Porto Velho/Rondônia.
A Comissão Editorial da Revista CME em Pauta espera receber contribuições de pesquisadores, professores e demais profissionais interessados em compartilhar seus estudos e experiências na área educacional.
At.te.
Conselho Editorial
Conselho Municipal de Educação/PVH