Instruções e Políticas
Submissão on line:
http://citrus.iac.sp.gov.br/index.php/CRT/login
Orientações para autores:
Política Editorial: Citrus Research & Technology publica trabalhos científicos originais escritos em Português, Espanhol, e Inglês, relacionados à citricultura nas áreas de Administração e Economia, Melhoramento e Biotecnologia, Manejo Cultural, Entomologia, Irrigação, Fisiologia, Fitopatologia, Solos e Nutrição, e Pós-colheita.
A política editorial da Citrus Research & Technology é baseada na responsabilidade como veículo de comunicação da citricultura. Para isso, a Citrus R & T exige que seu corpo editorial, revisores e autores cumpram critérios éticos e de integridade. A revista está comprometida com a Ciência Aberta, apoiando e incentivando fortemente sua prática na publicação de resultados de pesquisa
Os trabalhos enviados à Citrus Research & Technology devem ser inéditos e não podem ter sido publicados ou submetidos à publicação em outra revista simultaneamente. A revista publica artigos, comunicações e revisões. O manuscrito deve estar de acordo com as normas da Citrus Research & Technology descritas nas instruções em Preparação de Manuscritos.
O conteúdo dos trabalhos submetidos para Citrus Research & Technology, incluindo opiniões e cartas editoriais, representam seus autores e não necessariamente refletem a opinião da instituição responsável por sua publicação e são de responsabilidade exclusiva do(s)s autor(es).
Declaração de privacidade: Os nomes e endereços de e-mail inseridos neste site da revista serão usados exclusivamente para os propósitos declarados desta revista e não serão disponibilizados para qualquer outro propósito ou a qualquer outra parte.
Políticas contra plágio e má conduta em pesquisa: Todos os manuscritos submetidos à Citrus Research & Technology serão submetidos à política de rastreamento de plágio e autoplágio da revista, seguindo as diretrizes do Comitê de Ética em Publicação (COPE). Os autores são convidados a visitar o site do COPE http://publicationethics.org para obter informações sobre autores e editores em Ética em Pesquisa. Todo o processo, seleção e critérios de publicação na revista seguem as regras de conduta e ética, em conformidade com https://publicationethics.org/files/Code_of_conduct_for_journal_editors_Mar11.pdf. Se houver suspeita de mau comportamento ou suposta fraude, a revista e/ou Editor realizará uma investigação seguindo as diretrizes do COPE. Se, após investigação, houver dúvidas válidas, o (s) autor (es) em questão serão contatados através do endereço de e-mail fornecido e terão a oportunidade de abordar a questão.
A Citrus Research & Technology tem o compromisso de manter a integridade e a responsabilidade do processo editorial. Todos os casos suspeitos ou de má conduta serão investigados com alto padrão ético e acadêmico para garantir que todas as dúvidas serão sanadas. Dependendo da situação, isso pode resultar na implementação de algumas medidas. Se o manuscrito ainda estiver sob consideração, ele pode ser rejeitado e devolvido ao autor; ou se já tiver sido publicado online, dependendo da natureza e gravidade da infração, uma errata e/ou correção pode ser colocada com o artigo ou, em casos graves, pode ocorrer a retratação do artigo. O motivo será fornecido na errata/correção publicada ou na nota de retratação.
Processo de revisão por pares: Após análise do Comitê Editorial sobre a significância e impacto de conhecimento da citricultura, os manuscritos são encaminhados à um Editor Associado especializado para indicar quatro revisores especialistas na área do artigo. Os revisores devem cumprir as normas éticas de revisão, incluindo o respeito à confidencialidade e não revelar quaisquer detalhes do manuscrito, durante ou após o processo de revisão, além dos divulgados pela revista. Quando os revisores recebem um convite para avaliar qualquer texto, eles devem se comprometer a:
• Recusar o convite se houver conflito de interesse;
• Fazer eles próprios a avaliação, observando o mais completo rigor;
• Aceitar convite somente quando puderem realizar a avaliação no prazo estipulado;
• Informar sobre uma possível referência relevante publicada que não foi mencionada no texto;
• Manter sigilo absoluto sobre os textos revisados, não os discutir com colegas ou usar as informações em seu próprio benefício, até que o artigo seja publicado;
• Verificar se os dados estão disponíveis em repositórios de acesso aberto e se são válidos e confiáveis.
O processo de revisão por pares seguirá um sistema anônimo bilateral, onde autores e revisores são fechados uns aos outros. As opiniões emitidas por pelo menos dois desses revisores são analisadas pelo Editor-Associado, que emite o parecer conclusivo em nome do Comitê Editorial. Em circunstâncias atenuantes (por exemplo, devido a um atraso causado por um revisor), o Editor Associado pode fazer uma recomendação baseada nos comentários de apenas um revisor, além de sua própria avaliação do manuscrito. As revisões, juntamente com o parecer conclusivo, são encaminhadas aos autores para correções, justificativas e elaboração do novo formulário. Em seguida, a nova versão é confrontada com a versão original do artigo pelo Editor Associado para aprovação. A publicação dos artigos depende da aprovação do Conselho Editorial, com base nesta revisão por pares. Uma vez aceito, o artigo é direcionado para referências, revisões e correções vernaculares. Após a formatação do layout final, o texto é submetido às correções finais dos autores e do comitê editorial, sendo logo em seguida disponibilizado online na homepage da revista Citrus Research & Technology.
Os manuscritos que não forem aprovados na primeira etapa serão devolvidos ao autor correspondente, para que a submissão para outra revista não seja atrasada. As revisões e reenvios de manuscritos anteriormente rejeitados serão enviados aos mesmos revisores que avaliaram a versão original, desde que esses revisores estejam disponíveis. No entanto, em alguns casos, o Editor Associado pode decidir que não é apropriado convidar novamente um ou mais revisores originais e/ou considerar que um novo revisor é necessário. Os manuscritos revisados devem ser enviados dentro do prazo estabelecido na notificação aos autores da decisão de "revisão menor" ou "revisão maior". Os manuscritos revisados enviados após esses períodos serão considerados como novas submissões e estarão novamente sujeitos ao procedimento de revisão inicial. Este prazo será estritamente cumprido, exceto em circunstâncias não usuais, que deverão ser explicadas na íntegra, por escrito, ao Editor-Chefe.
Os manuscritos revisados devem estar em sua forma final de publicação no momento do envio, destacando as seções corrigidas. As provas recebidas posteriormente serão utilizadas apenas para corrigir erros tipográficos. Eles não devem ser usados para alterações finais nos artigos; essas alterações devem ser feitas no manuscrito antes de serem publicadas pelo editor. Mudanças importantes no texto na fase de prova devem ser evitadas pelo o autor e podem atrasar a publicação.
Acesso livre: Citrus Research & Technology fornece acesso aberto imediato publicado sob a licença CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/).
Direito autoral: Uma vez aprovado o manuscrito, os autores concedem licença exclusiva para publicação do artigo submetido em formato eletrônico incluindo fotos e imagens. A lei de direitos autorais também exige que os autores forneçam à Citrus Research & Technology as permissões para usar materiais de direitos autorais que foram publicados por outras revistas ou editoras, que incluem figuras, tabelas e imagens. O formulário de acordo de direitos autorais deve ser baixado (Copyright letter) no sistema e anexado como um arquivo suplementar.
Taxas editoriais. A Citrus Research & Technology é isenta de qualquer tipo de taxa de submissão / publicação, e todos os artigos após aprovados ficam disponíveis na versão online, em formato pdf.
Preparação dos manuscritos:
- Os autores devem submeter como arquivo suplementar, uma Carta de Apresentação (Cover letter) explicando a importância de seu trabalho, como e porque suas principais descobertas trazem contribuições para a citricultura e para o escopo da revista. O conteúdo da carta de apresentação deve conter a garantia de que o manuscrito é original, não foi publicado antes e não está sendo considerado para publicação em outro lugar em sua forma final, nem impressa, nem em formato eletrônico. O autor de correspondência deve assinar a carta de apresentação em nome de todos os autores;
- O autor de correspondência assume total responsabilidade pelo manuscrito, incluindo conformidade com as políticas da revista, e será o contato principal com a revista. O autor responsável pela apresentação pode assumir esta posição se indicado na carta de apresentação;
- Cada manuscrito deve ter uma página de rosto contendo o título do artigo, nomes completos dos autores, identificação ORCID (a partir de 2021) e as afiliações institucionais devem estar no idioma original da instituição, exceto para aqueles que não possuem alfabeto latino;
- Os autores devem selecionar uma categoria entre as seguintes: Administração e Economia, Melhoramento e Biotecnologia, Manejo Cultural, Entomologia, Irrigação, Fisiologia, Fitopatologia, Solos e Nutrição, ou Pós-colheita;
- O autor para correspondência deve ser identificado por um asterisco e deve ser fornecer um e-mail institucional;
- O autor para correspondência assume total responsabilidade pelo manuscrito.
Estilo do manuscrito:
- O manuscrito deve ser escrito em um programa compatível com o sistema Windows e enviado eletronicamente para http://citrus.iac.sp.gov.br/. O texto deve ser escrito em tamanho A4 (210 x 297 mm), com espaçamento duplo com margens de 3 cm, fonte Times New Roman, tamanho 12, com linhas e páginas com numeração contínua. O título completo deve estar em negrito e apenas a primeira letra em capital.
- O Sistema Internacional de Unidades (IS) deve ser usado em todo manuscrito para expressar unidades.
- Nome das variedades quando indicada no texto deverá ser grafada sem aspas. (Exemplo: laranja Pêra). O nome das espécies deverá ser escrito em itálico e quando citado pela primeira vez vir acompanhado de seus descritores (exemplo: Citrus sinensis L. Osbeck). Em novas citações da espécie, no mesmo texto, abreviar gênero e excluir os descritores (exemplo: C. sinensis).
- Tabela: deve ser numerada usando número em arábico e citada no texto em ordem. Todas as tabelas devem ser enviadas em arquivos separados e devidamente identificados. Limitar o número de dados, a fim de torná-las de fácil manuseio e compreensão, e numerá-las conforme sua apresentação no texto. Abreviaturas devem ser esclarecidas. Na formatação das tabelas devem-se evitar as linhas verticais e usar horizontais, apenas para a separação do cabeçalho e final das mesmas, evitando uso de linhas duplas. Notas de rodapé devem ser indicadas em caixa baixa ou asterisco, com valores de significância estatística.
- Figura: o local de inserção deve ser indicado no texto, com legendas devidamente identificadas, claras e objetivas. Os arquivos devem ser enviados em separado e nomeados com os elementos que permitam sua identificação. A qualidade mínima deverá ser de 300 dpi e com extensão .tif ou .jpg.
Tipos de manuscritos:
ARTIGOS: deve ser apresentado no máximo em 25 páginas, incluindo referências bibliográficas, tabelas e figuras. Deve conter a) Título: claro e conciso; b) Nome(s) do(s) autor(es) completo(s): com referência à Instituição em que trabalha(m); c) Indicação do autor de correspondência e seu endereço completo incluindo email; d) Resumo: com, no máximo, 250 palavras, contendo uma breve introdução, objetivos, os resultados mais importantes e conclusões; e) Termos de indexação: no máximo, cinco palavras representativas do artigo, com termos que não constem do título; f) Summary: deve conter o título do trabalho e o resumo em inglês; g) Index terms: termos de indexação em inglês; h) Introdução; i) Material e Métodos; j) Resultados, Discussão (ou Resultados e Discussão) com conclusões; k) Agradecimentos (opcional); l) Financiamento, e m) Referências Bibliográficas (ao redor de 25 referências, ou seja, aquelas estritamente necessárias para compreensão do artigo e discussão dos dados). Figuras e tabelas enviados em arquivos independentes, devidamente identificados.
COMUNICAÇÕES: É uma descrição concisa, mas completa de uma investigação limitada que se destina à apresentação de informações recentes sobre a pesquisa de citros, considerada relevante para anúncio rápido, com no máximo 15 páginas, incluindo referências bibliográficas, tabelas e figuras. Deverá conter: a) Título; b) Nome(s) do(s) autor(es), com referência à Instituição em que trabalham; e endereço completo e email do autor de correspondência; c) Resumo: com, no máximo, 250 palavras, contendo uma breve introdução, objetivos, os resultados mais importantes e conclusões; d) Termos de indexação: no máximo, cinco palavras representativas do trabalho, com termos que não constem do título; e) Summary: contendo título do trabalho e o resumo em inglês; f) Index terms: termos de indexação em inglês; g) Texto: com ou sem divisão de tópicos; h) Agradecimentos (opcional); i) Financiamento; e j) Referências Bibliográficas (ao redor de 10 referências, ou seja, apenas as estritamente necessárias). Figuras e tabelas, quando necessários, enviados em arquivos independentes, devidamente identificados.
REVISÃO: Os artigos de revisão são visões gerais que forneçam cobertura substancial de assuntos específicos e relevantes dentro do escopo da Citrus R&T, que podem incluir material já publicado. Deve apresentar no máximo 30 páginas, incluindo referências bibliográficas. Deve conter: a) Título; b) Nome(s) do(s) autor(es), com referência à Instituição em que trabalha(m); endereço completo e email do autor de correspondência; c) Resumo: com, no máximo, 250 palavras; d) Termos de indexação, no máximo, cinco palavras representativas do trabalho, com termos que não constem do título; e) Summary: contendo título do trabalho e o resumo em inglês; f) Index terms: termos de indexação em inglês; g) Texto: pode apresentar subtítulos abordando o tema; h) Agradecimentos (opcional); i) Financiamento; j) Referências Bibliográficas (apenas as estritamente necessárias). Tabelas e Figuras são opcionais e deverão ser enviados em arquivos independentes, devidamente identificados.
Citação de referências
As referências devem ser grafadas no texto com somente as iniciais em maiúsculas. Exemplo: Figueiredo (2005); quando o trabalho tiver mais de dois autores citar o primeiro seguido de et al., em fonte normal, vírgula e ano de publicação (Ex. Figueiredo et al., 2011); quando forem dois autores utilizar o & (e, comercial). Exemplo: Mattos Junior & Laranjeira (2013); mais de um trabalho publicado pelo(s) mesmo(s) autor(es) no mesmo ano devem vir especificados por letras, após o ano de publicação. Ex: Figueiredo et al. (2011a); para mais de uma citação bibliográfica no texto, separar os autores por ponto e vírgula e ordem cronológica (Exemplo: Figueiredo et al., 2011; Santos e Ferreira, 2017). Comunicação pessoal deve constar no texto como nota de rodapé, contendo dados sobre o informante e a data (mês e ano) da informação. Ao final do texto, as referências devem ser listadas em ordem alfabética (do sobrenome do primeiro autor) e cronológica, nos seguintes formatos:
Referências
A Citrus Research & Technology adota o estilo de citações e referências bibliográficas da American Psychological Association - APA. A política completa e os tutoriais podem ser verificados em http://www.apastyle.org.
Devem estar em ordem alfabética de autores e, nesta ordem, cronologicamente. No caso de dois ou mais autores, separe-os por vírgulas e entre o segundo e o último autor; indicar o nome de todos os autores, não usar a expressão “et al.”; os títulos das revistas devem ser escritos por extenso; incluir apenas as obras citadas no texto, tabelas e / ou figuras.
A lista de referências citadas deve ser ordenada alfabeticamente (sobrenome do primeiro autor) cronologicamente, da seguinte forma:
Periódicos:
Hippler FWR, Cipriano DO, Boaretto RM, Quaggio JA, Gaziola SA, Azevedo RA, Mattos Junior. D (2016) Citrus rootstocks regulate the nutritional status and antioxidant system of trees under copper stress. Environmental and Experimental Botany 130(10): 42-52.
Livros e boletins:
Mattos Junior D, De Negri JD, Pio RM, Pompeu Jr J (2005) Citros. Campinas: Instituto Agronômico e Fundag, 929p.
Colaboração em publicações coletivas:
Capítulo de livro:
Müller GW, Targon MLNP, Carvalho AS, Souza AA & Rodrigues JCV (2005) Doenças de citros causadas por vírus e viróides. In: Mattos Junior D, De Negri JD, Pio RM & Pompeu Junior J (Eds). Citros. Campinas: Instituto Agronômico e Fundag, p. 569.
Anais/Resumos/Proceedings de Congressos:
Coletta-Filho HD, Peroni LA, Souza AA, Takita MA, Stach-Machado DR (2011) Development and reactivity of polyclonal antibodies based on OMP sequences of Candidatus Liberibacter asiaticus. Proceedings of the IRCHLB, Orlando, FL, p.67.
Dissertação (Mestrado) e Doutorado (tese):
Mattos Junior D (2000) Citrus response functions to N, P, and K fertilization and N uptake dynamics. PhD Dissertation, University of Florida, Gainesville, USA.
Publicação eletrônica:
Autor(es). Título do artigo. Título do periódico, cidade, volume, número, paginação inicial-final, data. Disponível em: <http://endereço eletrônico>. Acesso em: dia mês (abreviado). ano.
Exemplos:
Lamari L. Assess: Image analysis software for plant disease quantification. St. Paul: APS Press, 2002. 1 CD-ROM.
FUNDECITRUS – Fundo de Defesa da Citricultura. Citrus canker – survey data. Available on: <http://www.fundecitrus.com.br/Pagina/Default.aspx?IDPagina=106>. Accessed on: 5-out. 2012.
Preprints
A Citrus Research & Technology incentiva os autores a publicar preprints como forma de acelerar a disseminação da pesquisa. Se um manuscrito com preprint for aceito para publicação na Citrus Research & Technology, ambos serão vinculados via DOI quando estiverem online.
RECOMENDAÇÕES:
- Os autores devem consultar o número recente da Citrus Research & Technology para obter informações sobre layout de texto, tabelas e figuras.
- Na submissão online do manuscrito, os nomes dos autores e co-autores devem ser inseridos no sistema na mesma ordem em que aparecerão no manuscrito final.
- O não cumprimento das normas e formatação do texto implicará na devolução do trabalho.
Sistema de submissão:
Citrus Research & Technology atua em sistema de gestão online (http://citrus.iac.sp.gov.br/). As submissões de trabalhos serão realizadas somente eletronicamente.
LINK para submissão: http://citrus.iac.sp.gov.br/index.php/CRT/login
Volumes online
Ex-Laranja ISSN 0102-1907 disponível desde 2006
Citrus Research & Technlogy (ISSN 2177-5419 impressa) disponível desde 2010
Citrus Research & Technology (ISSN 2236-3122 online) – disponível desde 2012
Homepage http://citrusrt.ccsm.br/