Biological Models Research and Technology
https://app.periodikos.com.br/journal/bmrt/article/doi/10.4322/2675-9225.00172021
Biological Models Research and Technology
Research Article

Percepção do uso de animais de laboratório entre alunos do ensino médio de 11 escolas da região Centro-Leste do estado de São Paulo  

The use of laboratory animals from the point of view of 11 high schools in the East-Center region of São Paulo state  

Sara Bonara Ferreira Andressa Valim Parca Daniele dos Santos Martins

Downloads: 0
Views: 841

Resumo

O uso de animais é uma importante etapa no desenvolvimento científico e tecnológico. Porém, a maioria das pessoas desconhece que há conceitos éticos preconizados na ciência de animais de laboratório como Bemestar Animal e o princípio dos 3Rs (do inglês: substituir, reduzir e aperfeiçoar). Desta forma, a divulgação desse conhecimento é necessária durante a formação educacional do estudante, tendo em vista os alunos como comunicadores científicos na sociedade. Assim, nosso estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento de alunos do ensino médio de escolas particulares e públicas da região Centro-Leste do estado de São Paulo, através de formulário online sobre a temática do conhecimento básico sobre a ciência de animais de laboratório, princípios éticos, bem-estar animal, 3Rs e uso de animais em pesquisa científica. Em nosso estudo, 40 alunos responderam o questionário online. Destes 25% não souberam qual a finalidade do uso de animais em pesquisas, 90% nunca visitaram ou estiveram em um laboratório que trabalha com pesquisa biomédica, e 62,5% a maioria, nunca ouviram falar nos conceitos de Bem-estar animal e 3Rs. A maioria dos adolescentes acredita que a principal contribuição do uso de animais de laboratório se limita na elaboração de vacinas, medicamentos e soros. Sendo assim, concluímos que a inserção de conteúdos temáticos, participação dos alunos em projetos de extensão e debates sobre a ciência de animais de laboratório são extremamente necessárias na formação educacional, de
modo a disseminar a compreensão sobre o assunto e evitar a propagação de falsos conhecimentos.

Arquivo Suplementar:

http://s3.amazonaws.com/host-client-assets/files/bmrt/bmrt00172021_PT_MaterialSuplementar.pdf

Palavras-chave

Animais de laboratório, ensino médio, conhecimento, comunicação científica, bem-estar animal  

Abstract

The use of animals is an important step in scientific and technological development in biomedical research. Animals kept in suitable conditions for scientific purposes can be considered laboratory animals. However, most people are unaware of ethical concepts used in laboratory animal science such as Animal Welfare and the principle of the 3Rs (replacement, reduction, and refinement). Dissemination of this knowledge is necessary during student education, considering the students as scientific communicators in society. The aim was to evaluate the knowledge of high school students from private and public schools in the East-Center region of São Paulo state. The analysis was performed using an online survey form about the laboratory animals science issue of basic knowledge, ethical principles, animal welfare, 3Rs, and the use of animals in scientific research. Forty students answered the online survey form. Twenty-five percent of adolescents did not know the purpose of using animals in research, 90% had never visited or been to a laboratory that works with biomedical research, and 62.5% had never heard of the concepts of animal welfare and the 3Rs. Most adolescents believe that laboratory animals' contribution is limited to the elaboration of vaccines, medicines, and serums. Therefore, we conclude that the insertion of thematic content, student participation in extension projects, and debates about the science of laboratory animals are extremely necessary for disseminating an understanding of the subject and avoiding the spread of false knowledge.

Supplementary File:

http://s3.amazonaws.com/host-client-assets/files/bmrt/bmrt00172021_PT_MaterialSuplementar.pdf

Keywords

Laboratory animals, high school, knowledge, scientific communication, animal welfare  

Submitted date:
10/27/2021

Accepted date:
10/26/2022

6387bcdfa95395381f78f454 bmrt Articles
Links & Downloads

Biol M Res & Tech

Share this page
Page Sections