PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A INFLUÊNCIA DO MOBILIÁRIO NO APRENDIZADO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE SANTOS
TEACHERS’ PERCEPTION OF THE INFLUENCE OF FURNITURE ON LEARNING IN MUNICIPAL ELEMENTARY SCHOOLS IN SANTOS
André Ikeda, Erica Endo Amemiya, Fernanda Buchidid Bertolini, Iuri Martins Durant de Souza, Larissa Zambuzi de Campos, Manoel Jacinto de Abreu Neto, Marina Soares Marques, Thais Tiemi Saito, Flavia Renata Dantas Alves Silva Ciaccia, Maria Célia Cunha Ciaccia, Vera Esteves Vagnozzi Rullo.
Resumo
Esse artigo apresenta o resultado de um estudo inicial sobre ergonomia e saúde realizado com os profissionais de ensino de uma escola municipal de ensino fundamental de Santos. A pesquisa mostra que os professores e a diretora da escola avaliada estão conscientes da importância da adoção de posturas saudáveis em sala de aula para o sucesso do processo de aprendizagem das crianças e adolescentes. Além disso, os participantes da pesquisa citaram o mobiliário escolar como principal fator de desconforto em sala de aula.
Palavras-chave
Abstract
This article presents the results of an initial study on ergonomics and health carried out with teaching professionals at a municipal elementary school in Santos. The research shows that the teachers and principal of the evaluated school are aware of the importance of adopting healthy postures in the classroom for the success of the learning process of children and adolescents. Furthermore, research participants cited school furniture as the main factor causing discomfort in the classroom.
Translated version DOI: https://doi.org/10.4322/rea.v13i2.50.en