Revista Ação Ergonômica
https://app.periodikos.com.br/journal/abergo/article/doi/10.4322/rea.v13i2.39
Revista Ação Ergonômica
Artigo de Pesquisa

CONDIÇÕES ERGONÔMICAS DE TRABALHO DOS AUXILIARES ADMINISTRATIVOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA

ERGONOMIC WORKING CONDITIONS OF THE ADMINISTRATIVE STAFF OF A PUBLIC SCHOOL

Eva Bessa Soares

Downloads: 0
Views: 204

Resumo

O artigo em questão aborda as condições de trabalho de profissionais da área administrativa de uma escola pública em Belo Horizonte. Foi utilizada a AET (Análise Ergonômica do Trabalho) que evidenciou questões importantes no contexto de trabalho desses profissionais como a falta de investimentos em equipamentos e materiais essenciais à execução das tarefas, constantes retrabalhos, clientes insatisfeitos, frequentes práticas de assédio moral (por parte de superiores e clientes) entre outras. Na conclusão são apontadas algumas sugestões que podem amenizar os problemas percebidos e melhorar a forma de execução das tarefas propostas.

Palavras-chave

Análise Ergonômica, Trabalho de Auxiliares Administrativos, Ergonomia.

Abstract

the article in question deals with the professional working conditions of the administrative area of a public school in Belo Horizonte. The AET (Ergonomic Analysis of Work) was used which highlighted important issues in the employment context of these professionals related to the organization of work and the lack of investment in equipment and materials essential to the execution of tasks, frequent rework, dissatisfied customers, and practices bullying (by superiors and customers) among others. At the conclusion points out some suggestions that may alleviate the perceived problems and improve the way of carrying out the tasks proposed.

Translated version DOI: https://doi.org/10.4322/rea.v13i2.39.en

 

Keywords

Ergonomic Analysis, Administrative Assistants Work, Ergonomics.

Referências

Abrahão, J. I., & Pinho, D. L. M. (2002). As transformações do trabalho e desafios teórico-metodológicos da Ergonomia. Estudos de Psicologia, 7(Número especial), 45-52.

Almeida, M. R., et al. (2013, dezembro). Implicações das políticas educacionais na vivências subjetivas de professores de escolas públicas. Caderno de Psicologia Social do Trabalho, 16(2). São Paulo.

Araujo, A. C., et al. (2008, outubro). Ergonomia, higiene e segurança do trabalho: um estudo no Conselho Regional de Psicologia – 13ª região. In Anais do XXXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Rio de Janeiro, Brasil.

Branco, J. C., et al. (2011). Prevalência de sintomas osteomusculares em professores de escolas públicas e privadas do ensino fundamental. Fisioterapia Mov., 24(2), 307-314.

Ferreira, M. C. (2015). Ergonomia da Atividade aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho: lugar, importância e contribuição da Análise Ergonômica do Trabalho (AET). Rev. Bras. Saúde Ocup., 40(131), 18-29.

Guérin, F., et al. (2001). Compreender o trabalho para transformá-lo. A prática da ergonomia (Tradução: G. M. J. Ingratta & M. Maffei). São Paulo: Edgar Blucher Ltda.

Levy, G. C., & Nunes Sobrinho, F. P. (2009). Síndrome de Burnout em professores da rede pública. Production Journal, 19(3), 458-465.

Mello, V. E., et al. (2013). Incidência de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) em trabalhadores do setor administrativo do Instituto Nacional de Metrologia (INMETRO), Rio de Janeiro, Brasil. Revista de Saúde Física & Mental, 2(1).

Motta, A. C. S., et al. (2012). Percepção por professores de aspectos ergonômicos de escolas do município do sul de Minas Gerais, Brasil. Arquivos Brasileiros de Ciências da Saúde, 37(1), 14-18.

Nunes, A. V. L., & Lins, S. L. B. (2009). Servidores públicos federais: uma análise do prazer e sofrimento no trabalho. rPOT, 9(1), 51-67.

Servilha, E. A. M., Leal, R. O. F., & Hidaka, M. T. U. (2010). Riscos ocupacionais na legislação trabalhista brasileira: destaque para aqueles relativos à saúde e à voz do professor. Revista Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 15(4), 505-513.

Simões, R., Daniellou, F., & Nascimento, A. (2012). From prescribed to real rotations: A means of collective protection for the health of workers in a soft drink factory. Work, 41(1), 3136-3142.

Soares, E. B. (2011). Ergonomia e televendas: uma análise do erro humano. São Paulo: Blucher Acadêmico.

Vedovato, T. G., & Monteiro, M. I. (2008). Perfil sociodemográfico e condições de saúde e trabalho dos professores de nove escolas estaduais paulistas. Revista Escola de Enfermagem da USP, 42(2), 290-297.

65d4fc5ba9539510e90ebe42 abergo Articles
Links & Downloads

R. Ação Ergon.

Share this page
Page Sections