Revista Ação Ergonômica
https://app.periodikos.com.br/journal/abergo/article/doi/10.4322/rae.v19n1.e202503
Revista Ação Ergonômica
Artigo de Pesquisa

Aplicação da abordagem da engenharia de fatores humanos para a igualdade, diversidade e inclusão na formação de terapeutas ocupacionais

Applying the human factors engineering approach to equality, diversity and inclusion in occupational therapy training

Aplicación del enfoque de ingeniería de factores humanos a la igualdad, la diversidad y la inclusión en la formación en terapia ocupacional

Ángela Paula Simonelli, José Marçal Jackson Filho

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Resumo

A busca pela igualdade, diversidade e inclusão está colocada na agenda social, convocando os diversos atores sociais e movimentos, assim como as diversas disciplinas para contribuir com a mudança de padrões sociais centrados em processos discriminatórios, injustos e promotores de exclusão. A Ergonomia contribui para intervir sobre tais questões. A abordagem Fatores Humanos na Igualdade, Diversidade e Inclusão (FHIDI) foi desenhada para tal. O objetivo deste artigo é apresentar a utilização da abordagem FHIDI para desenvolver o tema da inclusão social de grupos, em especial no trabalho, e contribuir para a formação de alunos de graduação em Terapia Ocupacional. Os alunos entrevistaram trinta trabalhadores contendo diversidade de características individuais e sociais. Por meio do estímulo provocado pela abordagem FHIDI em sala de aula, os alunos foram levados a desenvolver olhar situado nos casos que se apresentavam para cada um deles (em suas entrevistas) e sobre as dificuldades e problemas das pessoas, ao mesmo tempo em que o debate no coletivo reposicionava para questões transversais ao grupo de pessoas e para a necessidade de pensamento sistêmico na busca da análise do papel da lei e de soluções. Enfim, os resultados materializados em cartazes, fruto da aprendizagem individual e coletiva, apontam para a expansão do olhar de todos, alunos e docente, e, portanto, valida a abordagem como instrumento de formação para outras disciplinas da saúde e do trabalho.

Palavras-chave

Igualdade, diversidade, inclusão, fatores humanos, terapia ocupacional.

Abstract

The pursuit of equality, diversity, and inclusion is on the social agenda, calling on various social actors and movements, as well as various disciplines, to contribute to changing social patterns centered on discriminatory, unfair, and exclusionary processes . Ergonomics contributes to addressing these issues. The Human Factors in Equality, Diversity, and Inclusion (FHIDI) approach was designed for this purpose. The objective of this article is to present the use of the FHIDI approach to develop the topic of social inclusion of groups, especially in the workplace, and to contribute to the training of undergraduate Occupational Therapy students. The students interviewed thirty workers with diverse individual and social characteristics. Through the stimulation provided by the FHIDI approach in the classroom, students were encouraged to develop a situated perspective on the cases presented to each of them (in their interviews) and on the difficulties and problems of these individuals. At the same time, the collective debate refocused on cross-cutting issues across the group and the need for systemic thinking in the search for analysis of the role of the law and solutions. Ultimately, the results, materialized in posters, the fruit of individual and collective learning, point to an expanded perspective for everyone, students and faculty alike, and therefore validate the approach as a training tool for other health and occupational disciplines.

Keywords

Equality, diversity, inclusion, human factors, occupational therapy.

Resumen

La búsqueda de la igualdad, la diversidad y la inclusión está en la agenda social, llamando a varios actores y movimientos sociales, así como a varias disciplinas, a contribuir al cambio de patrones sociales centrados en procesos discriminatorios , injustos y excluyentes . La ergonomía contribuye a abordar estas cuestiones . El enfoque de Factores Humanos en Igualdad, Diversidad e Inclusión (FHIDI) fue diseñado para este propósito. El objetivo de este artículo es presentar el uso del enfoque FHIDI para desarrollar el tema de la inclusión social de los grupos, especialmente en el lugar de trabajo, y contribuir a la formación de estudiantes de pregrado de Terapia Ocupacional. Los estudiantes entrevistaron a treinta trabajadores con diversas características individuales y sociales. A través de la estimulación proporcionada por el enfoque FHIDI en el aula, se animó a los estudiantes a desarrollar una perspectiva situada sobre los casos presentados a cada uno de ellos (en sus entrevistas) y sobre las dificultades y problemas de estos individuos. Al mismo tiempo, el debate colectivo se reorientó hacia cuestiones transversales en todo el grupo y la necesidad de un pensamiento sistémico en la búsqueda de análisis del papel de la ley y las soluciones. En definitiva, los resultados, materializados en carteles, fruto del aprendizaje individual y colectivo, apuntan a una perspectiva ampliada para todos, estudiantes y profesores, y validan, por tanto, el enfoque como herramienta de formación para otras disciplinas sanitarias y ocupacionales.

Palabras clave

Igualdad, diversidad, inclusión, factores humanos, terapia ocupacional.

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