ANÁLISE ERGONÔMICA COM USO DO RASTREAMENTO OCULAR: O POSICIONAMENTO DO DISPLAY DE UM CARRO BAJA
RGONOMIC ANALYSIS USING EYE TRACKING: THE POSITIONING OF A BAJA CAR'S DISPLAY
ANÁLISIS ERGONÓMICO MEDIANTE SEGUIMIENTO OCULAR: LA POSICIÓN DE LA PANTALLA DE UN COCHE BAJA
Eugenio Andrés Díaz Merino, Diogo Pontes Costa, Carmen Elena Martínez Riascos, Erika Danielly Florêncio Pereira Muniz, Irandir Izaquiel Paulo, Giselle Schmidt Alves Díaz Merino.
Resumo
A competição BAJA SAE Brasil, promovida pela Society of Automotive Engineers (SAE), desafia estudantes de engenharia a desenvolverem protótipos de veículos off-road. Este artigo teve como objetivo, usar o Eye Tracking na análise e definição do posicionamento do display do carro puma usado para a competição BAJA pela equipe da Universidade Federal de Santa Catarina, considerando a ergonomia e posicionamento do piloto. No estudo, foi utilizado o equipamento Eye Tracker da Senso Motoric Instruments (SMI), associado ao software BeGaze. Dois pilotos da equipe participaram dos testes, representando os percentis 5 (P5) e 50 (P50). Foram avaliadas três posições do display. Os resultados indicaram que a posição 02 apresentou melhor desempenho, proporcionando maior eficiência na visualização das luzes indicativas e do velocímetro, tanto em trajetórias retas quanto em curvas. Contudo, observou-se uma limitação na leitura das informações situadas à esquerda do velocímetro, decorrente do formato do volante. Diante dos resultados, foram sugeridas melhorias no projeto, incluindo ajustes no ângulo e na altura do display, reposicionamento do velocímetro, adaptação do assento e redesenho do volante. As propostas procuram atender às exigências regulamentares da competição e às necessidades dos pilotos. O estudo demonstra a relevância do rastreamento ocular como ferramenta para melhoria do design ergonômico de veículos Baja, favorecendo soluções mais funcionais e seguras.
Palavras-chave
Abstract
The BAJA SAE Brazil competition is organized by the Society of Automotive Engineers (SAE). It challenges engineering students to develop prototype off-road vehicles. This article aimed to use Eye Tracking in the analysis and definition of the display positioning in the Puma car used for the BAJA competition by the team from the Federal University of Santa Catarina, with a focus on driver ergonomics and positioning. The study utilized Eye Tracker from Senso Motoric Instruments (SMI) in combination with BeGaze software. Two team drivers participated in the tests, representing the 5th (P5) and 50th (P50) percentiles. Three different display positions on the vehicle's dashboard were evaluated. The results revealed that display position 02 offered the best performance, providing greater efficiency in viewing the indicator lights and speedometer on both straight and curved trajectories. However, a limitation was observed in reading information located to the left of the speedometer, attributed to the shape of the steering wheel. Based on these findings, design improvements were proposed, including adjustments to the display's angle and height, repositioning the speedometer, redesigning the steering wheel, and adapting the seat. These proposals aim to comply with competition regulations while addressing the drivers' needs. This study highlights the importance of Eye Tracking as a tool for enhancing the ergonomic design of Baja vehicles, contributing to safety and more functional solutions.
Translated version DOI: https://doi.org/10.4322/rae.v18n2.e202410.en
Keywords
Resumen
El concurso BAJA SAE Brasil, promovido por la Sociedad de Ingenieros Automotrices (SAE), desafía a los estudiantes de ingeniería a desarrollar prototipos de vehículos todoterreno. Este artículo tuvo como objetivo utilizar el Eye Tracking en el análisis y definición del posicionamiento de la pantalla del coche puma utilizado para la competencia BAJA por el equipo de la Universidad Federal de Santa Catarina, considerando la ergonomía y el posicionamiento del conductor. En el estudio se utilizó el equipo Eye Tracker de Senso Motoric Instruments (SMI), asociado al software BeGaze. Dos pilotos del equipo participaron en las pruebas, representando los percentiles 5º (P5) y 50º (P50). Se evaluaron tres posiciones de visualización. Los resultados indicaron que la posición 02 presentó un mejor desempeño, proporcionando mayor eficiencia en la visualización de las luces indicadoras y del velocímetro, tanto en trayectorias rectas como en curvas. Sin embargo, había una limitación en la lectura de la información ubicada a la izquierda del velocímetro, debido a la forma del volante. A la vista de los resultados, se sugirieron mejoras en el diseño, incluyendo ajustes en el ángulo y la altura de la pantalla, reposicionamiento del velocímetro, adaptación del asiento y rediseño del volante. Las propuestas buscan cumplir con los requisitos reglamentarios de la competición y las necesidades de los pilotos. El estudio demuestra la relevancia del eye tracking como herramienta para mejorar el diseño ergonómico de los vehículos Baja, favoreciendo soluciones más funcionales y seguras.
DOI la versión traducida: https://doi.org/10.4322/rae.v18n2.e202410.es
Palabras clave
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