A ABORDAGEM FORMATIVA EM UMA COOPERATIVA DE MATERIAL RECICLÁVEL: CONFRONTAÇÃO DA ANÁLISE DO TRABALHO PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM EXPANSIVA
THE FORMATIVE APPROACH IN A RECYCLABLE MATERIAL COOPERATIVE: CONFRONTING WORK ANALYSIS TO PROMOTE EXPANSIVE LEARNING
EL ENFOQUE FORMATIVO EN UNA COOPERATIVA DE MATERIALES RECICLABLES: CONFRONTANDO EL ANÁLISIS DEL TRABAJO PARA PROMOVER EL APRENDIZAJE EXPANSIVO
Maria Luisa Alves Pereira, Iracimara de Anchieta Messias
Resumo
A organização dos catadores de resíduos sólidos em cooperativas permite uma melhor inserção econômica e social desses trabalhadores. Porém, do ponto de vista prático, ainda há desafios a serem enfrentados para garantir melhor qualidade de vida e trabalho dos catadores cooperados, que ainda sofrem constantes análises negativas quanto à organização do trabalho, saúde, segurança e ergonomia. No âmbito da prevenção dos riscos no trabalho, estudos que abordam o processo educativo apresentam importância na esfera do desenvolvimento do protagonismo dos trabalhadores na sua prevenção. O objetivo deste estudo foi conhecer como são realizadas as atividades laborais em determinados postos de trabalho de uma cooperativa de material reciclável, segundo a descrição e percepção dos próprios cooperados que realizam ou não esta atividade cotidianamente. Foram utilizadas técnicas de análise da atividade como a autoconfrontação e alloconfrontação, tendo como referencial teórico a Teoria da Atividade Histórico Cultural. Foi selecionado o setor de prensagem na análise da atividade, sendo que a aplicação de tais técnicas permitiu que os indivíduos tornassem o próprio trabalho um objeto de reflexão e externalizassem conhecimentos que, muitas vezes, são realizados inconscientemente. Nesse sentido, este trabalho contribuiu para que os próprios sujeitos pensassem em alternativas para modificar seus métodos de trabalho e para desenvolver novos, através da análise do próprio trabalho e de terceiros. No entanto, ainda seriam necessárias mais aplicações das técnicas de confrontação, para que a real eficácia da técnica na promoção da aprendizagem expansiva no manuseio de resíduos sólidos pudesse ser realmente comprovada.
Palavras-chave
Abstract
The organization of solid waste collectors into cooperatives allows for better economic and social integration of these workers. However, from a practical point of view, there are still challenges to be faced in order to guarantee a better quality of life and work for cooperative waste pickers, who still suffer constant negative analyses in terms of work organization, health, safety and ergonomics. In the context of preventing risks at work, studies that address the educational process are important in terms of developing workers' protagonism in prevention. The aim of this study was to find out how work activities are carried out at certain work stations in a recyclable material cooperative, according to the description and perception of the cooperative members themselves, who do or do not carry out this activity on a daily basis. Activity analysis techniques such as self-confrontation and alloconfrontation were used, with Cultural Historical Activity Theory as the theoretical framework. The pressing sector was selected for the activity analysis, and the application of these techniques allowed individuals to make their work an object of reflection and externalize knowledge that is often carried out unconsciously. In this sense, this work has helped the subjects themselves to think of alternatives to modify their working methods and to develop new ones, by analyzing their own work and that of others. However, further applications of the confrontation techniques would still be necessary in order to really prove the technique's effectiveness in promoting expansive learning in solid waste handling.
Translated version DOI: https://doi.org/10.4322/rae.v18n2.e202406.en
Keywords
Resumen
La organización de los recolectores de residuos sólidos en cooperativas permite una mejor inserción económica y social de estos trabajadores. Sin embargo, desde un punto de vista práctico, aún quedan desafíos por enfrentar para garantizar una mejor calidad de vida y trabajo para los recicladores cooperativos, quienes aún sufren constantes análisis negativos en cuanto a organización del trabajo, salud, seguridad y ergonomía. En el contexto de la prevención de riesgos laborales, los estudios que abordan el proceso educativo son importantes en el ámbito del desarrollo del papel de los trabajadores en su prevención. El objetivo de este estudio fue conocer cómo se realizan las actividades laborales en determinados empleos de una cooperativa de materiales reciclables, de acuerdo a la descripción y percepción de los cooperativistas que realizan o no realizan esta actividad en el día a día. Se utilizaron técnicas de análisis de la actividad, como la autoconfrontación y la aloconfrontación, teniendo como referente teórico la Teoría de la Actividad Cultural Histórica. En el análisis de la actividad se seleccionó el sector del prensado, y la aplicación de dichas técnicas permitió a los individuos hacer de su propio trabajo un objeto de reflexión y exteriorizar conocimientos que muchas veces se llevan a cabo de manera inconsciente. En este sentido, este trabajo contribuyó a que los propios sujetos pensaran en alternativas para modificar sus métodos de trabajo y desarrollar otros nuevos, a través del análisis de su propio trabajo y el de los demás. Sin embargo, aún serían necesarias más aplicaciones de las técnicas de confrontación, de manera que se pudiera comprobar realmente la efectividad real de la técnica para promover el aprendizaje expansivo en el manejo de los residuos sólidos.
DOI de versión traducida: https://doi.org/10.4322/rae.v18n2.e202406.es
Palabras clave
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