TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA COM ENFOQUE OPERACIONAL NA DEMANDA ERGONÔMICA: CAPACITAÇÃO DA TRIPULAÇÃO DA CLASSE RIACHUELO DA MARINHA DO BRASIL
TECHNOLOGY TRANSFER WITH OPERATIONAL FOCUS ON ERGONOMIC DEMAND: TRAINING THE CREW OF THE RIACHUELO CLASS OF THE BRAZILIAN NAVY
Henrique Ribeiro Menezes, Júlio César Bispo Neves, Mario Cesar Vidal
Resumo
Este artigo trata da transferência de tecnologia com foco na retenção de conhecimento da Tripulação dos Submarinos da Classe Riachuelo (SCR⁴) da Marinha do Brasil (MB). O processo se situa no âmbito do acordo militar Brasil - França (2008). O estudo trata da evolução do conhecimento necessário ao processo de capacitação operacional da tripulação. A capacitação é modelada com base na Ergonomia, mais exatamente na perspectiva da Antropotecnologia (WISNER, 1985). Sua metodologia viabilizou-se com os aportes da Grounded Theory, possibilitando a avaliação para instrumentar a formação dos submarinistas, dentro do conceito de simuladores como o Computer Based Training (CBT). Para tanto a geração de categorias e conceitos, a partir dos elementos observados, se realiza ao longo do desenvolvimento de uma teoria explícita, que contribui para determinação das demandas aplicadas e necessárias para a aludida capacitação.
Palavras-chave
Abstract
This article deals with technology transfer with a focus on knowledge retention of the Crew of the Riachuelo Class Submarines (SCR⁴) of the Brazilian Navy (MB). The process falls within the scope of the Brazil - France military agreement (2008). The study deals with the evolution of knowledge necessary for the crew's operational training process. Training is modeled based on Ergonomics, more precisely from the perspective of Anthropotechnology (WISNER, 1985). Its methodology was made possible with the contributions of Grounded Theory, enabling evaluation to instrument the training of submariners, within the concept of simulators such as Computer Based Training (CBT). To this end, the generation of categories and concepts, based on the observed elements, takes place throughout the development of an explicit theory, which contributes to determining the demands applied and necessary for the aforementioned training.
Translated version DOI: https://doi.org/10.4322/rae.v17n2.e202318.en