Revista Ação Ergonômica
https://app.periodikos.com.br/journal/abergo/article/doi/10.4322/rae.v17n2.e202314
Revista Ação Ergonômica
Artigo de Pesquisa

PROCESSO DE INSTRUÇÃO DA DEMANDA ERGONÔMICA RELACIONADA À ACESSIBILIDADE NO CONTEXTO DA EVACUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM UM MUSEU

PROCESS OF EDUCATING ERGONOMIC DEMANDS RELATED TO ACCESSIBILITY IN THE CONTEXT OF EMERGENCY EVACUATION IN A MUSEUM

Jeovana Cecilia Fernandes da Silva, Ricardo José Matos de Carvalho, Maria Christine Werba Saldanha

Downloads: 0
Views: 132

Resumo

Este trabalho objetiva, à luz do método da Análise Ergonômica do Trabalho-AET, descrever o processo de instrução da demanda ergonômica em curso em um museu localizado na cidade de Natal/RN, Brasil, e caracterizar sua estrutura e funcionamento global, considerando a acessibilidade do museu e a possível necessidade de evacuação dos ocupantes em situação de emergência. Para tanto, realizou-se, inicialmente, um levantamento bibliográfico para identificar problemas existentes em museus, relacionados a riscos de desastre ou desastre, acessibilidade, barreira informacional e física e evacuação dos ocupantes em situação de emergência. O levantamento destes problemas, como parte do processo de instrução da demanda ergonômica, e o estudo da estrutura e do funcionamento global do referido museu resultaram na formulação e apresentação ao diretor do museu, de uma hipótese de demanda ergonômica (demanda provocada) que está sendo discutida e analisada com ele, a fim de se estabelecer a demanda ergonômica negociada. A construção social desenvolvida se mostrou um dispositivo eficiente da AET no processo de instrução da demanda no referido museu.

Palavras-chave

Museu, Emergência, Ergonomia, Construção Social, Instrução da Demanda.

Abstract

This work aims, in the light of the Ergonomic Work Analysis-AET method, to describe the process of instructing the ergonomic demand underway in a museum located in the city of Natal/RN, Brazil, and characterize its overall structure and functioning, considering accessibility of the museum and the possible need to evacuate occupants in an emergency situation. To this end, initially, a bibliographical survey was carried out to identify existing problems in museums, related to disaster risks, accessibility, informational and physical barriers and evacuation of occupants in an emergency situation. The survey of these problems, as part of the ergonomic demand instruction process, and the study of the structure and global functioning of the aforementioned museum resulted in the formulation and presentation to the museum director of an ergonomic demand hypothesis (provoked demand) that is being discussed and analyzed with him, in order to establish the negotiated ergonomic demand. The social construction developed proved to be an efficient device for AET in the demand instruction process in the aforementioned museum.

Translated version DOI: https://doi.org/10.4322/rae.v17n2.e202314.en

Keywords

Museum, Emergency, Ergonomics, Social Construction, Demand Instruction.
65fdd064a9539569cb7ebed3 abergo Articles
Links & Downloads

R. Ação Ergon.

Share this page
Page Sections