Revista Ação Ergonômica
https://app.periodikos.com.br/journal/abergo/article/doi/10.4322/rae.v17n2.e202314
Revista Ação Ergonômica
Artigo de Pesquisa

PROCESSO DE INSTRUÇÃO DA DEMANDA ERGONÔMICA RELACIONADA À ACESSIBILIDADE NO CONTEXTO DA EVACUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM UM MUSEU

PROCESS OF EDUCATING ERGONOMIC DEMANDS RELATED TO ACCESSIBILITY IN THE CONTEXT OF EMERGENCY EVACUATION IN A MUSEUM

PROCESO DE ENSEÑANZA DE LA DEMANDA ERGONÓMICA RELACIONADA CON LA ACCESIBILIDAD EN EL CONTEXTO DE LA EVACUACIÓN DE EMERGENCIA EN UN MUSEO

Jeovana Cecilia Fernandes da Silva, Ricardo José Matos de Carvalho, Maria Christine Werba Saldanha

Downloads: 0
Views: 510

Resumo

Este trabalho objetiva, à luz do método da Análise Ergonômica do Trabalho-AET, descrever o processo de instrução da demanda ergonômica em curso em um museu localizado na cidade de Natal/RN, Brasil, e caracterizar sua estrutura e funcionamento global, considerando a acessibilidade do museu e a possível necessidade de evacuação dos ocupantes em situação de emergência. Para tanto, realizou-se, inicialmente, um levantamento bibliográfico para identificar problemas existentes em museus, relacionados a riscos de desastre ou desastre, acessibilidade, barreira informacional e física e evacuação dos ocupantes em situação de emergência. O levantamento destes problemas, como parte do processo de instrução da demanda ergonômica, e o estudo da estrutura e do funcionamento global do referido museu resultaram na formulação e apresentação ao diretor do museu, de uma hipótese de demanda ergonômica (demanda provocada) que está sendo discutida e analisada com ele, a fim de se estabelecer a demanda ergonômica negociada. A construção social desenvolvida se mostrou um dispositivo eficiente da AET no processo de instrução da demanda no referido museu.

Palavras-chave

Museu, Emergência, Ergonomia, Construção Social, Instrução da Demanda.

Abstract

This work aims, in the light of the Ergonomic Work Analysis-AET method, to describe the process of instructing the ergonomic demand underway in a museum located in the city of Natal/RN, Brazil, and characterize its overall structure and functioning, considering accessibility of the museum and the possible need to evacuate occupants in an emergency situation. To this end, initially, a bibliographical survey was carried out to identify existing problems in museums, related to disaster risks, accessibility, informational and physical barriers and evacuation of occupants in an emergency situation. The survey of these problems, as part of the ergonomic demand instruction process, and the study of the structure and global functioning of the aforementioned museum resulted in the formulation and presentation to the museum director of an ergonomic demand hypothesis (provoked demand) that is being discussed and analyzed with him, in order to establish the negotiated ergonomic demand. The social construction developed proved to be an efficient device for AET in the demand instruction process in the aforementioned museum.

Translated version DOI: https://doi.org/10.4322/rae.v17n2.e202314.en

Keywords

Museum, Emergency, Ergonomics, Social Construction, Demand Instruction.

Resumen

Este trabajo tiene como objetivo, a la luz del método de Análisis Ergonómico del TrabajoAET, describir el proceso de instrucción de la demanda ergonómica en curso en un museo ubicado en la ciudad de Natal/RN, Brasil, y caracterizar su estructura y funcionamiento global, considerando la accesibilidad del museo y la posible necesidad de evacuación de ocupantes en situaciones de emergencia. Para ello, se realizó inicialmente un relevamiento bibliográfico para identificar la problemática existente en los museos, relacionada con los desastres o riesgos de desastres, la accesibilidad, las barreras informativas y físicas, y la evacuación de los ocupantes en situaciones de emergencia. El repunte de estos problemas, como parte del proceso de instrucción de la demanda ergonómica, y el estudio de la estructura y funcionamiento global del museo dieron como resultado la formulación y presentación al director del museo, de una hipótesis de demanda ergonómica (demanda provocada) que está siendo discutida y analizada con él, con el fin de establecer la demanda ergonómica negociada. La construcción social desarrollada demostró ser un dispositivo eficiente de la AET en el proceso de instrucción de la demanda en el citado museo.

DOI de la versión traducida: https://doi.org/10.4322/rae.v17n2.e202314.es

Palabras clave

Museo, Emergencia, Ergonomía, Construcción Social, Instrucción de la Demanda.

Referências

Brasil. (2022, 3 de agosto). Lei nº 11227, de 03 de agosto de 2022. Institui a Política Estadual de Cultura Viva no Estado do Rio Grande do Norte e dá outras providências. Recuperado em 3 de abril de 2023, de http://www.al.rn.gov.br/storage/legislacao/2022/7qqc071004vkipxw6k799asejf79zp.pdf

CAPES. (n.d.). CAPES. Recuperado em 30 de julho de 2023, de https://www.gov.br/capes/pt-br/capes

Carvalho, R. J. M., & Saldanha, M. C. W. (2001). Relatório de Instrução da Demanda. CESERG/GENTE/COPPE/UFRJ.

Chacón, K. (2011). El papel de los museos en las sociedades. Museos, (2), 16–23.

Cohen, R. (2012). Acessibilidade a museus. Brasília: IBRAM.

DDFEM/IBRAM/Ministério do Turismo. (n.d.). Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus (DDFEM). Recuperado em 30 de julho de 2023, de https://antigo.museus.gov.br/quem-e-quem/departamento-de-difusao-fomento-e-economia-dos-museus-ddfem/

Formulário de Visitação Anual (FVA). (n.d.). Formulário de Visitação Anual (FVA). Recuperado em 30 de julho de 2023, de https://www.gov.br/museus/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/museus-publico/formulario-de-visitacao-anual-fva

Guérin, F., et al. (2001). Compreender o trabalho para transformá-lo. São Paulo: Edgar Blucher LTDA.

ICOM. (n.d.). Nova Definição de Museu – ICOM Brasil. Recuperado em 9 de abril de 2023, de https://www.icom.org.br/?page_id=2776

Mapas Culturais. (n.d.). Mapas Culturais. Recuperado em 30 de julho de 2023, de http://museus.cultura.gov.br/busca/##(global:(enabled:(space:!t),filterEntity:space))

UFRN/Museu Câmara Cascudo (MCC). (n.d.). Museu Câmara Cascudo (MCC). Recuperado em 30 de julho de 2023, de https://mcc.ufrn.br/

Natal. (1997, 9 de julho). Lei nº 4.838, de 09 de julho de 1997. Institui o Projeto Djalma Maranhão de incentivos fiscais para a realização de projetos culturais no Município de Natal e dá outras providências. Recuperado em 3 de abril de 2023, de https://natal.rn.gov.br/storage/app/media/funcarte/leiDjalma/Lei-4.838-97_alterada-pela-Lei-5323_2001.pdf

Natal. (n.d.). Prefeitura Municipal do Natal. Recuperado em 22 de abril de 2023, de https://www2.natal.rn.gov.br/funcarte/

Ono, R., & Moreira, K. B. R. (2011). Segurança em Museus. Brasília, DF: MinC/Ibram.

Painel Analítico – Cadastro Nacional de Museus. (n.d.). Painel Analítico – Cadastro Nacional de Museus. Recuperado em 22 de setembro de 2023, de https://cadastro.museus.gov.br/painel-analitico/

Rio Grande do Norte (Estado). (2022). Lei nº 11227, de 03 de agosto de 2022. Institui a Política Estadual de Cultura Viva no Estado do Rio Grande do Norte e dá outras providências. Recuperado em 30 de julho de 2023, de https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=359016

Rio Grande do Norte (Estado). (1999). Lei nº 7799, de 30 de dezembro de 1999. Dispõe sobre a concessão de incentivo fiscal para financiamento de projetos culturais no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte, e dá outras providências. Recuperado 3 de abril de 2023, de https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=359016

Romão, X., & Bertolin, C. (2022). Risk protection for cultural heritage and historic center: Current knowledge and further research needs. International Journal of Disaster Risk Reduction, 67, 102652. https://doi.org/10.1016/j.ijdrr.2022.102652

Secult/Funcarte – Secretaria Municipal de Cultura. Fundação Cultural Capitania das Artes. (n.d.). Blog da Funcarte. Recuperado em 30 de julho de 2023, de https://blogdafuncarte.com.br/

UNDRR. (2019). Global Assessment Report on Disaster Risk Reduction. Geneva: United Nations Office for Disaster Risk Reduction (UNDRR).

UNDRR. (2009). Global Assessment Report on Disaster Risk Reduction. Geneva: United Nations International Strategy for Disaster Reduction.

UNDRR. (2011). Global Assessment Report on Disaster Risk Reduction. Geneva: United Nations International Strategy for Disaster Reduction.

UNDRR. (2013). Global Assessment Report on Disaster Risk Reduction: from shared risk to shared value – the business case for disaster risk reduction. Geneva: United Nations Office for Disaster Risk Reduction.

UNDRR. (2015). Global Assessment Report on Disaster Risk Reduction: making development sustainable: the future of disaster risk management. Geneva: United Nations Office for Disaster Risk Reduction.

UNISDR. (2012). Making cities resilient. Report 2012. My city is getting ready. A global snapshot of how local governments reduce disaster risk. Geneva, Switzerland: UNISDR.

UNISDR. (2015). Sendai Framework for Disaster Risk Reduction 2015-2030. Geneva, Switzerland: UNISDR.

UNISDR. (2009). Terminology on disaster risk reduction. Geneva: UNISDR.

Valente, M. E. A. (2009). Museus de ciências e tecnologia no Brasil: uma história da museologia entre as décadas de 1950 (Tese de doutorado). Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.

Vidal, M. C. R. (2008). Guia para Análise Ergonômica do Trabalho na empresa: Uma metodologia realista, ordenada e sistemática. Rio de Janeiro: Editora Virtual Científica.

65fdd064a9539569cb7ebed3 abergo Articles
Links & Downloads

R. Ação Ergon.

Share this page
Page Sections