O TRABALHO PRESCRITO E O TRABALHO REAL NO ÂMBITO DA ORIENTAÇÃO EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA
THE PRESCRIBED WORK AND THE ACTUAL WORK WITHIN THE SCOPE OF SCIENTIFIC INITIATION GUIDANCE
Geyce Martins de Alencar Sousa, Luiz Antônio Tonin
Resumo
Este estudo, em fase exploratória, aborda as lacunas entre o trabalho real e o prescrito no âmbito da orientação na graduação, para formação de jovens pesquisadores por meio do programa de iniciação científica. Empreendeu-se um estudo de caso em uma instituição de ensino superior (IES) pública, localizada no centro-oeste brasileiro, com a aplicação de questionários, realização de entrevistas, análise documental, por meio dos quais foram avaliados aspectos relativos aos procedimentos adotados pelos orientadores, suas percepções no que diz respeito às normas estabelecidas e suas motivações para o desempenho dessa atribuição. Os resultados indicaram que a escassez de recursos financeiros e materiais para a realização dos projetos de pesquisa e a indisponibilidade do orientando para realizar algumas tarefas previamente acordadas são os principais causadores de sobrecarga no processo de orientação. Além disso, indicaram que os orientadores compreendem suas responsabilidades, adotam procedimentos coerentes e mostram-se alinhados com prescrições estabelecidas. Como fator motivacional, destacou-se a contribuição para a formação acadêmica e científica dos estudantes.
Palavras-chave
Abstract
This study, in the exploratory phase, addresses the gaps between real work and that prescribed within the scope of undergraduate guidance, for the training of young researchers through the scientific initiation program. A case study was undertaken in a public higher education institution (HEI), located in the Brazilian center-west, with the application of questionnaires, interviews, document analysis, through which aspects relating to the procedures adopted by the advisors, their perceptions regarding established norms and their motivations for carrying out this assignment. The results indicated that the scarcity of financial and material resources to carry out research projects and the unavailability of the supervisee to carry out some previously agreed tasks are the main causes of overload in the guidance process. Furthermore, they indicated that advisors understand their responsibilities, adopt coherent procedures and are aligned with established prescriptions. As a motivational factor, the contribution to the academic and scientific training of students stood out.
Translated version DOI: https://doi.org/10.4322/rae.v17n2.e202313.en