ESTUDO DESCRITIVO PARA ELABORAÇÃO DE PLATAFORMAS ELEVATÓRIAS EM ESCADAS
DESCRIPTIVE STUDY FOR THE ELABORATION OF LIFTING PLATFORMS IN STAIRS
ESTUDIO DESCRIPTIVO PARA LA ELABORACIÓN DE PLATAFORMAS ELEVADORAS EN ESCALERAS
Anselmo Barbosa, Cristiane Ribeiro Coelho
Resumo
Este artigo tem como objetivo descrever o processo de elaboração de plataformas elevatórias em escadas, com foco nas Normas Brasileiras (NBR): NBR 9050:2020 e NBR ISO 9386-2:2012. Tais normas, referem-se à acessibilidade, o direito e alcance, além de representarem a inclusão social de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência, ou com mobilidade reduzida. Dessa forma, buscou-se por meio de um estudo de caso em uma escola de educação infantil, a elaboração de um projeto de plataforma elevatória em escadas em 2D, para melhorar a acessibilidade das crianças portadoras de deficiências e dos idosos com mobilidade reduzida que frequentam o local, a fim de possibilitar a locomoção por meio de uma plataforma de elevação para escadas. A partir das informações e especificações técnicas apresentas na NBR 9050:2020 e NBR ISO 9386-2:2012, foi possível desenvolver o projeto para a escola, considerando as medidas especificadas nas normas, bem como acionamento, velocidade, deslocamento, medidas de segurança, dentre outras. Assim, além da busca pelo conhecimento, a elaboração do projeto possibilitou desenvolver estudos sobre plataformas elevatórias que garantam a acessibilidade mais segura a todos, e, também garantir o exercício pleno da cidadania.
Palavras-chave
Abstract
This article aims to describe the process of designing stairlift platforms, focusing on the Brazilian Standards (NBR): NBR 9050:2020 and NBR ISO 9386-2:2012. Such norms refer to accessibility, the right and scope, in addition to representing the social inclusion of people with some type of disability, or with reduced mobility. In this way, through a case study in a kindergarten school, we sought to develop a project for a 2D elevator platform on stairs, to improve the accessibility of children with disabilities and elderly people with reduced mobility who attend the site, in order to enable locomotion by means of a lifting platform for stairs. From the information and technical specifications presented in NBR 9050:2020 and NBR ISO 9386-2:2012, it was possible to develop the project for the school, considering the measures specified in the standards, as well as activation, speed, displacement, safety measures, among others. Thus, in addition to the search for knowledge, the elaboration of the project made it possible to develop studies on lifting platforms that guarantee safer accessibility for all, and also guarantee the full exercise of citizenship.
Translated version DOI: https://doi.org/10.4322/rae.v17e202308.en
Keywords
Resumen
Este artículo tiene como objetivo describir el proceso de elaboración de plataformas elevadoras de escaleras, centrándose en las Normas Brasileñas (NBR): NBR 9050:2020 y NBR ISO 9386- 2:2012. Dichas normas se refieren a la accesibilidad, derechos y alcances, además de representar la inclusión social de las personas con algún tipo de discapacidad, o con movilidad reducida. Así, a través de un estudio de caso en una escuela de educación infantil, se buscó la elaboración de un proyecto de plataforma salvaescaleras 2D, para mejorar la accesibilidad de los niños con discapacidad y adultos mayores con movilidad reducida que acuden al lugar, con el fin de posibilitar la locomoción a través de una plataforma salvaescaleras. A partir de la información y especificaciones técnicas presentadas en NBR 9050:2020 y NBR ISO 9386- 2:2012, se pudo desarrollar el proyecto para la escuela, considerando las medidas especificadas en las normas, así como la conducción, velocidad, desplazamiento, medidas de seguridad, entre otras. Así, además de la búsqueda de conocimiento, la elaboración del proyecto permitió desarrollar estudios sobre plataformas elevadoras que garanticen una accesibilidad más segura para todos, y también aseguren el ejercicio pleno de la ciudadanía.
DOI de la versión traducida: https://doi.org/10.4322/rae.v17e202308.es
Palabras clave
Referências
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