MÉTODOS INTERDISCIPLINARES DE INTERVENÇÃO E PESQUISA NO ESTUDO DO TRABALHO: NOVAS PRÁTICAS EM CIÊNCIA
INTERDISCIPLINARY METHODS OF INTERVENTION AND RESEARCH IN WORK STUDY: NEW PRACTICES IN SCIENCE
MÉTODOS INTERDISCIPLINARIO EN INTERVENCIÓN Y BUSCAR EN EL ESTUDIO DEL TRABAJO: NUEVAS PRÁCTICAS EN CIENCIA
Flavia Traldi de Lima, Sandra F. Bezzerra Gemma
Resumo
O objetivo do texto centra-se em discutir a ergonomia francófona e a psicodinâmica do trabalho como métodos interdisciplinares de intervenção e pesquisa. Entende-se que a interdisciplinaridade visa integrar o que foi dogmatizado pela ciência moderna, através de críticas às fronteiras disciplinares, à fragmentação do saber e às implicações da especialização. Enquanto metodologias que surgem no momento da crise da ciência moderna, a ergonomia da atividade e a psicodinâmica do trabalho apresentam-se como novas abordagens para pensar o trabalho, o homem e a sociedade diante da complexidade dos problemas contemporâneos.
Palavras-chave
Abstract
The objective of the text focuses on discussing French-speaking ergonomics and the psychodynamics of work as interdisciplinary methods of intervention and research. It is understood that interdisciplinarity aims to integrate what has been dogmatized by modern science, through criticism of disciplinary boundaries, the fragmentation of knowledge and the implications of specialization. As methodologies that emerge at the time of the crisis in modern science, the ergonomics of activity and the psychodynamics of work present themselves as new approaches to thinking about work, man and society in the face of the complexity of contemporary problems.
Translation version DOI: https://doi.org/10.4322/rae.v13e201824.en
Keywords
Resumen
El objetivo del texto se centra en discutir la ergonomía y la psicodinámica del trabajo en lo países francófonos como métodos interdisciplinarios de intervención e investigación. Se entiende que la interdisciplinariedad apunta a integrar lo que ha sido dogmatizado por la ciencia moderna, a través de la crítica de las fronteras disciplinarias, la fragmentación del conocimiento y las implicaciones de la Especialización. Como metodologías que surgen en tiempos de crisis de la ciencia moderna, la ergonomía de la actividad y la psicodinámica del trabajo se presentan como nuevos enfoques para pensar el trabajo, el hombre y la sociedad frente a la complejidad de los problemas contemporáneos.
DOI de la versión traducida: https://doi.org/10.4322/rae.v13e201824.es
Palabras clave
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