DIDÁTICA PROFISSIONAL E TEORIA DO CURSO DA AÇÃO: DIFERENTES CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PROFESSIONAL DIDACTICS AND COURSE OF ACTION THEORY: DIFFERENT CONTRIBUTIONS TO PROFESSIONAL TRAINING
ENSEÑANDO PROFESIONAL Y TEORÍA DEL CURSO DESDE EL ACCIÓN: DIFERENTESAPORTES A LA FORMACION PROFESIONAL
Renata Bastos Ferreira Antipoff, Francisco de Paula Antunes Lima
Resumo
O desenvolvimento de competências práticas tem sido um desafio para diversas áreas interessadas na aprendizagem no trabalho. A Didática Profissional é uma disciplina que alia a Análise da Atividade e a teoria piagetiana para a formação de novas competências no trabalho. A teoria do Curso da Ação, baseada na perspectiva da Ação Situada de Suchman e na Análise Ergonômica do Trabalho (AET), aborda a questão da aprendizagem por um viés diferente da primeira. Apesar de partirem ambas da análise da atividade dos experts e novatos em situações reais de trabalho, o arcabouço teórico subjacente à análise da atividade muda a forma de analisar a atividade e de compreender o processo de ensino-aprendizagem. Este artigo visa discutir as contribuições e diferenças de ambas as perspectivas na formação profissional de trabalhadores da prática através da análise da atividade de profissionais da construção civil.
Palavras-chave
Abstract
The development of practical skills has been a challenge for several areas interested in learning at work. The Didática Profissional is a discipline that combines the Analysis of the Activity and the Piagetian theory for the formation of new competences in the work. The Course of Action theory, based on the perspective of Suchman's Set Action and the Ergonomic Work Analysis (AET), addresses the issue of learning by a different bias from the first. Although the analysis of the activity of experts and novices in real work situations, the theoretical framework underlying the analysis of the activity changes the way of analyzing the activity and of understanding the teaching-learning process. This article aims to discuss the contributions and differences of both perspectives in the professional training of practice workers through the analysis of the activity of construction professionals.
Translation version DOI: https://doi.org/10.4322/rae.v12n2.e201708.en
Keywords
Resumen
El desarrollo de habilidades prácticas ha sido un desafío para varias áreas interesadas en aprender. en el trabajo. La Didáctica Profesional es una disciplina que combina el Análisis de la Actividad y la teoría piagetiana para la formación de nuevo habilidades en el trabajo. La teoría del Curso de Acción, Residencia en perspectiva desde el Acción Ubicado en Suchman y El Análisis Ergonómico del Trabajo (AET), aborda el tema del aprendizaje desde una perspectiva diferente a la primera. a pesar de Ambos parten del análisis de la actividad de expertos y novatos en situaciones laborales reales, el marco teórico que subyace a la El análisis de la actividad cambia la forma de analizar la actividad y comprender el proceso de enseñanza-aprendizaje. Este artículo tiene como objetivo discutir la contribuciones y diferencias de ambos hacia Perspectivas sobre la formación profesional de los trabajadores de la práctica. a través de desde el análisis desde el actividad en profesionales de construcción civil.
DOI de la versión traducida: https://doi.org/10.4322/rae.v12n2.e201708.es
Palabras clave
Referencias
Collins, H. M. (1992). Experts artificiels. Paris: Éditions du Seuil.
Clot, Y. (2006). A função psicológica do trabalho. Petrópolis: Vozes.
Ingold, T. (2010, janeiro/abril). Da transmissão de representações à educação da atenção. Tradução: José Fonseca. Revista Educação, 33(1), 6-25. Porto Alegre.
Lave, J. (2011). Apprenticeship in Critical Ethnographic Practice. Chicago: University Chicago Press.
Lave, J. (1996). A selvageria da mente domesticada. Revista Crítica de Ciências Sociais, No. 46, pp. 109-134. Lisboa.
Pastré, P. (2011). La didactique professionnelle. Paris: Presses Universitaires de France.
Schon, D. A. (2000). Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas.
Suchman, L. (1987). Plans and situated actions: the problem of human/machine communication. Cambridge: Cambridge University Press.
Theureau, J. (2004). Le cours d'action: Méthode élémentaire. Toulouse: Octarès.
Varela, F. J. (1994). Conhecer as Ciências Cognitivas- Tendências e Perspectivas. Edição/reimpressão. Lisboa: Instituto Piaget.
Vera, A.& Simon, H. (1993). Situated Action: A Symbolic Interpretation. In: Cognitive Science. Pennsylvania: Carnegie MellonUniversity.