QUALIDADE DOS IMPREVISTOS EM SITUAÇÃO E A PRÁTICA EDUCATIVA DEMOCRÁTICA
QUALITY OF CONVENTIONS IN SITUATIONS AND DEMOCRATIC EDUCATIONAL PRACTICE
CALIDAD DEL EVENTOS IMPREVISTOS EN SITUACIÓN Y A PRÁCTICA EDUCATIVO DEMOCRÁTICO
Wanilde Ferrari-Auarek, Daisy Cunha
Resumo
O artigo fundamenta-se em uma tese de doutorado (AUAREK, 2012) e analisa a atividade do professor ZAB no laboratório da disciplina Comandos Elétricos (LAB1) do Curso Técnico em Eletrotécnica do CEFET-X, instituição pertencente à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica brasileira. A análise da Aula 21 (Au21) permite melhor compreender as singularidades estruturantes da atividade do professor e da atividade de aprendizagem em laboratório, esta considerada enquanto uma situação de trabalho. Tudo isto como fenômeno revelador da riqueza operacional, intelectual e cultural das relações pedagógicas e sociais entre professor e aluno. Nessas relações, saberes, valores e normas são mobilizados na atividade do professor e do aluno, nomeadamente no desenvolvimento do trabalho de ensino aprendizagem em torno da resolução de um problema com a montagem de um dispositivo no qual os temporizadores apresentaram avarias. Esse problema é descrito como um « imprevisto obscuro » que desencadeia oportunidades ricas em aprendizagem para os(as) educandos(as) bem como para o professor.
Palavras-chave
Abstract
The article is based on a doctoral thesis (AUAREK, 2012) and analyzes the activity of Professor ZAB in the laboratory of the discipline Electrical Commands (LAB1) of the Technical Course in Electrotechnology of CEFET-X, institution belonging to the Federal Network of Professional Education, Scientific and Technological Department. The analysis of Class 21 (Au21) allows a better understanding of the structuring singularities of the teacher's activity and of the learning activity in the laboratory, considered as a work situation. All this as a revealing phenomenon of the operational, intellectual and cultural wealth of the pedagogical and social relations between teacher and student. In these relations, knowledge, values and norms are mobilized in the activity of the teacher and the student, namely in the development of the learning teaching work around solving a problem with the assembly of a device in which the timers presented faults. This problem is described as an "unforeseen obscure" that triggers learning-rich opportunities for learners as well as for teacher.
Translation version DOI: https://doi.org/10.4322/rae.v12n1.e201705.en
Keywords
Resumen
Artículo se basa en una tesis doctoral (AUAREK, 2012) y analiza la actividad del profesor ZAB en laboratorio desde el disciplina Comandos Eléctrico (LAB1) del Curso Técnico en electrotecnico del CEFET-X, institución perteneciente a la Red Federal Brasileña de Educación Profesional, Científica y Tecnológica. El análisis de la Clase 21 (Au21) permite comprender mejor las singularidades estructurantes de la actividad docente y de la actividad de aprendizaje en el laboratorio, que se considera mientras uno situación en trabajar. Todo este como fenómeno revelador desde el poder Operacional, intelectual y culturales de relaciones pedagógico Es social entre maestro Es alumno. En estos relaciones, conocimiento, valores Es estándares ellos son movilizado los que estan en actividad del maestro Es del alumno, a saber en el desarrollo del trabajar en enseñando aprendiendo en torno de la resolución en uno problema con El asamblea en uno dispositivo en el cual tú temporizadores presentado averías. Este problema se describe como un “evento oscuro e imprevisto” que genera ricas oportunidades de aprendizaje tanto para los estudiantes como para el profesor.
DOI de la versión traducida: https://doi.org/10.4322/rae.v12n1.e201705.es
Palabras clave
Referencias
Auarek, W. M. F. (2012). Educação Profissional Técnica de Nível Médio: circulação de saberes e valores na atividade de trabalho docente (Tese de Doutorado). Programa de Pós- Graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Tese desenvolvida com o apoio da CAPES.
Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia : saberes necessários à pratica educativa (p. 54). São Paulo: Ed. Paz e Terra.
Güerin, F., Laville, A., Daniellou, F., Duraffourg, J., Kerguelen, A. (2001). Compreender o trabalho para transformá- lo: a prática da ergonomia (p. 200). (G. Ingrata et M. Maffei, trad.). São Paulo: Edgard Blücher Ltda.
Schwartz, Y., Durrive, L. (2007). Trabalho e ergologia: conversas sobre a atividade humana (p. 309). Niteroi: EdUFF.
Schwartz, Y., Durrive, L. (2002, jan/abr). Disciplina epistêmica disciplina ergológica paideia e politeia. Pro-Posições, 13(1), pp. 126-147.