ERGONOMIA PARTICIPATIVA: ESTUDO EM UMA EMPRESA DO SETOR DE EDUCAÇÃO
PARTICIPATORY ERGONOMICS: STUDY IN A COMPANY IN THE EDUCATION SECTOR
ERGONOMÍA PARTICIPATIVO: ESTUDIAR EN UNO EMPRESA HACER SECTOR EDUCACIÓN
Bianca Souza Jordão, Rosimeire Sedrez Bitencourt
Resumo
Este artigo propõe um levantamento de Demandas Ergonômicas em uma empresa do setor de educação utilizando como base a Ergonomia Participativa. Para a realização desta pesquisa utilizou-se de entrevistas individuais não induzidas para a coleta das Demandas Ergonômicas da empresa. A partir das entrevistas houve a classificação em demandas e sugestões. Por fim, houve o cruzamento das demandas negativas com as sugestões em que se identificou a vontade dos participantes em contribuir com as ações de melhoria na empresa, ocasionando na solução proposta que mais atende as suas demandas. Com esta pesquisa foi possível perceber a importância da Ergonomia Participativa orientada a proposição de soluções de melhoria em uma empresa do setor de educação.
Palavras-chave
Abstract
This paper proposes an ergonomic demand appraisal based on participatory method in an educational sector enterprise. In the first place, there were individual interviews to collect Ergonomic Demands (EDs). Furthermore, these items were classified in demands and suggestions. Finally, there was crossing between negative demands and participants suggestions. In view of their ideas were possible identified participants desires to contribute with actions improvement in the enterprise, consequently, this proposal solutions attend theirs demands the best. In conclusion, there was realized the importance of participatory method in the solutions proposal in improvement in an educational sector enterprise.
Translated version DOI: https://doi.org/10.4322/rea.v14i1-1.en
Keywords
Resumen
Este artículo propone un levantamiento de Demandas Ergonómicas en una empresa del sector educativo utilizando como base la Ergonomía Participativa. Para la realización de esta investigación se utilizaron entrevistas individuales no inducidas para recoger las Demandas Ergonómicas de la empresa. A partir de las entrevistas se clasificaron demandas y sugerencias. Finalmente, hubo el cruce de las demandas negativo con hacia sugerencias en qué si identificado el la voluntad de los participantes de contribuir con las acciones de mejora en la empresa, provocando propuesta de solución que mejor se adapte a sus demandas. Con esta investigación se logró comprender la importancia de la Ergonomía Participativa encaminada a proponer soluciones de mejora en una empresa del sector educativo.
DOI de la versión traducida: http:// https://doi.org/10.4322/rea.v14i1-1.es
Palabras clave
Referências
Agência IBGE Notícias. (2017). Analfabetismo cai em 2017, mas segue acima da meta para 2015. Recuperado em 29 de janeiro de 2019, de https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/21255-analfabetismo-cai-em-2017-mas-segue-acima-da-meta-para-2015
Brazil Country Note. (2012). Results from PISA 2012. OECD.
Fischer, D., & Guimarães, L. B. M. (2001, 6 de setembro). Efeitos positivos da Ergonomia Participativa: estudo de caso ABB. In Anais ABERGO. Gramado.
Fogliatto, F., & Guimarães, L. B. M. (1999). Design Macroergonômico: uma proposta metodológica para projeto de produto. Produto & Produção, 3(3), 1-15.
Guimarães, L. B. de M. (1999). Abordagem Ergonômica: o Método Macro. In Guimarães. Ergonomia de Processo (3a ed., cap. 1.1). Porto Alegre: UFRGS/PPGEP.
INEP. (2019). Indicadores Educacionais: taxas de rendimento. Recuperado em 29 de janeiro de 2019, de http://portal.inep.gov.br/indicadores-educacionais
OECD. (2019). Reading performance (PISA). Recuperado em 29 de janeiro de 2019, de https://data.oecd.org/pisa/reading-performance-pisa.htm#indicator-chart
OECD. (2019). Mathematics performance (PISA). Recuperado em 29 de janeiro de 2019, de https://data.oecd.org/pisa/mathematics-performance-pisa.htm#indicator-chart
OECD. (2019). Science performance (PISA). Recuperado em 29 de janeiro de 2019, de https://data.oecd.org/pisa/science-performance-pisa.htm#indicator-chart
OECD. (2015). PISA 2015: PISA results in focus.
Silva, E. L., & Menezes, E. M. (2005). Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. Florianópolis: UFSC.
Taveira Filho, A. D. (1993). Ergonomia Participativa: uma abordagem efetiva em macroergonomia. Produção.