A Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional como ferramentas que proporcionam um diferencial competitivo: Um estudo de caso em uma Empresa Júnior.
Cinthia de Pinho Miranda Acácio Hiroyuki Komesu Hugo José Ribeiro Júnior
Resumo
O presente trabalho apresenta a importância da Gestão do Conhecimento e da Aprendizagem Organizacional em uma empresa júnior, como essas duas ferramentas são utilizadas em uma empresa e como elas podem ser um diferencial competitivo. Para apuração dos resultados utilizou-se a abordagem combinada sendo ele de caráter quantitativo e qualitativo, o método é a survey e a pesquisa ação por meio de questionário online enviados para ex-membros e atuais abordando as dimensões da Gestão do Conhecimento: Clareza de Propósito e Missão, Compromisso com a liderança e a autonomia dada, Experimentação, Transferência de conhecimento e Trabalho em equipe. Os resultados evidenciam que a rotatividade é uma causa raiz para a perca de conhecimento da organização, e o estudo tem a importância de propor um modelo para que esse conhecimento seja retido dentro da empresa.
References
ANDRADE, Maria Teresinha Tamarini; FERREIRA, Cristiano Vasconcelos; PEREIRA, Hernanes Borges de Barro. Uma ontologia para a gestão do conhecimento no processo de desenvolvimento de produto.Gest. Prod., São Carlos, v. 17, n. 3, p. 537-551, 2010.
BURNHAM, Teresinha F., et al. "Aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento."VI CINFORM-Encontro Nacional de Ciência da Informação (2005).
DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Laurence. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Tradução: Lenke Peres. 3. Ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
FINK, A. e KOSECOFF, J.How to conduct surveys – a step-by-step guide. 2a. Ed., Thousand Oaks, California, Sage Publications, 1998.
GOH, S. C.; RICHARDS, G. (1997).Benchmarking the Learning Capability of Organizations.European Management Journal.Vol. 15, n. 5, p. 575–583.
GUIMARÃES, A. A., LAMAS, J. E., BOSCOLO, P. G. Gestão do conhecimento em áreas de P&D: estudo de caso em empresas brasileiras de grande porte.São Paulo, 2007. Monografia de MBA em Conhecimento, Tecnologia e Inovação - Fundação Instituto de Administração.
MIGUEL, Paulo Augusto Cauchick (Coor.). Metodologia de pesquisa em Engenharia de Produção e Gestão de Operações.Rio de Janeiro: Elsevier, 2ª Edição, 2012. ISBN.
NONAKA, I., TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro, Campus, 1997.
OLIVEIRA, Valdenize Pereira; ARAUJO, Fernando; RODRIGUES, Martius Vicente R.; Gestão do Conhecimento.IV Congresso Nacional de Excelência em Gestão. 31 de Julho a 02 de Agosto de 2008.
PEREIRA, Heitor José. Bases Conceituais de um Modelo de Gestão para Organizações Baseadas no Conhecimento.XXII Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica – FIA/USP –Salvador, novembro/2002.
REIS, Zaida Cristiane dos; MILAN, Gabriel Sperandio. "Gestão do Conhecimento–um desafio a ser administrado." Revista Produção Online9.1 (2009).
STEIL, A. V.; PACHECO R. C. S. (2008). Aprendizagem Organizacional e Criação de Conhecimento – Em um Instituto Privado de Ciência e Tecnologia.Estratégia e Negócios.Vol. 1, n. 2, p. 20, jul./dez. Florianópolis, 2008.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. Cortez Editora, 14a.edição, São Paulo, 2005.
VIJANDE, M. L. S.; SÁNCHEZ, J. A. L.; TRESPALACIOS, J. A. (2012). How organizational learning affects a firm's flexibility, competitive strategy, and performance. Journalof Business Research. Vol. 65, p. 1079–1089.