ERGONOMIA E EMERGÊNCIA NA CONCEPÇÃO DO SISTEMA DE ATENDIMENTO EM VIAS PÚBLICAS
N/A
José Roberto Dourado Mafra, Silvia Regina Teodoro Pinheiro de Barros
Resumo
Este artigo é o resultado de uma pesquisa, no Rio de Janeiro, analisando o trabalho de resgate em vias públicas. As hipóteses iniciais configuraram o processo de tomada de decisão em situações de risco. Observamos o comportamento cooperativo durante a gestão do processo de resgate, assim como as regulações desenvolvidas pelos operadores, caracterizando a manutenção do funcionamento do sistema. Partindo das considerações práticas do campo, em uma perspectiva conjunta da Ergonomia, percebemos os limites da teoria clássica de sistemas para entender, conceitualmente os principais pontos da atividade de trabalho. O projeto e concepção de sistemas de trabalho de resgate em vias públicas, se refere aos entendimentos da complexidade, pelos ergonomistas, sobre este tipo de atividade, como discutimos na abordagem teórica.
Abstract
This paper is the result of a research, in Rio de Janeiro, analyzing the work of public ways rescue. The initial hypotheses figured out the decision making in risk situations. We observed the cooperative behavior during the managing of rescue process, as well as the regulations developed by operators, characterizing the maintenance of system functioning. With practical considerations from the field, in a join perspective of Ergonomics, we realized the limits of classical system theory to understand, conceptually, the work activity main points. The conception of public ways rescue work system design, refers to the ergonomists complex concerns about this kind of activity, as we discuss in the theoretical approach.