Revista Ação Ergonômica
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Revista Ação Ergonômica
Artigo de Pesquisa

PARÂMETROS DE DESIGN ERGONÔMICO E DE CONFORTO PARA CADEIRA DE RODAS: UM ENFOQUE PARA O ENCOSTO

N/A

Michele Barth, Jacinta Sidegum Renner, Bruna Henkel Ferro, Mikaela de Souza, Bruna Ghesla Wolff

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Resumo

A cadeira de rodas essencial para as pessoas com mobilidade reduzida, pois oportuniza melhores condições de vida, autonomia e independência, contribuindo para a sua inclusão na sociedade. Estas passam grande parte do dia na posição sentada, o que torna o conforto um requisito fundamental na utilização da cadeira de rodas. Contudo, uma das queixas dos usuários é em relação ao desconforto do encosto. O objetivo geral desta pesquisa foi gerar parâmetros ergonômicos de conforto para o encosto da cadeira de rodas. Esta é uma pesquisa teórico-aplicada, de caráter descritivo, com análise de dados sob o paradigma qualitativo. O campo de estudo foi a Associação de Lesados Medulares do Rio grande do Sul (LEME), de Novo Hamburgo, RS. Como instrumento de pesquisa foi utilizada uma entrevista semiestruturada. Sete colaboradores participaram da pesquisa. Estes trouxeram como problemas relacionados ao encosto, a deformação do tecido com o tempo de uso, a falta de dispositivos de inclinação e a altura do encosto. A estrutura do encosto da cadeira de rodas carece de reprojeto de modo a melhorar a postura e consequentemente o conforto, a saúde e a qualidade de vida dos usuários.

Abstract

The wheelchair is essential for people with reduced mobility, as it offers better living conditions, autonomy and independence, contributing to their inclusion in society. They spend a large part of the day in the sitting position, which makes comfort a key requirement when using a wheelchair. However, one of the users' complaints is in relation to the discomfort of the backrest. The general objective of this research was to generate ergonomic comfort parameters for the backrest of the wheelchair. This is a theoretical-applied research, of descriptive character, with data analysis under the qualitative paradigm. The field of study was the Association of Spinal Cord Injury of Rio Grande do Sul (LEME), Novo Hamburgo, RS. A semi- structured interview was used as a research tool. Seven collaborators participated in the research. These have brought about problems related to backrest, deformation of the fabric with the wearing time, lack of tilting devices and the height of the backrest. The structure of the backrest of the wheelchair needs to be redesigned in order to improve the posture and consequently the comfort, health and quality of life of the users.

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R. Ação Ergon.

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