Revista Ação Ergonômica
https://app.periodikos.com.br/journal/abergo/article/627d48a2a953957e60766793
Revista Ação Ergonômica
Artigo de Pesquisa

RELATO DAS BARREIRAS ARQUITETÔNICAS À ACESSIBILIDADE DO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DA UFPB

N/A

Alana Pâmela Lira de Farias, Juliana Cavalcanti Lima Gomes, Flávia Maria Guimarães Marroquim

Downloads: 0
Views: 270

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar as barreiras arquitetônicas e urbanísticas do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Federal da Paraíba, que impedem alunos, funcionários e visitantes com deficiências físicas e/ou mobilidade reduzida (com ênfase nas pessoas em cadeiras de rodas) de se locomoverem e utilizarem o edifício com conforto, segurança e autonomia, tendo como parâmetro a NBR 9050 de 2004. A metodologia fundamentou-se na Avaliação Pós-Ocupação (APO), através de levantamentos físicos, visitas, observações, entrevistas, registros fotográficos e realização de um passeio acompanhado com pessoa usuária de cadeira de rodas. Foram constatados que todos os percursos e espaços analisados, desde o passeio público e estacionamento até espaços internos da edificação (circulações internas horizontais e verticais, salas de aula, biblioteca e banheiros), apresentam algum problema relativo à acessibilidade, não garantindo um uso equitativo dos usuários. É fundamental que as universidades direcionem uma maior atenção quanto às novas implantações de edificações em seus campus, analisando a previsão no momento do projeto, de espaços e lugares sem barreiras de nenhum tipo, de forma a se garantir uma acessibilidade a todos - uma universidade realmente para todos.

Abstract

The aim of this study was to identify architectural barriers to the Juridical Sciences Center (CCJ), at Universidade Federal da Paraíba which prevent students, staff and visitors with reduced mobility and/or physical disability (with emphasis on people in wheelchairs) from movement around, and use of the building with comfort, security and autonomy. Our standard was NBR 9050, 2004. The methodology used Post-Occupancy Evaluation (POE), with physical survey, visits, observations, interviews, photographs and a conducting tour accompanied by a person using a wheelchair. It was found that all the pathways and spaces, from the promenade and parking lot to the internal spaces of the building (walkways, classrooms, library and restrooms), present problems with accessibility, thus inhibiting equal access to users. It is essential that universities pay more attention when building on campus by analyzing forecasted traffic at the time of design, providing space and place without barriers of any kind and ensuring accessibility to all - a university really for everyone.

Keywords

accessibility, post-occupancy evaluation, architectural barriers
627d48a2a953957e60766793 abergo Articles
Links & Downloads

R. Ação Ergon.

Share this page
Page Sections