METODOLOGIA DE PROJETO PARA ADAPTAÇÃO INCLUSIVA DE CONTEÚDO LITERÁRIO PARA DEFICIENTES VISUAIS
N/A
Dominique Adam, Carolina Calomeno
Resumo
O objetivo dessa pesquisa é apresentar uma metodologia para adaptar representações gráficas para crianças com deficiência visual congênita, ou seja, aquelas que já nasceram com a deficiência ou a adquiriram até os cinco anos de idade. Utilizando técnicas de produção gráfica diferenciadas e independentes do método braile, o projeto de adaptação inclusiva visa estimular as habilidades sinestésicas necessárias à pré-alfabetização – a partir de pesquisa, identificação e análise de materiais direcionados – através da tradução intersemiótica para posterior adaptação gráfica. Aliada com as pesquisas teóricas sobre o assunto, a pesquisa de campo observacional foi imprescindível para a efetivação do projeto inclusivo.
Abstract
The aim of this research is to introduce a methodology to adapt visual representations for children with congenital visual impairments, those who have been born with visual impairment or its detection occurred until 5 years old. Using different kinds of graphic production independent of Braille process, this inclusive adaptive design urges to synesthetic skills needed to literacy - from research, identification and analysis of different graphic materials – through intersemiotic translation for graphic adaptation afterwards. In pair with academic researches, the field research was indispensable to conclude this inclusive adaptive design.