Meritocracia: conceituação e efetivação em âmbito educativo
Carlos Gabriel de Melo Marques , Sarah Cavalcanti da Silva, Débora Quetti Marques de Souza
Resumo
Este trabalho se insere na discussão sobre a meritocracia a partir da perspectiva da justiça social. Apresenta como objetivo geral analisar o conceito de meritocracia, sua aplicação e efetivação no ambiente escolar. Os fundamentos teóricos partem de estudos desenvolvidos por Barbosa (2003), Dubet (2004), Botler e Tavares (2007), entre outros autores, que discutem temáticas relacionadas às políticas públicas de formação cidadã, de diminuição das desigualdades sociais, econômicas e digitais, assim como a evasão escolar. A metodologia utilizada na pesquisa é de cunho qualitativo e bibliográfico. As análises apontam para a necessidade de investir em uma educação para todos, equitativa e inclusiva a fim de promover a justiça social.
Palavras-chave
References
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; DE MELLO TREVISANI, Fernando. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Penso Editora, 2015.
BARBOSA, Lívia. Igualdade e meritocracia: a ética do desempenho nas sociedades modernas. 4ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.
BARZOTTO, Luis Fernando. Justiça Social-Gênese, estrutura e aplicação de um conceito. Revista Jurídica da Presidência, v. 5, n. 48, 2003.
BOTLER, A. H.; TAVARES, M. M. A proposição de normas na organização escolar: Valores construídos ou determinados. Organização, financiamento e gestão escolar: subsídios para a formação do professor. Recife: EDUFPE, 2007.
CARVALHO, Francisco Geraldo Freitas. Introdução à Metodologia do Estudo e do Trabalho Científico. 2a Ed / Expressão Gráfica e Editora. Fortaleza, 2013.
CASTELLÓ, Salvador Feliu et al. (Ed.). Ética a Nicómaco. Universitat de València, 1993.
CÓRIA-SABINI, Maria Aparecida; DE OLIVEIRA, Valdir Kessamiguiemon. Construindo valores humanos na escola. Papirus, 2002.
COSTA, J. A. Imagens organizacionais da escola. (pp. 7-38). Porto: Edições Asa, 1998.
DE AQUINO, SANTO TOMÁS. Suma teológica. São Paulo: Loyola, v. 1, 2001.
DE ARAUJO, Ariani Ferreira; DE SOUZA, Marcelo Agamenon Goes. DO ASPECTO JURÍDICO-HISTÓRICO DA JUSTIÇA. ETIC-ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-ISSN 21-76-8498, v. 15, n. 15, 2019.
DUBET, François. O que é uma escola justa?. Cadernos de pesquisa, v. 34, n. 123, p. 539-555, 2004.
ESTÊVÃO, Carlos. Justiça, direitos humanos e educação: Uma análise das tendências da política educacional da actual coligação governativa em Portugal. In: Actas do VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. 2004.
KREIMER, Roxana. Historia del mérito. Selección, 2000.
LACERDA, Bruno Amaro. Origens e consolidação da ideia de justiça social. Revista Brasileira de Estudos Políticos, p. 67-88, 2016.
NEVES, José Luis. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em administração, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 1-5, 1996.
PERELMAN, Ch. Éthique et droit, éd. De L'Université de Bruxelles, Bruxelles, p. 679, 1990.
RAWLS, John. Leçons sur l’histoire de la philosophie morale. Paris: Éditions La Découverte. 2002.
RICOEUR, Paul. Sanção, reabilitação, perdão. ______. O justo ou a essência da justiça. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.
SENHORAS, Eloi Martins. Coronavírus e Educação: Análise dos Impactos Assimétricos. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 2, n. 5, p. 128-136, 2020.
SILVA, A. Meritocracia, educação e matemática: um estudo relacional. Campinas: UNICAMP. 2013.
UNESCO – United Nations Educacional, Scientific and Cultural Organization. COVID-19 Educational Disruption and Response. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 22 jun. 2020.
VALLE, Ione Ribeiro; RUSCHEL, Elizete. Política educacional brasileira e catarinense (1934-1996): Una inspiração meritocrática. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), n. 3, 2010.
WALZER, Michael. Sphères de justice. Paris: Seuil, 1997.
YOUNG, I. Justice and the politics of difference Princeton University Press. Princeton NJ, 1990.
Submitted date:
04/16/2022
Reviewed date:
05/31/2022
Accepted date:
06/27/2022
Publication date:
11/15/2022