PIBID e formação docente no ensino remoto: experiências interdisciplinares no Subprojeto de Alfabetização e Letramento
Luciete da Silva Sousa, Marciana de Barros Carvalho, Elaine Cristina Nascimento da Silva
Resumo
Este trabalho tem por objetivo relatar vivências com práticas interdisciplinares no subprojeto de alfabetização e letramento no PIBID do curso de Pedagogia da UFAPE durante a pandemia de Covid-19. Utilizamos a abordagem qualitativa e realizamos a análise dos dados obtidos através dos relatórios das observações de duas turmas do 2º ano dos Anos Iniciais. Por meio dos dados coletados pudemos inferir que alfabetizar e letrar no ensino remoto torna-se mais complexo diante das circunstâncias dos educandos, sendo que a prática de aprender a ler e escrever depende de um mediador. Além disso, o processo de aprender não depende apenas da alfabetização, mas do letramento nos diversos contextos e usos da linguagem.
Palavras-chave
Referencias
FREITAS, Mirela de Oliveira. Alfabetização, letramento e interdisciplinaridade diálogo sobre práticas integradoras. Revista Práticas de Linguagem, Minas Gerais, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, v. 7, n. 1, jan./jun. 2017. Disponível em: file:///C:/Users/lucie/Downloads/28531-Texto%20do%20artigo-111600-1-10-20190927.pdf Acesso em 10 ago. 2021.
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Submitted date:
17/04/2022
Reviewed date:
31/05/2022
Accepted date:
27/06/2022
Publication date:
14/11/2022