A potência da educação na transcendência da autoalienação capitalista
Sheila Nunes Pereira, Neusa Maria Dal Ri
Resumo
Esse artigo tem como principal objetivo a análise da potência da educação na transcendência da autoalienação capitalista. Partimos da hipótese que a educação tem a potência de interferir qualitativamente no movimento contraditório do sistema do capital, pois carrega em si uma dupla possibilidade. Ela pode tanto contribuir para o desenvolvimento humano, como pode funcionar como um complexo que garante a simples reprodução continuada do capital. Trata-se de uma investigação de caráter teórico-bibliográfico. Nossa linha de pensamento é conduzida, fundamentalmente, pela categoria alienação, com contribuições de filósofos marxistas, como István Mészáros e György Lukács, os quais nos proporcionam relacionar a abordagem ontológica da alienação com a abordagem ontológica da educação percebendo-as na totalidade do ser social. Concluímos que a educação cumpre uma função importante na reprodução do sociometabolismo do capital, e possui contradições que podem ser potenciadas em direção a transcendência da autoalienação, mas de modo algum pode tornar-se potência se ausente a compreensão da lógica do capital .
Palavras-chave
References
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Submitted date:
04/16/2022
Reviewed date:
06/27/2022
Accepted date:
07/21/2022
Publication date:
07/21/2022