Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
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Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
Artigo Política, Planejamento e Gestão da Educação

Políticas Públicas Educacionais e as Desigualdades Sociais e Digitais em Tempos de Pandemia

Stefanie Sônia Alves Tenório ; Fausta Maria Emília de Carvalho Ferreira ; Débora Quetti Marques Souza

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Resumo

O presente artigo apresenta uma análise acerca das políticas públicas educacionais em tempos de pandemia e das desigualdades presentes no Brasil que afetam o sistema educacional, que se atenuaram com a adesão do ensino remoto nas instituições como forma de garantir a continuidade do ano letivo, em virtude dos decretos de isolamento social, dos protocolos de prevenção à Covid-19 e, consequentemente, do fechamento das escolas no contexto pandêmico. A pesquisa apresenta como objetivo geral analisar como as desigualdades sociais e digitais têm impactado nas políticas públicas educacionais, principalmente as direcionadas para a garantia de uma educação pública, gratuita e de qualidade. A fundamentação teórica está pautada em artigos, livros e normativas referentes ao objeto de estudo em questão. A metodologia utilizada parte de uma abordagem qualitativa, de natureza analítica, realizada através de uma pesquisa envolvendo professores da educação básica, via Google Forms. Ao final foi possível perceber que existem sérios desafios a serem enfrentados no que tange as desigualdades sociais e digitais em tempos de pandemia.

Palavras-chave

educação; políticas públicas; desigualdades sociais e digitais.  

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Submetido em:
31/03/2021

Revisado em:
28/06/2021

Aceito em:
09/08/2021

Publicado em:
13/09/2021

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