Política de Avaliação de aprendizagem no Ensino Primário em Moçambique no contexto prático da política
Jorge Mussoho
Resumo
O presente artigo debruça sobre a Política de Avaliação da aprendizagem no Ensino Primário em Moçambique no contexto prático da política, com o grande escopo de compreender como é que os professores concebem ou implementam a política de avaliação de aprendizagem no ensino primário. Tivemos como objetivos específicos: descrever as várias vertentes do conceito de avaliação, caracterizar as técnicas e instrumentos de avaliação no ensino primário, compreender a política de progressão por ciclos de aprendizagem e condições de aprovação no ensino primários e analisar as concepções da prática da política de avaliação pelos professores. Quanto à metodologia, utilizamos método exploratório, e levantamento bibliográfico e usamos uma abordagem qualitativa para análise e interpretação de dados, no que diz respeito à população, foram envolvidos na pesquisa 6 professores da escola primária completa Machava A, sendo dois da 1ª classe, dois da 2ª classe e dois da 3ª classe respectivamente. Para a análise do contexto prático da política de avaliação, apoiamo-nos na teoria de abordagem do ciclo de políticas educacionais de sociólogo inglês Stephen Ball e Jefferson Mainardes (2006). No que tange aos principais resultados deste estudo, a política de avaliação de aprendizagem no ensino primário é concebida, em parte como uma regra que deve ser cumprida sem que seja contextualizada e por outro lado, ela é transformada e encarada tendo em conta a realidade em que o tipo da escola e o tipo de aluno. Portanto, os professores, que são implementadores da política, são portadores de valores culturais, históricos com a sua experiência de trabalho, eles interpretam a política e tentam adequar à realidade.
Palavras-chave
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Submitted date:
04/09/2021
Reviewed date:
08/20/2021
Accepted date:
08/09/2021
Publication date:
09/13/2021